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terça-feira, 6 de maio de 2008

O lobby do petroleo

Pessoal aqui fica o 1º contributo de um dos nossos clientes mais habituais! Desde ja agradeço, e peço a todos os outros que lhe sigam o exemplo, e nos enviem os vossos textos, seja de que assunto for.


O lobby do petróleo…

Os autores deste magnífico espaço de debate, reflexão e afins pediram-me para escrever sobre alguma coisa séria. Foi então que pensei em algo que poderá ser útil para aqueles que como eu, acham uma autêntica vergonha os preços praticados em Portugal na venda de combustíveis.

Cada vez que vou encher o depósito do meu “bolinhas”, lá fico a fazer contas à vida e a pensar «mas a onde é que isto vai parar»…

Desde a última guerra do Iaque, em que o Sr. Bush mostrou mais uma vez a sua dívida para com a inteligência, que os preços do barril de petróleo não param de aumentar.

Cada vez que os combustíveis aumentam, e falo sobretudo na gasolina e no gasóleo, o Zé Povinho fica logo a fazer contas de cabeça. Mas não é o único, pois as petrolíferas e o estado também as fazem, mas neste caso contas de somar e não de subtrair.
As petrolíferas, em especial a Galp pois é a única que refina petróleo em Portugal, são das empresas com maiores lucros.

O agravamento do preço deste bem essencial a qualquer economia, faz com que as margens de lucro aumentem exponencialmente, pois o gasto que têm em refinar o petróleo, isto é transforma-lo em gasolina, gasóleo e outros derivados, são praticamente os mesmos, mas como vendem o produto a preços cada vez mais elevados é obvio que estão sempre a encher os seus “pequenos” bolsos.

O que o consumidor, como todos nós pode fazer para alterar ou tirar partido desde facto incontornável?

Em primeira análise, podemos comprar acções da Galp e usufruir destes aumentos, pois uma parte dos lucros anuais são repartidos por todos os accionistas.
Mas não me parece que esta seja uma opção viável para a grande maioria dos Tugas, nos quais me incluo.

Estes senhores são experts em lançar boatos, por um lado dizem que as reservas de petróleo só duram para mais 50 anos, conversa essa que oiço desde puto e já lá vão vinte e tal anos, mas volta e meia descobrem mais umas reservas e lá sobem os valores das acções das suas empresas, em vez de baixarem o preço do produto que chega ao consumidor. Por outro, dizem que os combustíveis de outras empresas como o Intermarché, Carrefour, etc., que praticam preços muito mais apelativos, possuem combustíveis de menor qualidade.

Mas será que a qualidade destes combustíveis é inferior?
Obviamente que se estivermos a falar dos combustíveis ditos normais, sem ser aqueles XPTO, que são ainda mais caros, a resposta é NÃO.
Em Portugal, só existem 2 refinarias, ambas pertencentes à Galp, uma em Sines e outra em Matosinhos. Com isto quero dizer, que todos os litros de gasolina ou gasóleo que são vendidos no nosso país são produzidos no mesmo local e saem pela mesma torneira que os combustíveis da Galp.

Então das duas uma, ou fazemos um boicote generalizado aos grandes tubarões, Galp, Repsol, BP, que possuem a maioria do mercado e controlam assim os preços como querem e bem entendem, opção esta que não me parece que tenha grande sucesso ou então apostamos em combustíveis alternativos, GPL (Gases de Petróleo Liquefeito) e Biocombustíveis.

Para que tenham uma ideia e se fizerem as contas, talvez tenhamos hipótese de contornar o “roubo” que estamos a ser alvo cada vez que enchemos o depósito dos nossos carros.
Então aqui vai:

- Um litro de GPL custa à volta de 0,65 €. Tendo em conta que o preço da instalação do Kit ronda os 750€ e 1500 €, fazendo em média 20.000 km por ano e de acordo com os preços actuais dos outros combustíveis, temos o nosso investimento rentabilizado em menos de dois anos. Se procurarem na net, facilmente encontram simuladores que fazem esta comparação. Se colocarmos nesta equação o facto de nos próximos tempos os combustíveis continuarem a aumentar, o que é uma certeza, então certamente está será uma boa opção.



Vantagens do GPL:
- Permite poupar mais de 50% no combustível e poupar na manutenção do seu veículo, pois é um combustível mais limpo e não desgasta tanto o motor;
- Como o carro é a gasolina, os custos de manutenção comparativamente com os carros a gasóleo, é substancialmente mais barato;
- Combustível amigo do ambiente - apresenta níveis muito inferiores de NOx, hidrocarbonetos inqueimados, dióxido e monóxido de cabono, aldeídos e produtos aromáticos;
- Seguro – Um automóvel a GPL Auto é tão seguro como qualquer outro veículo desde que tenha sido convertido por um instalador credenciado;
- Possibilidade do motor usar os dois tipos de combustíveis, GPL e gasolina.
- De acordo com a legislação vigente, um carro novo que venha com instalação de fábrica com GPL beneficia de 40% de isenção de imposto automóvel;

Desvantagens do GPL:
- Apesar da rede de GPL não ser muito extensa, já existirem cerca de 250 postos de abastecimento em Portugal, sendo que perto de Odemira existem em Santa Clara-a-Velha, Castro Verde, Santiago do Cacém, Beja e Aljezur.
- Ridiculamente somos dos poucos países na Europa, onde não é possível estacionar veículos movidos a GPL em parques cobertos.

Apesar deste post poder parecer uma autêntica publicidade ao GPL, eu não tenho nenhuma oficina de instalação e muito menos sou sócio de um posto de abastecimento, por isso pensem bem e façam as contas, principalmente aqueles que como eu fazem algumas dezenas de milhares de km por ano.

Para os engenhocas existe sempre a possibilidade de aproveitar os óleos usados e produzir o seu próprio biodisel. http://br.youtube.com/watch?v=yeqBpQt8HOw&feature=related

PS: Estou a ponderar fazer um baixo assinado para solicitar que o Miguel do “Kais” instale GPL no posto da Galp em Odemira.
Ruca

2 comentários:

Sam disse...

Se a subida dos preços é justificada pelo aumento do preço do barril em dólares quem explica aos consumidores o efeito da desvalorização do dólar em relação ao euro, que no último ano foi da ordem dos 40%? Porque razão o facto de o barril custar cada vez menos euros não afecta positivamente o preço do combustível que compramos nas bombas, que permanece inteiramente à mercê do aumento do preço em dólares? Porque razão ninguém explica aos consumidores as razões éfectivas que justificam o aumento, brutal, do preço do gasóleo?

excape disse...

Eu apoio tudo o que aqui foi dito, e assino em baixo!


um enorme obrigado!

Ruca

ps: teremos sempre um espaço aberto para ti.