origem

terça-feira, 2 de novembro de 2010

O Cante

"Boas noites Sam e Xkape!

Aqui vai um pequeno texto que escrevi sobre o Cante Alentejano. Não fiz nenhuma pesquisa, tudo o que escrevi foi o que me veio à cabeça sobre o prazer que me dá viver com as nossas tradições.

" Não estando em poder de faculdades bastantes que me permitam falar técnica e academicamente sobre o Cante Alentejano, resta-me fazê-lo de forma emotiva e pessoal.
Desconhece-se a sua origem, se árabe, judaica ou romana … não interessa, o Cante é Alentejano, e demonstra com a toda a pureza e sem artifícios aquilo que o povo Alentejano é.
O Cante Alentejano é uma forma de expressão que atinge directamente o coração, que nos atinge com uma força da Natureza em cheio na alma, e nos arrebata as emoções de forma intensa, franca e apaixonada!
Podemos escutá-lo nos mais diversos formatos da modernidade, mas é na sua raiz que encontramos o Cante na sua mais bela forma.
Quando entro numa taberna, ao lado de boa gente, para o belo do petisco, ou para a fresca da ‘mine’, e me deparo com um, dois ou uma mão cheia de cantadores do Canto Chão, sinto crescer um orgulho enorme de ter nascido, e ser, Alentejano!
Escuto o despique e a desgarrada com um largo sorriso na face e, de peito aberto, deixo a Moda invadir todo o meu ser. Enquanto abraço a minha companhia, juntamo-nos aos Senhores do Cante, cantando com o coração e sem saber onde e quando aprendemos a letra … simplesmente nos deixamos levar por uma das mais belas e intensas formas de expressão.

Viva o Cante Alentejano!"

Grande abraço Bro's!!!"

Por Jorge Duarte! Eu é que agradeço mano!

Sem comentários: