origem

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Maria Amelia...

...Floribela, Nulo Gomes, Nulo Golos,são muitos dos nomes que é costume se chamar a Nuno Gomes. Eu também lhe chamo Maria Amelia, a diferença está no facto de eu ser um dos poucos benfiquistas que gosta a serio do Nuno Gomes. E mais, acho que ele é neste momento a par de Suazo, o melhor avançado do Benfica.
Ando há muito tempo para escrever um post sobre o 21, mas esta semana ele merece mesmo, a exibição na Mata Real deu-me a ideia, e ao ler a cronica de Luis Avelãs no Record fiquei decidido.
Luis Avelãs diz na sua cronica e com razão que não conhece nenhum jogador que não tenha o seu critico, até Maradona (que pra mim tambem foi o maior) tinha os seus criticos. Mas com Nuno Gomes o caso é extremo, parece que é obrigatorio não gostar do homem. Não consigo entender o que leva tanta gente, e principalmente os Benfiquistas, a criticar um jogador com o historial de Nuno Gomes. É a constante desvalorização, baseada mais nos golos que falha do que nos que marca ou ajuda a marcar.
Claro que a Maria Amelia não é o avançado perfeito, o tal matador. Isso ja todos sabemos! Mas dai a dizer que não presta... Ja se sabe que sempre se deu melhor com um avançado centro possante a seu lado. E foi ai que mais rendeu. E a razão é simples Nuno Gomes não é um 9. É sim um jogador super inteligente, que trabalha imenso para a equipa, e que honra como ninguem a aguia que transporta ao peito! Não me esqueço daqueles dois golos marcados nas antas, festejados com um simples apontar para as "Quinas" que trazia na manga, sinal da conquista do campeonato no ano anterior. Duvido que haja um unico benfiquista que tenha dito mal dele nessa altura!
A coisa que me faz mais confusão, é que os numeros de Nuno Gomes nada dizem aos criticos. Nuno é so um dos melhores marcadores de sempre da Primeira Divisão/Liga, do Benfica e da Selecção Nacional. Por outras palavras é “só” um dos grandes concretizadores da história do futebol português e sem precisar de marcar penaltis. Isto não é uma opinião, são factos! E infelizmente, não se podem contabilizar assistencias, livres e penaltis ganhos e espaços abertos para outros marcarem. E é isso que faz da Maria Amelia um grande jogador. A capacidade de assistir, tabelar, arrastar defesas e ganhar espaços para a entrada de outros. Atenção que não tou a dizer que Nuno é o avançado perfeito, longe disso. Reconheço as suas limitaçoes e os seus defeitos, a falta de capacidade de choque, a falta de velocidade e principalmente aquela falta do instinto matador.
Mesmo assim a exibição na Mata Real foi prova da raça e da capacidade de trabalho do melhor jogador em campo na minha opinião. Um golo, grandes responsabilidades noutro, uma mão cheia de recuperações de bola, grande exibição. Mas depois vieram as substituições (na minha opiniao todas mal feitas e em timmings incorrectos) e Nuno Gomes é sempre o alvo preferido. Nuno nunca deveria ter saido, é o avançado que mais ajuda e que mais defende. O mais culto tacticamente. As substituições de Quique tiveram o condão de tirar centimetros á equipa, tirar nervo e musculo, e tornar o meio campo fragil fisicamente, deixando o "panzer" Yebda completamente sozinho numa luta desigual. Mas ganhamos, e o Nuno Gomes foi sem duvidas o melhor, e na minha opinião é titular indiscutivel neste 4-4-2 de Quique. Num 4-3-3 a conversa ja seria outra!

Pobres e Ricos - Floribela Remix.mp3 -

Sem comentários: