origem

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A letra E

Bem, já é altura de seguir uma sugestão vossa. Tenho sido acusado de pedir sugestões, para depois as ignorar completamente. Pois bem, quero redimir-me. E embora houvesse muito a dizer sobre o esternocleidomastoideo que para quem não sabe é um musculo da zona do pescoço. Também haveria muito a dizer sobre egoismo. E espirito de equipa é na realidade um assunto que me está muito proximo neste momento. Mas vou mesmo optar pelos espiritos.
Letra E, de extraterrestre, de encarnado, de enternecido, de eterno, de encontro e de escape. 'E' de edema, de efeitos directos e colaterais, de emagrecer ou engordar, ou até de enfardar. 'E' de esqueleto, de energúmeno, dp tão portugues endromina, de envelhecimento e de energia. 'E' de estigma, de enorme e de espiritos.
Espiritos, acreditam?
Eu não, quer dizer agora não. Quando era mais novo acreditava muito em todo esse tipo de coisas, era muito supersticioso, e tinha sempre montes de historias de espiritos para contar. Principalmente em noites frias de conversa na rua, para que ficassemos com a espinha arrepiada sem saber se era de frio ou do medo. Agora sou um ceptico em relação a todo este tipo de assunto, a Deus, aos espiritos, às magias, macumbas e todo esse mambo jambo. Acho que foi a minha curta passagem pela Faculdade de Ciencias que me fez apenas acreditar naquilo que se pode provar. E pensar que há uma explicação cientifica para tudo. Mas acreditem que respeito totalmente a opinião de quem tem fé. E até é um assunto que gosto de debater, para poder entender o porque dessa fé. Seja ela no que for.
A palavra espírito tem sua raiz no Latim "spiritus", significando respiração ou sopro. Na Bíblia, a expressão "espíritos" também se refere aos anjos que se rebelaram contra Deus. Na tradição judaico cristã, são também chamados de "anjos decaidos" ou "demonios". Eles subordinaram-se à liderança de um anjo rebelde que foi proeminente na hierarquia angélica, denominado por Satanás e Diabo, tudo bens rapazes portanto. Isto de acordo com a duvidosa wikipedia é claro.
Há quem os veja, os incorpore, quem fale com eles e até há quem os tente fotografar.
Muitos são os livros sobre o assunto, mas destaco O Livro dos Espíritos, escrito por Allan Kardec. Não o ponta de lança do Glorioso, mas o pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail que adoptou esse pseudonimo e que criou a doutrina espírita ou espiritismo.
Mas qual de nós não tem boas historias para contar sobre este assunto. Eu tenho muitas. Todos temos a historia que se passou com um amigo, ou um conhecido de um amigo ou familiar. Os comentarios estão abertos às vossas historias.
Em pesquisa pela net, varios são os sites que existem sobre os espirtos. Em portugues, são principalmente os brasileiros que falam sobre o tema. Povo muito dado a todo o tipo de crendices, e que tem todo o tipo de opiniões, citações, provas do inprovavel, para nos tentar convencer de algo muito dificil de engulir, pelo menos a nós cepticos. Em geral todos os paises do chamado 3º mundo são mais vulneraveis a este tipo de crenças. Por isso terá sido sempre a ciencia a maior inimiga da religião e das crenças. Quanto mais informada e culta é uma sociedade, mais dificilmente acreditará em certo tipo de coisas. Esta é a minha opinião pessoal, e de certo não será a opinião de quem tem fé.
Para terminar dizer que só nos dias de muito vento me lembro de espiritos. Tenho pendurado no meu quintal um espanta-espiritos, que só para isso serve, para fazer um som que gosto imenso, e responsavel unico da sua compra...

4 comentários:

Susana disse...

Respeitar a opinião dos outros é um Dom ke tu tens ;)ups...desculpa tu n acreditas nessas coisas!!!

Sam disse...

Nao, realmente n acredito em dons. Acredito que possamos ter mais apetencia para determinadas funçoes. Se fisicas, podem advir da nossa genetica, do treino ou da repetição. Se intelectuais, podem vir igualmente da genetica, ou da aprendisagem que o ambiente em que vivemos nos proporciona.
Que nascemos destinados para certa coisa ou para ser determinada pessoa, ou para ser de determinada maneira. Não acredito! Mas não acredito mesmo!

Unknown disse...

Sugestão para a prómima letra:
The "F" word...

Anónimo disse...

"F" de Feminino...