origem

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Estrategia

Mesmo sem ver o jogo, este é o melhor texto que li sobre ele. Pois concordo com o que aqui foi escrito. Texto AQUI

Rei morto, Rei posto

Não era um resultado provável. Contudo, não era também nada que ainda não tivessemos previsto poder acontecer.
Estratégicamente Jorge Jesus falhou em toda a linha e é o principal responsável pela goleada. Talvez provando do próprio veneno se torne mais respeitador.
Abdicou do seu melhor lateral esquerdo, abdicou de um central muito valoroso, e que seria incrivelmente mais importante e eficaz, se jogasse na cobertura defensiva a Coentrão. Ou seja, sendo o segundo jogador, e não o primeiro a sair a Hulk. Abdicou ainda do seu melhor avançado. Noite de opções muito estranhas teve o treinador do Benfica.
É, no entanto, redutor atribuir um resultado deste nível somente às más opções do treinador.
Em termos individuais, e esquecendo a comparação Javi / Guarin, o meio campo do FC Porto é bastante superior ao do Benfica. João Moutinho e Belushi, os habituais interiores portistas têm muito mais qualidade que Carlos Martins e Salvio. São bastante mais criativos, muito mais inteligentes e ainda assim fisicamente e mentalmente mais disponíveis para se entregarem ao jogo.
A imagem que fica da partida do Dragão, porém, foi a diferença individual dos jogadores mais avançados do FC Porto, para os do Benfica. Afinal foi dos impulsos individuais e dos golos de Hulk, Falcao e Varela que o resultado se contruíu. Será errado pensar que por ter jogadores menos capazes nas situações de 1x1 o SL Benfica está em inferioridade nesse campo. De forma colectiva, através das combinações ofensivas, das tabelinhas e de todo um movimento dos seus vários jogadores, o SL Benfica sempre foi e é, capaz de criar inúmeros lances de golo, sem que nenhum dos seus jogadores tenha a necessidade de recorrer ao drible.
Se no Dragão tal não pareceu ser possível, não pode, de forma alguma, ser dissociado das ausências de Saviola (jogador mais desiquilibrador do SL Benfica, ainda que não através de dribles) e de Cardozo. O tal que pouco correndo, tem capacidade para segurar a bola, entregá-la de forma muito assertiva e participar com muita qualidade, ainda que a espaços, no jogo ofensivo.

P.S. - Jorge Jesus é o melhor treinador do SL Benfica dos últimos 20 anos. Abdicar dele será um erro tremendo. Seguramente que voltará a ser campeão. Se não houver paciência na Luz, acontecerá no Sporting ou no FC Porto.

P.S. II - Abriu oficialmente a luta pelo segundo lugar. O Braga, com toda a sobrecarga competitiva das competições europeias, e ainda que pontualmente próximo de SL Benfica e Sporting já não parece capaz de poder intrometer-se. Torna-se agora importante perceber a motivação e a capacidade mental dos jogadores do SL Benfica em concentrarem-se num objectivo menor. Garanta Jorge Jesus essa capacidade, e continua a ser o favorito ao segundo lugar.

Sem comentários: