origem

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Mainstream

Ando há uns dias para escrever este texto, mas como não sei bem o que sinto em relação a isto, tenho adiado o post para saber se me aparecia uma inspiração divina que me ajudasse a entender o que sinto em relação ao assunto! Tou a falar do mainstream! Não em relaçao a uma area especifica, mas ao mainstream em geral!
E o que é o mainstream?
"Mainstream (em português corrente principal) é o pensamento corrente da maioria da população. Este termo é muito utilizado em relação às artes em geral (música, literatura, etc). Como é a preferência da massa, as manifestações artísticas do mainstream estão repletas de clichês, análises pouco profundas e moralismo. A cultura mainstream é fortemente influenciada pelos media.
Não se pode confundir mainstream com cultura popular pois o mainstream seria a cultura popular do populacho, ou seja, fabricada pelos media, e está sempre sujeita a modas."

Cada vez mais me vejo rodeado da cultura mainstream e isso incomoda-me! A necessidade das pessoas em seguir padrões ditados por outros, a necessidade de ter o ultimo gadget, a necessidade de fazer o que os outros acham que é cool.
Como ja disse anteriormente não sei bem o que sinto em relação às pessoas mainstream, porque afinal todos nos acabamos por ser engulidos por esse turbilhão. O simples facto de ter um blog por exemplo, não é esse um sinal de andar no mainstream? Por isso não sei se me irritam essas pessoas, sei que a cultura mainstream me incomoda muito, e sei que tento fugir dela, nem sempre conseguindo!
Exemplos:
Irrita-me a necessidade das pessoas em tirar ferias em agosto e rumar tipo manada de Gnus em peregrinação para o Algarve.
Irrita-me a necessidade de ter o gadget de ultima geração so para poder mostrar que o tenho.
Irritam-me as pessoas que fazem as coisas não porque gostam, mas simplesmente porque se querem encaixar num determinado grupo, ou obrigar-se a ter um determinado estilo.
Irritam-me as radios mainstream, que so passam os Bob Sinclair's e as Amy's (que incrivelmente caiu que nem uma luva no mainstream, devem sentir-se rebeldes ao ouvir uma mulher tao polemica).
Irritam-me os Blockbusters, e as pessoas que os veem apenas porque toda a gente os ve, e pensam que estão a ver as ultimas obras primas.
Irrita-me a geração morangos com açucar, completamente engolida pelo tal turbilhão, e sem o minimo de personalidade.
Irrita-me a Hello Kitty e afins, irritam-me as pessoas que leem "O Segredo" e dizem que a sua vida mudou radicalmente, irrita-me aquela musica dos Perfume, os brincos de "diamante" nos wannabe's.
Bem, que mau feitio, não saia daqui hoje. Mas atenção que eu não estou a questionar a qualidade, nem dos gadgets, nem da musica mainstream, nem do resto das coisas, apenas critico a necessidade dos serem humanos em seguir correntes determinadas por outros. Neste caso fortemente influenciados pelos meios de comunicação.
Outro coisa que me tira do serio, principalmente aqui na zona de Odemira, e sempre nos meses de verão, é a frase ouvida milhares de vezes por estas bandas, "o cartaz do Sudoeste este ano é fraquinho!". Milhentas voltas ao estomago! Tirando os 1ºs anos de festival, em que não tinhamos termos de comparação, começou-se logo a dizer que os cartazes eram fracos. Mas fracos porque? Uns criticam o facto de ser muito comercial (mainstream), outros criticam exactamente o contrario! Pois, aqui neste caso eu não critico o gosto musical de cada um, mas a necessidade tipicamente mainstream de criticar eventos como este, tentado dar uma imagem de intelectualoide, com uma atitude de quem ve de cima eventos como este.
Mas agora, o curioso, é que começa a haver uma nova corrente de pessoas que tenta fugir ao mainstream, e que o criticam fortemente. Pessoas que querem fugir das modas, e do socialmente aceite. E contando cada vez com mais pessoas, não irá essa nova corrente se tornar naquilo que tenta combater? O mainstream?
Pois é, de uma coisa estou certo, sei que não consigo fugir totalmente do tema deste post, mas sei que tento faze-lo. E ao tentar, sinto-me bem! E afinal é essa a minha filosofia de vida, fazer aquilo em que me sinto bem, apenas e so porque me sabe bem, e não apenas porque é moda!

2 comentários:

Anónimo disse...

axo k tas mto enganado em relação ao sw!o cartaz ta de facto mto fraco, independentemente dos gostos musicais!ha varias razoes para isso; a dissoluçao da sociedade q existia na musica no coraçao, mas tb o facto de um festival espanhol ter mudado de data para mais tarde, anttes era um fds antes do sw e era facil pa organizaçao trazer ca bandas importantes e de nome!o sw ta num formato q metade das pessoas que la vao tao se nas tintas para as bandas, vem para a zona curtir as praias, uma vez q ha campismo durante uma semana, as bandas sao promenores!ta de facto um cartaz fraquinho e nao vale a pena embirrares por ai...
salud

Biolizard disse...

Concordo a 100% contigo, espero que brevemente os defensores do underground comecem a surgir das trevas.