origem

segunda-feira, 30 de junho de 2008

O segredo - Lei da atracção

Ao ver neste fim de semana o programa Os Contemporaneos, vi um sketch em que se criticava o livro "O Segredo", e decidi escrever este texto.
Vem isto a propósito do livro “O Segredo” de Rhonda Byrne, editado pela Lua de Papel, que já vendeu em 33 países mais de 100 mil exemplares. O livro está a gerar controvérsia, com apoiantes fervorosos e outros a acusaram-no de ser mais uma “fast-food” para a alma. Eu sou dos que o acho um happy meal!
Se é verdade que nunca li o livro, também é verdade que depois de ter ouvido e lido tanto sobre ele, sinto-me á vontade para poder opinar sobre o assunto! O que não falta por ai, são foruns e blogs sobre o assunto, em que se discute, por vezes de forma muito acesa a validade deste livro.
O livro baseia-se na lei da atracção, e nos pensamentos positivos.
“…Parte-se do principio de que, sendo o universo feito de energia, tudo o que pensamos e sentimos se materializa nas situações de vida para o melhor e para o pior. …Peça o que quer, acredite e não se preocupe com o modo de alcançar o seu desejo. Ele vai cumprir-se, graças à Lei de Atracção, conceito-chave do livro.” (in Visão)
Óptima forma de sintetizar o conteúdo desta obra, cheia de depoimentos sobre vidas de pessoas que se alteraram profundamente ao conhecerem e aceitarem o Segredo.
Para mim este livro não passa mais do que mais uma obra de auto-ajuda, com pouco mais credebilidade que coisas como "Como ficar rico em 10 passos".
Faz-me um pouco de confusão ver pessoas a dizer que este livro mudou a sua vida, que o consideram a nova Biblia. E são essas mesmas pessoas que tentam convencer toda a gente da validade desse livro, numa especie de nova evangelização.
Mas eu pergunto, o que realmente mudou na vida dessas pessoas? O emprego? A conta bancaria? Porque o livro não se limita a dizer as pessoas para enfrentarem a vida de maneira mais positiva, e em ser pro-activo. Chega mesmo a dizer coisas como "...peça o que quer... vai cumprir-se...". O Markl dizia há uns dias numa das suas rubricas, que estava preocupado, pois tinha visto a porteira do seu condominio a ler O Segredo, e tinha portanto de começar a pensar em contractar outra, pois aquela iria de certeza tornar-se em muito pouco tempo numa gestora de uma multi-nacional qualquer!
Quando passo os olhos por textos retirados da Lei da Atracção, não consigo evitar uns sorrisos. Coisas como "E a energia vibra. Mas existem também diferentes tipos de vibração. Num ser humano, a vibração de energia é chamada de EMOÇÕES. " ou "uma pessoa insegura só atrai pessoas inseguras. Uma pessoa negativa só atrai pessoas negativas. Uma pessoa confiante e bem disposta só atrai pessoas confiantes e bem dispostas.". E é por coisas como esta, que me é muito dificil dar credito ao livro, e ás pessoas que acreditam nele.
Acredito que nós temos o poder de tentar mudar a nossa vida! Mas com actos. Podemos lutar para tentar mudar coisas que não nos agradam na nossa vida. Sendo pro-activos. Mas daí a ter tudo o que queremos simplesmente por ter pensamentos positivos... Por muito que eu pense que me vai sair o jackpot do Euromilhões, se eu não levantar o rabo do sofá para o ir registar, não me vai sair mesmo. E infelizmente mesmo pensando muito, ainda não me saiu.
O ser humano sempre precisou de algo em que acreditar. Deuses, religiões, bruxarias, algo que servisse de escape para os problemas. Este livro é apenas mais uma dessas coisas para adicionar a essa lista. Mais uma coisa em que acreditar cegamente, gerando quase uma nova religião. Para mim é um simples Mambo Jambo, sem mais credito que o professor Bambo! Até rimei...

3 comentários:

Jojo Of The Jungle disse...

Chamo a este tipo de artefactos, "areia para os olhos" ... o que se quer neste momento (quem diz neste momento, fala em actos que perduram há mais de umas belas décadas, talvez desde o início da inteligência) é pessoas que não usem o que de melhor podem possuir: raciocionio e inteligência. Se não dermos uso a essas nossas capacidades, não questionamos, senão questionarmos, aceitamos, e ao aceitarmos então tudo se mantém como tem sido ... e penso que este é um óptimo tema para aprofundarmos numa bela noite de verão, a beber uns canecos com os meus grandes amigos de odemira, e não só ... saudades pessoal!!!

Abraço e beijo!

Jojo

Anónimo disse...

1º adorei o teu post:)
2º concordo contigo, as pessoas não mudam simplesmente pelas dicas de um livro, nem com bruxaria nem com mezinhas, já que é muito difícil alguém mudar assim de repente e sem ajuda.

Mas penso que se tiveres pensamento positivo e tiveres motivação mais fácil será alcançares o teu objectivo, não estou obviamente a falar de ganhar do euro milhões ou algo do género.

AS pessoas 'agarram-se' a tudo na esperança de haver um milagre ou que lhes aparece o génio da lâmpada e que lhes conceda um desejo.
As pessoas não querem pensar muito, preferem esse tal 'facilitismo', tipo 'perca peso numa semana'. Elas querem resultados rápidos e sem se preocuparem muito com o assunto, são máquinas que deixaram de ter vontade própria e são consumidas pelo desejo de ter e de ser sem perderem muito tempo!!!

Anónimo disse...

Encontrei o teu blog por mero a caso, numa pesquisa realizada na net sobre lei da atracção. Não posso deixar de referir que gostei imenso do post... e essa saída do Markl!!! Enfim, só ele...

Gostaria apenas de expressar a minha divergente (embora não totalmente)opinião.

Tinha um amigo meu que me falava insistentemente sobre a lei da atracção. Não me parecia que fosse um gajo muito dessas ondas de energias e tal e quando ele me disse que sentia que haviam coisas na vida dele que já estavam a mudar, resolvi ler o livro "O segredo". Nâo consegui terminar... era conversa da treta do início ao fim e depois de ver o filme, aboli logo "O segredo" da minha lista de obras admiráveis!

Houve então alguém que me ofereceu um livro chamado "a verdade sobre a lei da atracçâo". Pensei "mais um dos muitos livros que surgem agora a falar do segredo". Mas surpreendi-me quando li o livro, que explica de uma forma bastante racional a lei da atracçâo.

É tão simples como: quando queres muito alguma coisa, deves focar o teu pensamento e consequentemente o teu comportamento nessa coisa. Isto porque é preciso o pensamento para iniciarmos o comportamento. Explica que nada aparece só porque se pensa muito nessa coisa. As coisas aparecem porque se nos focarmos nelas e agirmos no sentido de as alcançarmos, provavelmente alcançalas-emos (esta palavra existe? lol).

Julgo que "o segredo" funciona assim para a maioria das pessoas que leu o livro e que diy que resultou. Julgo que é esse o caso do meu amigo. Começou a focar mais a sua atenção nas coisas que realmente queria e isso motivou-o a lutar por isso. Na verdade, a vida dele tem realmente mudado. Mas não porque ele atraiu as coisas e sim porque tem lutado por elas!

Beijinhos,

Sofia