origem

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Ainda o Benfica...

Embora o campeonato já esteja virtualmente perdido, mais que entregue ao tal clube das escutas, apenas um milagre nos pode colocar novamente na rota do titulo, ainda podemos sonhar em ganhar titulos esta epoca. Há as taças, e uma boa prestação Europeia ainda é possivel. Quer o apuramento na Champions, quer uma boa Liga Europa seriam objectivos aceitaveis.
Mas numa época em que não se vão atingir os objectivos principais, é necessario começar desde cedo a preparar a proxima para que não se cometam os mesmos erros.
Manter o treinador é essencial. Esta onda de descontentamento com o treinador do Benfica depois das más opções tomadas no ultimo jogo no dragão não são suficientes para a aparente amnésia causada pela cabazada que levámos. Temos de lembrar a grande época que fizemos no ultimo ano, e o excelente nivel exibicional que apresentámos durante todo a época. Aí também com responsabilidade do nosso treinador.
Há correntes de pensamento que atribuem algum do merito da epoca passada à excelente forma fisica da equipa. Segundo essas opiniões essa boa forma seria ainda causada pelo excelente trabalho da equipa de preparadores fisicos de Quique Flores. Principalmente o reputado Paco Ayestaran. Não sei. Talvez, quem sabe.
Voltando à preparação da proxima epoca, deverá ser feita de imediato. De possivel com jogadores que possam chegar em Janeiro, adquiridos principalmente no mercado nacional. Comprar nesta abertura de mercado no estrangeiro é complicado, no que diz respeito a nomes de valor seguro.
As contratações para um clube grande portugues tem de ser feitas desse modo, um misto de valores seguros do nosso campeonado, pulvilhados com toques de grande qualidade internacional. Os estrangeiros para entrar na nossa liga, deveriam ser sempre melhores que os nacionais. Apostas em jogadores desconhecidos estrangeiros deve ser feitas, mas com muito cuidado.
Não discuto a qualidade os sul americanos que chegaram este ano. Provavelmente daqui a uns anos rebentarão na nossa liga, se lhes for dado tempo, como foi dado por exemplo a Luisão e Di Maria, jogadores muito criticados no inicio mas valores seguros no presente. Já sabem a minha opinião apenas acho que devemos primeiro apostar nos nossos, dando-lhes pelo menos as mesmas oportunidades que se dão a jovens estrangeiros.
Armando-me agora em treinador de FM, esse vicio que me corre nas veias vou dizer-vos quem tentaria contratar para este Benfica. Opções polemicas e nada unanimes eu sei, mas esta é a minha opinião. Se as vossas forem diferentes, façam um blogue e escrevam-nas lá.
Em primeiro lugar, Hugo Almeida a custo zero para o proximo ano. Prioridade máxima. Já se fala de Tiago Targino, não me parece mal, embora João Ribeiro me pareça também uma boa opção. Silvio para opção do lado direito seria uma boa aposta, Talvez fazendo de Maxi Pereira o jogador de transição que tanto necessitamos. Manuel Fernandes e Simão seriam nomes a equacinar também. No mercado internacional, contratar o tal jogador de transição que tanto precisamos. Mas um jogador de classe e creditos firmados. Emprestaria Jara, despachava Menezes e fazia retornar Nelson Oliveira e David Simão. Parecem muitas mexidas, mas o onze praticamente não seria alterado. Equilibrava-se melhor a equipa com banco, e com valores nacionais para o futuro. Muito disparatado? Talvez!

3 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com o que disses-te em relação aos bons valores nacionais, só te falta ai o Paulo Machado, jogador que considero o tal box to box, que falta neste momento ao Benfica e, sim claro, o regresso de Nelson Oliveira. Estas seriam para mim as duas prioridades.
Em relação ao JJ, estou a assistir a muita injustiça por parte de várias pessoas(benfiquistas), com memória muitoooo curta.
Ah, e porque fica bem dizer, vitória justissima dos corruptos.

Saudações Benfiquistas

João Afonso

Sam disse...

Concordo a 100% com o Paulo Machado, e já falei nele noutros posts.

Luis Silvestre disse...

Carissimos,

Concordo no que diz respeito a emprestar uns e ouros e fazer regressar à casa outros tantos. temos um platel desequilibrado. Muitas opções ofensivas (avançados)e um défice de centro campitas e extremos.

A meu ver, no que diz respeito ao Benfica, estamos com falta de criatividade e explosão no meio campo. No que toca ao Paulo Machado, bom jogador, sempre em evolução nos ultimos anos e num momento de forma excepcional, não se enquadraria naquilo que "pretende-mos da/para a nossa equipa" (minha opinião apenas. Seria mais um Carlos Martins. Sei que é dificil ( impossovel não é) encontrar-se um jogador com as caracteristicas do ramires, mas é, na minha opinião, aquilo que falta. Um medio de transição que faça o corredor. Nem carlos martins e ruben amorim o fazem, assim como tenho muitas duvidas se paulo machado o fará.

Emprestar jogadores como jara, menezes, e se Targino ingressa-se no plantel, weldon, seria a melhor opção.

Relativamente a silvio, não acho a sua contratação necessaria, temos o maxi... a sua alternativa seria a meu ver caseira, com miguel vitor. Jogador limitado tecnicamente para a posição, apresenta bastantes debilidades, mas é um jogador de entrega, raça e dedicação.

Nelson oliveira deveria continuar emprestado.

Centro campistas: David Simão, seria bom regresar, equilibrava o plantel.
Engraçado que nunca se equacionou esta epoca o regresso de Yartey, revelação na 1a volta da liga vitalis epoca 2009/2010.

Certamente existem muitas opções no campeonato nacional, mas a genialidade a que ramires e di maria nos habituaram nao se encontram em portugal...

Para esta época será muito dificil reforçar estas vertentes do plantel, com jogador "feitos", que apresentem rendimento imediato...

é tema para muitas palavras...

Até breve

Ostra