origem

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Geração Scolari

Acho realmente graça quando usam esta expressão! Não so por achar que tal coisa não existe, mas também devido ao trabalho do sargentão ao serviço da selecção!
Eu sei que as opiniões se dividem, que vão sempre haver as opiniões das pessoas que me vão dizer que Scolari tem o merito de unir o povo portugues e a selecção, que conseguiu o que mais ninguem conseguiu! Pois, eu não penso assim!
Não gosto de Scolari, não gostava das suas escolhas, não gosto da sua atitude, basicamente não gosto de nada! E depois chamar "geração Scolari" a um grupo de jogadores que surge de um trabalho de fundo feito durante decadas a nivel de formação, com um modelo excelente e que foi copiado a nivel internacional, é no minimo ridiculo. Acho que podemos chamar geração Scolari à proxima geração de jogadores, que sofreram com o completo esquecimento e negligencia do sargentão quanto às camadas jovens. E é disso que vos quero falar neste post.
Depois de ver ontem, a desgraça completa da selecçao sub-21, vi infelizemente que tinha razão quanto ao vazio em que cairam as nossas selecções jovens.
Li o texto do Luis Avelãs no record, e concordo a 100% quando ele diz que no fundo não é grave não conseguir o apuramento, mas sim constatar a forma inacreditável como em pouco mais de uma década a Federação Portuguesa de Futebol assistiu, aparentemente impávida e serena, ao desmoronar de toda uma estrutura, de um modelo, que para além de ter produzido resultados excelentes (títulos mundiais e europeus e um sem número de presenças nos principais eventos de todos os escalões jovens), mereceu rasgados elogios de várias nações. E que contribuiu para que Portugal, num ápice, deixasse de lutar por qualificações para Europeus e Mundiais ao nível sénior e passasse a sonhar com a conquista desses títulos.
Acho que é deste angulo que devemos olhar para a actuação de Scolari na selecção. Um homem sem projecto, nem capacidade para o ter, a viver do grande trabalho dos outros e que lhe permitiu ter sucesso no curto praso. Nem copiar o modelo de sucesso anterior ele conseguiu. Resolveu chamar até si os poderes sobre todas as selecções para no momento a seguir as deixar cair em desgraça!
Mas agora temos Queiroz, um dos mentores, senão o principal responsavel por todo o trabalho de sucesso feito na formação, e na mudança de mentalidade do futebol nacional. Que produziu nomes como João Pinto, Figo, Fernando Couto, Paulo Sousa, Baia e Rui Costa. Podemos falar depois das gerações seguintes, e que ainda obtiveram bons resultados produzindo grandes jogadores como Ricardo Carvalho, Jorge Andrade, Simão e Nuno Gomes.
Agora não se produzem jogadores, produzem-se estrelas! Miudos que se não tem a sorte do Cristiano em sair para o clube certo na hora certa, nunca vão conseguir atingir todo o potencial que possuem. Jogadores produzidos pela imprensa que são como a pescada (que antes de o ser, já o é). Casos gritantes como Miguel Veloso, um jogador que na minha opinião é mediano, completamente inflacionado pela imprensa desportiva, mas que na pratica não passa do melhor jogador do mundo no seu metro quadrado, e a jogar para tras e para o lado! Ai sim ele é o melhor, já não é mau, há alguns que nem no seu metro conseguem ser os melhores!
Vamos esperar pelo trabalho desta nova equipa que está a frente da selecção, sabendo que estas coisas da formação não tem resultados imediatos. É muito facil destruir, mas construir é bem mais dificil e moroso.

Sem comentários: