origem

terça-feira, 2 de novembro de 2010

A letra C

C de cão, de cadela, de cabidela ou de caracois depois da praia. C de cobertura, de canção, de cantiga, de chocolate ou de chocos com tinta e sem ela. C de cavalo, de cabra e de toda uma panoplia dos melhores palavrões usados no nosso vernaculo.
Mais uma vez boas sugestões. Canibal, Camionista, Casmurro, Cão, Cama, Clubismo e Compasso. O Jójó sugeriu Cante, mas essa palavra fica para um texto escrito por ele que irei postar aqui um dia! O desafio está feito Jorge Duarte!
Com algumas das sugestões, quase dava para escrever um filme de serie B em que um camionista canibal que comia cães na cama.
Tenho adorado as vossas sugestões, mas mais uma vez vou continuar sem as seguir. A palavra eleita para esta letra vai ser: Clichê.
Primeiro de tudo, para esclarecer os mais distraidos, o que é um Clichê? De acordo com a wikipédia um clichê (do francês cliché) é chavão ou lugar-comum. E nós vivemos no pais dos lugares comuns. E cá está o primeiro, dizer que "isto só acontece em Portugal" ou que somos o pais disto ou daquilo é um dos maiores clichês usados neste cantinho à beira mar plantado (e toma lá mais um).
O clichê pode ser de varias formas. Dito, em frases feitas e demasiado batidas. Ou pior que isso, clichês feitos. Atitudes e situações, também elas batidissimas. Mas que o mainstream adora repetir. Hoje em dia até o facto de ter um Blogue é clichet.
Ora vamos lá fazer uma lista de clichês mais batidos.
Mulheres que tiram fotografias aos pés nas mais variadas situações. Mas porque raio voces mulheres acham piada a tirar fotos aos pes com paisagens atras? Principalmente quando estão deitadas na praia, ou coisas do genero. A blogosfera, principalmente a mais cor de rosa, está pejada de fotografias destas. Em que as suas autoras tiram fotos aos pesinhos nas mais variadas situaçõs. Amigas, deixem-se disso!
Passear à beira mar com calças de linho com dobras e um labrador. Este é provavelmente o rei dos clichês. Então se recuarmos para o cinema romantico de pessima qualidade. Lá está o labrador (ou golden retrivier) a passear na praia.
Casais a passear ao Domingo no shopping de fato de treino e tenis brancos. Um classico.
Benfiquistas de bigode e fio de ouro, a palitar os dentes e a gritar BENFICA!
Enviar mails em cadeia com gatinhos e bébés, ou orações a todos os santinhos! Eh pa, mesmo que não seja clichê. Deixem-se disso.
De novo as mulheres e as fotografias, colocar no facebook fotografias ao espelho com a roupinha acabada de comprar na Zara ou na Stradivarius.
E para finalizar, um dos maiores clichês deste blogue. Deixar o texto em aberto para que possam ser voces a aumentar a lista de clichês na caixa de comentarios.
Não percam o proximo episodio com a letra D como actriz principal.

5 comentários:

Luis Silvestre disse...

Dragão seria o mais obvio, mas acho que é o assunto (clichê) mais debatido neste blog!

Assim deixo então a minha sugestão como dedo, dado, diocese, damiano/damião, dalton, daltonismo/daltonico...

Acho que fica-mos por aqui...

Sam disse...

Eh pa! acertaste em cheio nos cliches. Dragão é o topo, diocese\igreja igualmente taboo por aqui. Eu não sendo religioso, igreja tento mesmo não falar disso. Daltonismo agradou-me, porque sou daltonico. Dalton é o topo.

Luis Silvestre disse...

Ainda pensei em mencionar um Sr. ligado a historia do benfas... mas seria levantar uma discussão sem fim e sem necessidade!

Anónimo disse...

sim, o maior clichê é dizer "que só acontece em Portugal", mas tem lógica... A maioria das pessoas só conhece Portugal...

Está tudo muito bem, mas também falta aí o clichê usado por muita gente que é o de que as coisas mais ditas têm que ser clichê.

Na verdade são clichês, mas tudo tem um fundo de verdade...

Unknown disse...

Sugiro "Dor"...