origem

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Já Rola a Bola (definitivo)

Tinha pensado em apenas escrever posts futebolisticos no fim da pre-temporada. Mas não resisti, e vou então dizer o que achei dos dois jogos do Benfica. Este post já é o definitivo, depois de um 1º apenas comentando o jogo com o Sion.
Chegou então o famoso losangulo. Confesso, que embora seja um apoiante incondicional da escolha de Jorge Jesus, o losangulo não é de todo o meu modelo tactico favorito. Embora nos ofereça uma melhor cobertura do meio campo, que no campeonato portugues pode ser bastante util. E que na minha opiniao, foi a mais evidente lacuna do Benfica de Quique Flores.
No primeiro jogo o Glorioso apresentou-se de equipamento alternativo (muito bonito por sinal), e com varias ausencias importantes na equipa. Desde já as obvias ausencias dos centrais, e de Ruben Amorim. Na primeira parte o conjunto pareceu-me bem, ainda um pouco atabalhoado, mas já mostrando combinações interessantes, e alguma capacidade de pressionar o adversario. Na segunda parte as constantes alterações no onze diminuiram o ritmo e a qualidade de jogo. Como é obvio quando não se ganha ha tendencia a dizer que neste tipo de jogos o resultado não interessa, mas ganhar é sempre melhor, e não ganhamos. A verdade é que a equipa não conseguiu matar o jogo, nem segurar o resultado.
No jogo com o Shakhtar voltamos a apresentar praticamente a mesma equipa, apenas com alteração nos laterais. Voltamos a fazer uma primeira parte positiva, em tudo igual ao jogo com o Sion. Dois golos, pressão, e velocidade e criatividade no processo ofensivo. Vamos ver se conseguiremos apresentar este tipo de futebol todo o campeonato. Desta vez aguentamos o resultado, mas deu para ver que o plano b de Jesus ainda precisa de muita água benta.
Passemos então a analizar os jogadores:
Moreira - Teve pouco trabalho, ainda não corrigiu a sua lacuna das saidas a cruzamentos. Apenas jogou no 1º jogo.
Quim - 1º jogo.Teve culpa nos dois golos, e começa a ser cruxificado a cada falha.
2º jogo. Seguro, decisivo em alguns lances, exibição positiva.
Na minha opinião é o melhor guarda redes do Benfica, e se os jornalistas desculpam os avançados por estarmos em pre-epoca, e a forma não ser a melhor, não sei porque não deveremos dar aos guarda redes o mesmo credito.
Maxi - 1º jogo. Capitão, raçudo, e sarrafeiro. Tem um querer enorme, e é de caras o lateral direito titular para a epoca. Em portugal a dar porrada daquela maneira, e a jogar no Benfica, não acaba nenhum jogo.
2º jogo. Entrou na 2ª parte, mas a atitude é sempre a mesma. Bom.
Sepsi - Amigo, para ficares no plantel, tens de dar ao pedal. Muito pouco a assinalar.
Miguel Vitor - Na minha opinião deveria ter sido ele o capitão. Gosto mesmo deste miudo. Dá o que tem, e não envergonha nada a camisola que tem vestida. Duas boas exibições. É impressionante o numero de lances cortados por este jogador.
Rodrick - Surpresa apenas para quem não o conhecia dos juniores.
1º jogo.Entrou nervoso, mas aos poucos foi descontraindo e jogando melhor.
