origem

sexta-feira, 31 de julho de 2009

O seu a seu dono

Mais um post sobre futebol para começar o dia.
Hoje é com alguma pena que falo sobre o que acho ser o pior defeito do meu Benfica. A escassez de portugueses na equipa. Não é um defeito apenas da minha equipa, mas com o mal dos outros posso eu bem. E não é por os outros clubes cairem nesse erro, que se passa a desculpar o nosso. Neste caso, temos de elogiar a agremiação do Lumiar. Que consegue ter resultados interessantes (desta vez vamos apenas olhar para as tabelas, e não para a maneira como os lugares são conseguidos) e mesmo assim, ter a sua equipa constituida na sua maior parte por portugueses. Também sabemos que a lagartagem o faz, porque não tem meios para contratar estrangeiros de qualidade. E que a sua aposta na prata da casa, nem sempre é politica, mas na maior parte das vezes, necessidade.
Mas deixe-mos os problemas dos outros de lado, e vamos fazer um exercicio teorico, e imaginar um muito provavel onze do benfica para a proxima epoca. Sendo que na baliza é onde reside a maior incognita, vamos comlocar lá o recem chegado Julio Cesar, deve ter sido contratado para jogar. Depois à sua frente uma defesa de quatro homens, formada por Maxi, Luisão, David Luiz e Shaffer. Meio campo também de quatro homens. Javi Garcia, Ramires, Di Maria e Aimar. Sobram dois lugares para o ataque que vão ser ocupados por dois destes tres jogadores, Cardozo, Saviola ou Keirrison.
Pois é, exceptuando o guarda redes, esta deverá ser a mais que provavel equipa do Benfica para o proximo ano, e reparam com certeza que nela, não entra nem um portugues. Embora os jogadores tenham qualidade, com excepção de duas ou tres incognitas, incomoda-me não ver portugueses na equipa. E incomoda-me a constante procura de soluções no estrageiro quando existem jogadores de qualidade na formação e dentro de portas. Incomoda-me ainda mais, que mesmo junto do "3º anel" os jogadores estrangeiros disponham de muito mais credito, que os jogadores da nossa formação e país.
Eu até gosto do Weldon, gostei de o ver enquanto andou de cruz de crito ao peito. Mas expliquem-me a necessidade de comprar um Brasileiro, quando no plantel estava Nelson Oliveira? Verde, diziam alguns comentadores e Benfiquistas. Claro que está verde, tem 17 anos. Não estariam também verdes jogadores como Quaresma, Cristiano, Simão quando foram lançados nas suas equipas também ainda muito jovens? Mas é junto aos melhores, que se pode aprender e crescer. Este jogador deveria ter ficado no plantel, escusando assim contratar mais um estrangeiro. E tendo a oportunidade de treinar, e jogar alguns minutos com jogadores como Saviola. E não haveria impedimento de jogar pelos juniores, quando a convocatoria não permisse a sua inclusão na equipa principal.
Expliquem-me a contratação de Julio Cesar, quando temos no plantel dois guarda redes internacionais portugueses, e o lugar de 3º guarda redes deveria ser ocupado por um jogador jovem.
Expliquem-me a opção de na epoca passada, ter sido dada uma oportunidade a Balboa e Urreta, e a mesma não ter sido dada a Fabio Coentrão. O que provaram estes jogadores a mais que o internacional jovem Portugues. Ou até Di Maria. Que em dois anos provou muito pouco.
Porque a aposta no espanhol Javi Garcia, quando portugal tem bons valores naquela posição?
Tudo isto para dizer que sou a favor de ter no futebol portugues estrangeiros de qualidade, mas nunca perder a nossa identidade. O benfica foi construido por portugueses, e para portugueses. E essa deveria ser sempre a referencia.
E meus amigos, se eu penso isto do meu clube, o que dizer de uma selecção, que já pouco vejo, exactamente por me dizer muito pouco. Onde a politica dos ultimos anos é a de abandonar completamente a formação, que tantas alegrias nos deu, e apostar em jogadores naturalizados. Sou contra! Independentemente do seu valor. Se Liedson entrar na selecção aos 31 anos deixo simplesmente de ver a selecção, se assim lhe posso chamar. Esta já não é a selecção portuguesa. E sublinho, teria exactamente a mesma opinião se estes jogadores fossem do meu benfica.

6 comentários:

Anónimo disse...

ah queres ser tipo sporting!? que andam todos os anos ó tio ó tio.. com planteis a roçar o mediocre!se os estrangeiros sao de valor porque nao?diz me um portugues po lugar 6 (do javi garcia)?um ponta de lança... um lateral esquerdo? um central?os bons tugas jogam no estrangeiro.. que la paga se melhor!ou ainda acreditas no amor a camisola?com isto nao to a dizer que tens razao ou deixas de ter..tambem gostaria de ver mais portugueses..mas vivemos numa grande globalizaçao o futebol nao é excepçao!

Sam disse...

acho q sem duvida existem portugues que nao ficam nada a dever à maioria dos estrangeiros q entra no futebol portugues. sim, tenho jogadores para a posiçao 6, e ate para ponta de lança. mas isso é subjectivo, e n é esse o objectivo do post. nao é um post sobre tranferencias, nem kero meter-me aki a armar-me em treinador de fm. apenas estou a comentar as politicas dos clubes. e da selecção.

Anónimo disse...

se a a politica for bons jogadores independentemente da nacionalidade isso nao sera bom(clubes nao seleçao)?somos um pais pekenino... a mao de obra nao é mta

Sam disse...

acho q a melhor politica é sem duvida a aposta na formação. mas essa n faz sentido se quando os jogadores chegam aos seniores, n tem oportunidades.

Anónimo disse...

Já tinha pensado nisso, aflige-me a falta de portugueses no plantel e no onze.

A mística do Benfica foi criada por jogadores que nasceram e cresceram benfiquistas, sentiam verdadeiramente a camisola. Sei que isso hoje em dia é impossível, mas ver que no nosso 11 inicial já não há nem um desses jogadores para amostra é preocupante.

E quanto à selecção... Se já tinha estado contra a chamada do Deco e do Pepe, que são jogadores de nível mundial, em relação à chamada do lagarto etíope de 31 anos estou completamente lixado com f. I blame you, Queirós.

Cumps,

Rui

PS - Quando fizeres um post sobre a selecção e o Queirós vou ser um dos primeiros a comentar, tenho algumas coisas a dizer sobre esse loser.

PPS - Tás a ver Sam, fazes um post em que não dizes mal do Cardozo e estamos de acordo em 100% :P

Anónimo disse...

Acho que devia ser feito um movimento anti-estrangeiros na selecção!!! É uma vergonha! Como dizes e é verdade deixou-se de apostar na formação na selecção...onde estão equipas como a de RIADE...Lisboa..Toulon...campeões de tudo e mais alguma coisa?!!
Vamos falhar o Mundial Africano, isso é praticamente certo!! Avançados??? Nuno Gomes, Postiga, Almeida, entre outros... será que não são capazes de fazer golos?!?! Sempre a mesma desculpa!! Temos é que ter um bom sistema de jogo e uma boa organização...se a equipa funcionar, até com as costas...para não dizer outro sítio, se marca golos!!!

Enfim...


Cumpz


Elite80