origem

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Santos Populares

Hoje venho-vos falar dos Santos Populares. Começo ja por dizer que por não ser uma pessoa religiosa, não entendo nada do assunto! Embora os meus pais sejam catolicos (não praticantes), eu nunca tive nenhuma relação com a igreja catolica. Sei que nasceu um menino em belém, que estava nas palhas deitado, nas palhas estendido, e que se chamava Jesus. Acho que hoje em dia, tem o cabelo branco, e embora na epoca passada ainda estivesse em Belem, este ano fez as malas e foi treinar para Braga. Qualquer coisa assim não é? Acho estranho que o livro mais vendido de sempre, a biblia, conte a historia de um homem que diz que o Fair Play é uma treta!
Bem, agora fora de brincadeiras, não é de Jesus nem do Jorge Jesus, que vos venho falar hoje. Hoje o assunto são os santos populares. Santo Antonio, São João, São Pedro.
Pergunta: o que sei eu destes santos?
Resposta: nada!
Do santo Antonio, sei que anda com o borreguinho ao colo, e é casamenteiro. E que é candidato a ser o proximo treinador do sporting, devido ao seu magnifico cabelo! Do São João e do São Pedro, sei que se chamam João e Pedro, respectivamente!
Mas, porque chamamos a estes santos os Santos Populares? Alguem me sabe responder a isso? Porque não é o São Bartolomeu ou o Santo Euplúsio um santo popular? Provavelmente será por causa do nome, com nomes destes ninguem é popular!
Nunca pensei que até os santos lutassem entre si para ser os mais populares, formando assim um JET7 celestial, onde o Santo Antonio é um autentico José Castelo Branco do reino dos ceus, visto que é sem duvida o mais conhecido de todos. O São João deve ser um tipo de Pinto da Costa, visto que so gostam dele no Porto. O São Pedro nem sei com quem o comparar. Há alguma figura em Portugal que seja popular e ninguem saiba porque? Pensando bem, parece que ha algumas...

2 comentários:

Anónimo disse...

não é kk um k se é popular!!!
kem é popular!?!?
apenas se consegue ser popular se conseguires fazer uma festança....um santo trouxe as sardinhas...o outro os martelinhos(nunca percebi esta tradição) e o ultimo faz muitos casamentos!!!ai sim...trazes alegria à população....és popular!!!
penso que o nosso blogger tem toda a razão....isto deve-se tratar tudo de uma especie de ranking...se tiveste uma vida santa...es um santo!!!
se tiveste uma vida santa, tens um feriado numa cidade,fazem uma festa que traz alegria e satisfação à população seras entao um santo popular!!!

Anónimo disse...

´Tenho-te a dizer q este ano aprendi uma coisa sobre o santo António... Isto de ver tv tem os seus frutos... O santo António na realidade não se chama António, já não me lembro o nome verdadeiro, mas António é nome artístico!

Não sei se é por aí zeipaulo, eu tenho uma vida santa e ninguém me diz que sou santa ehehehe