origem

domingo, 29 de junho de 2008

Euro 2008

Esperei pelo fim do Campeonato da Europa para escrever algo sobre ele. Preferi esperar pelo fim, para fazer um balanço final, em vez de andar aqui com prognosticos.
Antes do inicio deste campeonato, confesso que nunca pensei que a Espanha fosse uma real favorita. Apostava como sempre na "minha" Italia. Sei que a maioria dos portugueses não gosta de os ver jogar, mas não é o meu caso. Há quem considere bonito jogar com toques de calcanhar, virgulas, passes de letra, pedaladas. Para mim o importante é mesmo ganhar. E tacticamente, na minha opinião, é fantastico ver a Italia a jogar, e é isso que principalmente aprecio num jogo de futebol. Não as exibições individuais, mas ver as equipas pelo seu todo. Uma equipa que defenda bem (sem por o autocarro) enche-me as medidas. Considerava também a Alemanha e França como eternas favoritas, e so depois numa segunda linha equipas como Espanha, Portugal e Holanda. Como a maioria das pessoas, enganei-me! A alemanha la foi, solida como uma pedra até a final, mas entre desilusões e surpresas, la vimos uma excelente Espanha chegar á final.
Portugal foi a maior desilusão. Não para mim confesso! Confesso que fiquei positivamente surpreendido ao ver os 1ºs jogos de Portugal, com Moutinho, Petit e Deco em bom nivel, e Ronaldo, Quaresma e Nani como sempre, apenas olhando para o seu umbigo. Liderados por um treinador incompetente (na minha humilde opinião), fizemos um Euro mediocre.
A Espanha, acabou por ganhar merecidamente. Um meio campo de grande qualidade. Iniesta, Fabregas, Silva, Senna, e principalmente Xavi. Que grande jogador este Xavi. Tacticamente perfeito, tecnicamente é uma maravilha ve-lo jogar. Um jogador que tem um gosto enorme em passar a bola, o que para mim é o fundamento de todos os jogos de equipa. Tenho de falar também de um jogador que acho fenomenal. Sergio Ramos! Fantastico! Lateral direito, com uma estampa fisica fantastica, força, velocidade, e aquela raça que adoro ver num jogador! E ainda joga a central com a mesma qualidade! A espanha foi uma equipa, literalmente! E mereceu totalmente ganhar!
Acabo por falar na organização! Pareceu-me um Euro com grandes falhas, sendo a cereja no topo do bolo, a historia do relvado! É uma vergonha ver uma competiçao de topo com palcos destes, e com problemas na distribuição de bilhetes como houve! Quartos de final sem o estadio cheio é mesmo vergonhoso para a organização.
Ultima palavra para grandes jogadores como Arshavin, Pavlyuchenko, Sneijder, Casillas, Xavi e Pirlo.

4 comentários:

Jojo Of The Jungle disse...

Boas meus amigos!

Como sempre, partilhamos exactamente da mesma opinião quando se trata de bola, e não só, mas o caso é futebol, e a equipa que jogou, ganhou ... e mai nada!!!

Holanda - meninos mimados, com excelente ataque e muita sorte, a sorte não lhes sorriu num jogo, amuaram, e perderam.

França - Domenech = merde!!!

Itália - Cantenaccio lindo, meio campo desfalcado, ataque não tão eficaz ... CIAO!

Alemanha - eficácia a 100%, defesa fraca, Frings, Podolski, Ballack, Klose e, claro Schweinsteiger ... que gosto vê-los jogar!

Rússia - surpresa, Arshavin, grande!! Pavlyuchenko, grande!! Não conhecia, e adorei.

Turquia - mais uma surpresa, com um treinador que, a meu ver, devia de ir para nosso seleccionador, ou então treinar o Benfas ... que garra!!

Portugal - concordamos, surpresa boa a nível táctico nos dois primeiros jogos, a dar banho de bola, e depois a barriga cresceu, até no próprio Xô Scolari, e até na Nossa Senhora Caravaggio, e como óbvio, fomos com os porcos...bem feita!!

Croácia - gostei muito de Bilic, o treinador advogado, e compositor e letrista de um grupo de heavy metal!!! Gostei também da equipa, mas ainda é muito verde.

R.Checa - complicado ... apostava forte neles, mas desiludiram-me.

Suiça - esperava mais ... ou não!!

Áustria - não passam disso mesmo.

Polónia - como raio conseguiram ficar em primeiro lugar no nosso grupo de qualificação?! ... será porque pior que eles, só mesmo Portugal? ... ups!!

Roménia - para o próximo Euro vão dar cartas...é cá um feeling!!

Suécia - também nunca vão passar disso mesmo, bons, mas não melhoram!

Grécia - a comprovação de que 2004 foi um engano, bom para eles, mau para nós ... o típico fado nosso ... equipa muito má, feia e treinador ... enfim, 2004 foi um erro!!

Espanha - Casillas, neste momento, e por terem ganho, ultrapassou Buffon; defesa, grande, todos eles, e só superados por um meio campo enorme, Xavi, Fabregas, Iniesta, Xabi Alonso, Senna e David Silva (para mim, este é a grande revelação do Euro, não o conhecia, não sei onde joga, mas é de uma qualidade acima da média, tão bom quanto os outros colegas de sector), e não esquecer que faltaram jogadores como Albelda e Baraja ... O ataque ... personificação da garra, vontade e força, que maravilha!! E não dava nada por eles, porque detesto aquele treinador, e mesmo assim, deu uma chapadita de luva branca a muito boa gente!!!

Bom, o comentário já vai grande, um grande abraço!!!!

Jojo

Sam disse...

David Silva joga no valencia, compra pra o FM que é maquina... lol

excape disse...

Eu tb não o conhecia muito bem, apesar e ja ter visto jogar no Valencia nos resumos da Sportv, gente pobre é assim, mas foi uma agradável surpresa e a revelação da prova para mim.....
Grande David Silva!!
So não fez uma grande final...

Anónimo disse...

La clave estuvo en Marcos Antonio Senna, Cerebro y Pulmón del Equipo Español