2º jogo. Exibição positiva (embora eu ache que na 2ª parte deveria ter dado lugar a Joao Pereira). O penalti não mancha nada. Eu sei que ele é capaz de fazer muito melhor, e a melhor opção é ser emprestado a um clube de 1ª divisão onde possa jogar com regularidade (se for para não jogar, que fique no plantel).
Yebda - É um jogador que começou muito bem quando chegou ao Benfica, e tem vindo a cair a cada jogo que passa. O melhor Yebda que ja vimos, é jogador para o Benfica, este actual, não.
Martins - Pode vir a ser beneficiado com o lozangulo. Um golo, e duas exibiçoes razoaveis. Pode ser um jogador importante esta epoca.
Di Maria - 1º jogo. Para mim, o melhor em campo. Surpreendeu-me o miudo. Principalmente tacticamente, sempre muito interventivo no meio campo, e a tentar recuperar a bola. Chegou a aparecer a fazer cortes na area defensiva.
2º jogo. Novamente uma boa atitude, muito mais trabalhador. Se o Jesus consegir fazer evoluir este miudo, ai sim poderemos ver o Di Magia. Será que é desta angelito?
Aimar - Jogou na sua posição, e viram-se claramente melhorias. No 2º jogo foi o melhor em campo, com a bola nos pés é um mago.
Cardozo - 1º jogo. Lento e pouco trabalhador.
2º jogo. Melhor, trabalhou mais marcou um belo golo, rematou, pressionou. Se jogasse sempre assim, não seria o meu odio de estimação. O pior é que não joga.
Com o losangulo, poderá não ter de trabalhar tanto, e ser bastante beneficiado.
Saviola - 1º jogo. Boa estreia, um golo. Um pouco trapalhão, mas com rasgos de uma classe indiscutivel.
2º Jogo. Mais discreto, mas com pormenores excelentes.
Vamos ver a quantidade de porrada que vai conseguir aguentar em portugal. O Suazo durou pouco mais de meia epoca.
Fellipe Bastos - É claramente opção no plantel. Deveria jogar mais, e na minha opinião parte em segundo lugar na luta para a posição 6.
Urreta - Nada a dizer. Não tem lugar no plantel.
Fabio Coentrão - Gostaria de o ver no plantel para esta epoca. Merece a oportunidade que por exemplo foi dada a Urreta no ano passado. Ele está a tentar.
Nuno Gomes - Está a ser utilizado na posição 10. Ele tem de ser o 2º avançado.
Nelson Oliveira - Sou da opinião que não devemos comprar mais nenhum avançado, e apostar neste rapaz. 17 anos, forte e bem constituido. Conheço o seu valor dos jogos dos juniores que vi. Deveremos dar-lhe tempo, e confiança.
Mantorrinhas - Dois jogos ao seu nivel.
Patric - Ainda não me convenceu. Parece-me precisar de calo.
Shaffer - Muitos lances de perigo pelo seu lado. Alguns lances à queima onde colocou a equipa em dificuldade. Parece-me bom a atacar. Precisa de trabalho.
Jorge Ribeiro - Acho que deve ficar no plantel, é a segunda opção para lateral esquerdo.
Para acabar, digo que tive pena de não ver o João Pereira e que acho que o Balboa deveria ter sido usado. Digo também que assim que trocamos o losangulo por um classico 4-4-2 (lembrei-me logo de Quique) a equipa ressentiu-se sempre, e só voltou a acentar ao povoar novamente o meio campo. Na minha opinião tenho duvidas que o Ruben Amorim tenha pedalada para jogar a 6 sozinho. Ramires deverá jogar a interior, pelo que vai faltar um trinco. Essa contratação, e a de Reyes seriam mais importantes que qualquer ponta de lança.

