origem

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Biodiesel em Sines

"Sines receberá a maior refinaria de biodiesel portuguesa. As obras de construção daquela que será a maior refinaria de biodiesel de primeira geração deverão arrancar em Outubro próximo. A laboração iniciar-se-á no final de 2009, princípio de 2010. A capacidade de produção é de 250 mil toneladas/ano. O porto de Sines receberá as matérias-primas.
A GreenCyber propõe-se investir cerca de 100 milhões de euros na construção de uma refinaria de biodiesel de primeira geração em Sines. A unidade refinará óleos de oleaginosas como o girassol, a soja, a colza, a jatrofa e a palma, que serão maioritariamente (90%) importados do Brasil, Angola e Moçambique, onde serão também feitos investimentos de até 400 milhões de euros na produção.
O porto de Sines será uma peça fundamental em todo o projecto, na medida em que servirá para receber as importações de matérias-primas, e a partir dele poderá fazer-se a exportação do biodiesel, seja por via marítima, rodoviária ou ferroviária.
A proximidade da refinaria da Galp, que poderá ser uma cliente da GreenCyber, foi outro factor que pesou na escolha da localização. O terreno disponível permitirá até triplicar a capacidade de produção, o que os responsáveis da empresa esperam possa acontecer num horizonte de dez anos.
Actualmente existem em Portugal sete unidades de produção de biodiesel, com uma capacidade de produção instalada de 525 mil toneladas/ano. Mas atravessam sérias dificuldades, por força da subida dos preços das matérias-primas.
Entretanto, a Galp e a Petrobrás têm planos para produzir no Brasil 600 mil toneladas de óleos vegetais no Brasil, destinando-se metade a ser refinada em Portugal.
O Governo fixou para 2010 a meta de incorporação de 10% de biodiesel nos combustíveis, num total de cerca de 600 mil toneladas/ano. Actualmente, o nível de incorporação deve rondar os 5%."
in Transportes & Negócios

...para quando uma central nuclear?

2 comentários:

Anónimo disse...

Para quando uma central nuclear (CN)?
Se tivesse voto na materia,responderia para ontem.Até pk uma CN demora cerca de 15 a 25 a ser construida.Temos medo de acidentes nucleares, mas estamos eskecidos k junto da fronteira os nossos hermanos dispoem de pelo menos duas CN.
Haja coragem...à mto que nos verdadeiros paises desenvolvidos esta é uma opção.
Ruca

Anónimo disse...

Thanks very nice blog!
Feel free to visit my page ... bacalao