origem

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Bonecada

Existe neste momento um movimento no Facebook, para que todos os usuarios mudem a sua foto de perfil para uma personagem de Cartoon da sua infancia. Uma ideia de um jornalista qualquer.
Não o vou fazer.
Sabem que sou do contra, e até foi sugerido pelo Rui Trindade que colocasse a foto do Anão Resmungão da Branca de Neve.
As razões pelas quais não o faço estão bem explicitas em varios textos deste blogue. Quem o acompanha entenderá.
A unica foto que poderia lá colocar para ilustrar o que penso sobre o assunto é a seguinte:

12 comentários:

Anónimo disse...

Paasou-me ao lado essa do jornalista... pelo que percebi a revolta toda é pq foi ideia de um jornalista (não sei qual).

Mas a informação que tenho é outra... portanto esclarece-me please!

Banna disse...

A primeira ideia que ouvi sobre o assunto, foi foi uma ideia para dificultar a vida aos pedófilos que estão a utilizar o facebook para procurar crianças... Assim se todos tiverem imagens de bonecos, dificulta imenso a vida deles... Estamos a ajudar a combater a pedofilia...

Sam disse...

esta foi a informaçao que me chegou:
‎"De 14 a 20 de Novembro mudem a vossa foto de perfil por uma imagem de banda desenhada ou desenhos animados da vossa infância e convidem os vossos amigos a fazer o mesmo. O objectivo do jogo? Não ver nenhum rosto no facebook mas uma verdadeira invasão de lembranças de infância. A ideia é do Jornalista da RTP João Tomé de Carvalho."

se n é real n sei. n tou revoltado nem c o jornalista nem com nada, so n gosto de carneirada...

RT disse...

Viva

Não vejo isto como carneirada. Nem como um modo de protesto contra a pedofilia, ainda não tinha ouvido essa. Para mim a questão é simples: O facebook é uma rede social que tem como objectivo permitir aos seus utilizadores partilhar o que eles quiserem entre si, tipicamente coisas engraçadas ou pessoais que querem mostrar aos amigos. E este fenómeno não passa disso. Neste caso, trata-se apenas de partilhar com os amigos, de uma forma divertida e em grupo, os desenhos animados preferidos quando se era novo. Criativo, engraçado e simples.
Guarda lá o teu espírito crítico e anti-carneirada para coisas que realmente valham a pena...

Abraço

Rui

PS - Dada a tua condição de papá, podias aproveitar isto para saber quais os desenhos animados que mais marcaram a petizada, para os veres com a tua Inês! Enjoy life! :P

Sam disse...

Não concordo contigo neste assunto Rui. Acho mesmo que isto é a tipica carneirada! E tal como tu disseste "partilhar o que se quiser". Neste caso eu nao quis. Até concordo que possa ser mau feitio. Que seja ser do contra. Simplesmente nunca gostei de fazer o que todos os outros fazem, isso incomoda-me. Apenas isso...

Banna disse...

http://sol.sapo.pt/inicio/Vida/Interior.aspx?content_id=4659

Sam disse...

Depois de ler a noticia deixada pelo banna, e depois dos comentarios, o meu comentario é exactamente o mesmo:
Primeiro era recordar a infancia, dps era contra a pedofilia. Agora afinal o perigo do moveimento é beneficiar os pedofilos.
Eh pa, o intuito do movimento foi criar mais um movimento de massas. Ou o que eu chamo de carneirada. Não o faço no sentido ofensivo ou depressiativo. Apenas o chamo, como comparaçao a um rebanho que se movimenta todo no mesmo sentido.
Eu gosto mais de movimentos que nos permitem marcar a nossa individualidade, e a verdade é, que mesmo pensando assim, nao consigo fugir a muitas das coisas da "carneirada". Como os iProdutos, o proprio facebook, os blogues, só para dar alguns exemplos.
Mas algumas coisas, que acho excessivas de tão futeis e desnecessarias. E nessas simplesmente prefiro não aderir.
Pensem pela vossa cabeça!

RT disse...

Pensar pela própria cabeça é decidir o que fazer caso a caso. Em alguns casos decide-se fazer o mesmo que os outros, noutros casos não. Ir sempre contra os outros, só porque sim, parece-me igual ou pior que a carneirada, ó Sam...

No fundo até concordas com isto que disse, segundo os teus próprios exemplos das iCoisas, Facebook, etc...

Cumps

Rui

Sam disse...

Nao Rui, tu é q n tas a entender o q eu tou a dizer. Eu não disse que nao, apenas porque sim. Disse que nao, porque de acordo com o q penso, isso n serve para absolutamente nada. É apenas um movimento de massas inutil. O motivo que as pessoas aderem é q eu nao consigo entender.
E foi o que eu disse, pensem pela vossa cabeça, e decidam o que querem fazer. Eu decidi nao o fazer.

Unknown disse...

Á custa dos bonecos, já tá malta que me pediu para ser amiga, pendurada á espera. Não conheço a carinha bye bye!

Agora vamos pôr a coisa do outro lado... Eu fui interpelada, confrontada,atormentada, por outras pessoas por não ter colocado um desenho animado como foto do perfil!
Pior que seguir o rebanho é chatear os outros para o fazer. Eu não disse a ninguém "não ponhas", então porque é que me hão-de vir dizer "põe põe".

Uhhhhhhh tenho uma foto MINHA no MEU perfil uhhhhhhhhhh estou alienada.

Tou contigo Samixa!

RT disse...

O motivo pelo qual as pessoas aderem, ou pelo menos o motivo pelo qual aderi, está no meu 1º comentário, acho que não é difícil de entender.

Tu decidiste não colocar a imagem, achas que é uma palermice inútil, tudo bem. Mas andaste a chatear os outros que estavam a pôr, com a história da carneirada... um pouco o que aconteceu com a Juliana, mas ao contrário...

(Já há tanto tempo que não discutíamos, agora o Cardozo não tem jogado, tínhamos de arranjar alguma coisa para voltar a animação :D)

Cumps

Rui

Sam disse...

LOL. Realmente sem o Cardozo o debate por aqui fica mais pobre. Mas espero que continue assim. E pelo que se houve falar, está de malas aviadas.
Voltando ao assunto. Eu não andei a chatear ninguem Rui, eu apenas escrevi aqui, como gosto de escrever sobre tanta coisa, a minha opinião sobre o assunto. Apenas isso.
E repito, pois é verdade, que a expressão carneirada, usada por mim neste caso, não é usada com nenhum sentido ofensivo nem depressiativo. Apenas para caracterizar um movimento feito em grupo (muitas vezes sem se saber porque).
Já fui varias vezes ofendido por aqui, e nem assim respondi de igual modo. Não acho que este seja o lugar certo para ofender ningue. Acreditem!