origem

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Cabaz da Horta

http://sic.aeiou.pt/online/scripts/2007/videopopup2008.aspx?videoId={5F4BB88C-B951-4419-9B93-F7B96CFB44DB}


No início foi mal recebido nos lugares perdidos do interior alentejano, por vezes de caçadeira em punho, por gente que há muito deixou de acreditar. Mas o Cabaz da Horta acabou por conquistar os agricultores. O que aconteceu depois surpreendeu todos os protagonistas.
Anastácio André, nos montes de Corte Brique, arrependido de ter ficado.
Alice, no Café Paraíso, arrependida de ter voltado.
Eles, como os outros, perguntaram-se: o que pode um simples cabaz de produtos da horta contra o isolamento, o declínio da agricultura tradicional e a desertificação no maior concelho do país e da Europa?

O Cabaz da Horta foi o primeiro projecto da Taipa, Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira. Atrás do Cabaz da Horta veio formação e alfabetização, vieram visitas de todo o mundo às hortas de Corte Brique. Alice guiou indianos, africanos, norte-americanos e europeus curiosos pelos caminhos das favas e das bolotas. Anastácio André foi a França, participar num colóquio de agricultura sustentável.

O interior e o litoral ficaram mais perto no concelho onde tudo é longe. Onde Anastácio continua à espera da camioneta e da luz. Onde o presidente da câmara não tem meios para travar o avanço do deserto, e confessa que muitas vezes pensou em desistir. Onde associações como a Taipa ajudam a fixar gente à terra, mesmo quando são asfixiadas pelos atrasos do Governo.

O Cabaz da Horta é o tema da próxima Reportagem Especial. A não perder, segunda-feira, no Jornal da Noite. (foi dia 01-05-2008)

Um trabalho de Miriam Alves, Pedro Cardoso e Andres Gutierrez.

1 comentário:

Sam disse...

so passei por aki pra dizer q n vou comentar este post...