origem

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Critica Social...

Numa altura em que as pessoas, parece-me a mim, dão mais importancia as aparencias do que a realidade, tenho cada vez mais a certeza que tenho muita sorte, pois tenho um grupo de amigos verdadeiros, com os quais posso contar para as coisas boas e menos boas!
No entanto, desde que me mudei para a capital, que verifico que as pessoas são mais frias, mais fechadas, mais reservadas, menos verdadeiras, logo mais falsas! E isso é das coisas que mais me irrita no ser humano, ser interesseiro e falso, revela falta de caracter e sinismo do mais puro, mas é cada vez mais o mundo que temos.
Nós portugueses temos ainda mais um problema, somos acusados de ser um povo hospitaleiro, que sabe receber como ninguem, mas entre nós, o que somos?? Eu pelo que vejo, somos uma bela porcaria, porque apenas interessa ter um carro, uma casa, um telemovel melhor que o vizinho ou colega de trabalho, alem de umas ricas ferias pagas com cartão de credito ou creditos ao consumo, para ir para fora e depois ir dizer que somos os maiores.
Os putos de hoje, que serão o futuro do nosso pais, apenas se importam em ter um look de "morangos com açucar".
Agora em tempo de crise, ficou tudo iludido com a selecção, e o clima de apoio aos 23de Scolari, esqueçemos até que o petroleo continua a subir como nunca, as gasolineiras sobem agora o preço dos combustiveis às escondidas, mas apenas fomos capazes de vir para a rua apoiar a selecção que por acaso ate é patrocinada pela GALP, a principal culpada da greve dos camionistas, esses sim, tiveram a coragem de sair para estrada e apesar de ser um bloqueio ilegal e infelizmente até com um morto a lamentar, mostraram que isto assim nao pode continuar, e que afinal de contas o Paulo Portas até tinha razão quando quis comprar os submarinos para portugal, porque este pais está a afundar. E se os nossos lideres não tem capacidade para fazer algo por nos contribuintes e cidadãos, temos que faze-lo nós!
Eu tenho uma ideia, tornar este jardim a beira mar plantado um real e verdadeiro paraiso fiscal, viver do allgarve e da madeira, e sair da uniao europeia e ser tipo suiça, e se for preciso até deixar de ser a republica das bananas.
Agora não me venham com tretas da nova ponte sobre o Tejo, que vai custar balurdios, aos contribuintes e melhorar muito pouco a vida de menos de 2 milhões de habitantes, um suposto TGV que vai ligar Lisboa ao Porto para ganhar 30m de viagem, em que o traçado é claramente uma má opcção, o unico que ainda me parece boa idea é o novo aeroporto, visto que vai ter espaço para crescer e poderá ser a principal porta de entrada na europa no futuro.
Agora num país em que o cidadãos nem se respeitam na estrada, não remam todos no mesmo sentido e apenas olham para o seu umbigo ao jeito do que CR faz na selecção, nunca na nossa vida nem na dos nossos filhos, se não os soubermos educar, vamos voltar a ser donos de metade do mundo, como fomos aqui a cerca de 500 anos e não o soubemos aproveitar, nem manter.
Estamos numa epoca de consumismo, temos de tentar ser autosuficientes e aproveitar a nossa geografia para aproveitar ao maximo as energias renovaveis, que essas sim serão o futuro da nossa nação.

6 comentários:

Sam disse...

Concordo contigo em algumas coisas, noutras nem por isso!
Sim temos uma juventude completamente desiteressada do que realmente interessa, e absolutamente sem valores. Sim, nas grandes cidades é muito dificil encontrar pessoas que se entreguem a 100% ás amizades.
Já nao concordo contigo nas questoes do investimento publico. Acho-os importantes.

excape disse...

Quero as vossas importantes opniões, para discutirmos o tema!

Força ai....

Anónimo disse...