Ps. Nota para a derrota daquela equipa que joga equipada com uma lona das barracas da praia da Figueira com o Nottingham Forest que milita no segundo escalão do futebol inglês.
Ps.2 Nota também para um até breve ao mestre Jaime Pacheco que vai treinar o Al Shabab, equipa da Arábia Saudita.

7 comentários:

Anónimo disse...

Sam,

concordo plenamento com 99% daquilo que escreves mas no 1% que falta... ja ta borrada a pintura!

"Cardozo - Lento e pouco trabalhador. Com o lozangulo, poderá não ter de trabalhar tanto."

Epa, não acredito. 2 Jogos, 2 Golos. Vou te dar o benefício da duvida por ainda não teres escrito nada sobre o jogo com o Shaktar, mas tou certo que o jogo de hoje te fez mudar de opinião. O Cardozo marcou (e só isso chegava!!!), lutou com os centrais, ganhou bolas, sofreu faltas (originou golo carlos martins) e fez pressing muito alto sobre os defesas e guarda-redes (lembro me de 3 jogadas em que obrigou os defesas a atirar a bola pra fora com a pressão).

Eu consigo ver que estava enganado e que se calhar o Jesus vai fazer um trabalho melhor do que o que pensava. Tinhas razão quando falavas da importância de ter um treinador português.

Será que consegues fazer o mesmo em relação ao Cardozo? (ou vais esperar até final da epoca quando o Cardozo for novamente o nosso melhor marcador com mais de 30 golos marcados?) :P

Cumps

Rui

Sam disse...

Rui, eu nao gosto do Cardozo. Nao gosto daquele tipo de jogador, e acho que no futebol moderno tem tendencia a desaparecer. Concordo que no jogo com o Shakhtar ele trabalhou mais do que o habitual. Não sou cego, e se ele tiver melhorias ao nivel da sua atitude, mudarei obviamente de opiniao. MAs ontem, embora com melhor atitude vi-o varias vezes a recuar a passo, enquanto os companheiros tentavam recuperar. Se o cardozo marcar 2 golos por jogo, e perdermos constantemente 3-2, os golos dele n me dizem absolutamente nada. A mim, nao me interessa quem marca, se é o avançado ou o lateral. Os jogadores tem de trabalhar em todos os processos do jogo. Acho q o tempo em q os defesas defendem e os avançados atacam ja la vai. temos de ter uma visao mais global do jogo.

Anónimo disse...

lol eu acho que essa embirração pessoal com o estilo de jogo do homem não te está a deixar ver as coisas como elas são.
Eu acho perfeitamente normal que ele não corra tanto como os outros, o trabalho dele não é esse, esse é trabalho do yebda e companhia. Até pk ao fazer esse esforço todo de certeza que depois ou não consegue chegar lá a frente ou se chegar não tem a clarividencia necessaria pra finalizar, que é o que realmente interessa (tu sabes do k eu tou a falar, é completamente diferente rematar a baliza depois de correr 40 metros e rematar a baliza sem ter tido esse esforço antes.)
Quando dizes " Se o cardozo marcar 2 golos por jogo, e perdermos constantemente 3-2, os golos dele n me dizem absolutamente nada." eu digo te que a equipa toda tem um problema... menos ele!
Tenta ter um pco mais de paciência com o homem pá. Acredita que quando ele for embora (toc toc toc) vai demorar mt tempo até voltarmos a arranjar um avançado como ele...

Cumps

Rui

Sam disse...

eh pa, n concordo. Nota que os grandes avançados das grandes equipas (Drogba, Ibra, os avançados do barça, Rooney, por ex)
tem um leque de funçoes muito maior que um simples encostar e marcar. Nao falo de correr como um trinco, mas a pressao sobre os defesas, as movimentaçoes para criar espaços, o fechar linhas de passe. Coisas que ele praticamente n faz. e tem de fazer. Na minha opiniao, os golos dele é que nao "vos" deixam ver as suas grandes lacunas.

Anónimo disse...

Epa o Futebol é como a moda, o que era volta sempre a ser de novo!!!

Já pensaram a tirar o curso de treinadores? :D


Cumpz

Sam disse...

eu ja tenho mestrado em trenador de bancada, e por equanto vai chegando para ganhar umas ligas no FM.
quanto a tirar a serio, embora gostasse, apenas pelo conhecimento que iria adquirir, n penso em faze-loa. apenas gosto de ver, e tenho opiniao.. só isso.

Anónimo disse...

Ah eu penso em fazer todos os possíveis pa treinar o Benfica e fazê-lo campeão europeu... todas as épocas!!!

:P

Cumps

Rui