Digamos que as obras públicas são muito importantes para o desenvolvimento de qualquer país minimamente saudável, mas Portugal neste momento não o é! Porque no passado terá feito umas asneiras (estádios de mais, etc...),existem coisas mais importantes para além da ponte sobre o tejo (na qual sou a favor de uma, mas que não tenha portagem e se situe entre o Seixal e a Trafaria apenas porque não há alternativa e a ponte 25 de ABRIL está saturada),TGV quem serão os principais utilizadores do TGV? A classe média, média-alta, coisa que está a deixar de existir em portugal cada viagem Lisboa-Madrid irá custar cerca de 100€ só a ida e já não falo do TGV para o Porto que para mim é um absurdo, estou mesmo a ver as carruagens cheias de passageiros para Madrid, com os preços das viagens em low cost que chegam a ser de 10€ a viagem e por falar em low cost o aeroporto não é viável porque as low cost já disseram que não vão aterrar lá bem como muitas outras grandes companhias devido ás taxas que vão praticar, o Aeroporto sá carneiro nem está com os horários preenchidos comparativamente com as principais cidades europeias, há e mais dizem que o aeroporto se vai pagar devido a um centro comercial dento do aeroporto, muito bem, naquela zona existe um outlet, em que supostamente as coisas serão mais baratas e está em risco de fechar porque quase ninguém lá vai, mas vão começar a ir ao centro comercial do aeroporto, sei lá, até pode resultar poderá ser chique ir ao centro comercial do aeroporto. Como já me estiquei nas obras, nas relações posso dizer que não concordo muito, estamos a falar de universos maiores, em que há de tudo como nas pequenas localidades. Quanto à juventude e estou a falar na faixa etária dos 12 aos 18 é a juventude do amuo, amuam com os pais ou com as mães, que normalmente são divorciados gritam com eles e os papás para os verem felizes endividam-se para comprar PSP's, telemóveis, portáteis etc etc.. para que nada falte, mas falta o amor, o carinho, o afecto(como diz um amigo nosso, e é verdade, mas principalmente o RESPEITO e é desses é que eu tenho medo..., esses não sabem fazer mesmo nada, sabem atar os sapatos porque os calçam todos os dias!

Anónimo disse...

Quanto ás obras públicas, não comento, primeiro porque não estou muito por dentro da questão e segundo, porque volta e meia aparece um estudo qualquer que conclui que as escolhas e as contas feitas não estão correctas e afinal o a outra era mais barata ou mais viável.
Quanto á juventude, o respeito para eles é uma palavra que não consta no dicionário, ou se consta deve ter um significado tipo, "Ignorar, não passar cartão, nem que a pessoa com quem estejas a falar tenha idade para ser tua mãe/pai/avô/avó".
As amizades.... em todos os locais é possivel criar laços (gosto desta palavra)!
Quanto ao Euro, na hora do jogo contra a Alemanha tinha aeróbica pra dar, alguém me disse "Eu recusava-me", eu respondi "Não são eles que me paguam". Como se viu, fiz bem em não faltar á minha aulinha!
Beijos

Sam disse...

Na minha opiniao o investimento publico é fundamental! Claro que nao so nas grandes obras, mas tambem! Se nao o fizermos e apontarmos todas os nossos recursos apenas para os aspectos sociais, vamos ter de certeza grandes problemas! Sim, realmente ha coisas mais importantes que pontes, mas... o q? Baixar os impostos? para permitir que o povo se individe ainda mais com o consumismo desenfreado? acho que o investimento é essencial! mas isto é a minha humilde opiniao!
O investimento nas redes ferroviarias é indispensavel, e esta a ser feito um pouco por todo o mundo, visto ser um transporte com os melhores niveis de aproveitamento energetico. Os voos low cost nos dias de hj sao realmente os que mais compensam. mas que garantias podemos ter no futuro? Com o choque petrolifero as companhias low cost serao mesmo capazes de manter as tarifas?
Se me falarem em tgv na ligaçao porto\lisboa, ainda posso concordar que é um pouco demais, visto q na maioria desse precurso os comboios nunca vao andar a "todo o vapor". Mas se essa ligaçao se perlongar até vigo, ja a minha opiniao muda de figura! Acho a ligaçao Lisboa\Madrid uma boa soluçao, independentemente dos preços praticados hj!
Acho o investimento da ponte importante, devido ao novo aeroporto. Que por sua vez, e visto q a portela está obsoleta, tambem era inevitavel. Sou da opiniao que a portela deve ser abandonada depois de alcochete bombar a 100%.

Anónimo disse...

Que dizer... Sinismo e pessoas interesseiras há em todo lado. Nalguns sítios existem mais sim... Mas numa cidade grande é difícil as pessoas estarem interessadas na vida do vizinho e se é novo ou não por ali. É difícil pq vivemos "encaixotados" e sejamos realistas hoje em dia não se pode confiar em ninguém.

Quanto aos investimentos acho que sim, que se devem melhorar os acessos,inovar e renovar...Deveriam investir mais na saúde e na educação mas...

Concordo ctg quanto ao facto de em plena crise haver sempre dinheiro e disponibilidade para a selecção, que convenhamos tiveram aqui em viseu, e a simpatia não é o seu forte, tanto apoio para nada... Enfim!
Mas tb penso que é uma forma do povo esquecer por uns dias a miséria em que vive, e se existe algo que tem esse poder é mesmo o futebol.