origem

quinta-feira, 3 de julho de 2008

1978 vs 2008

Situação: O Pedro está a pensar ir até ao monte depois das aulas, assim que entra no colégio mostra uma navalha ao João, com a qual espera poder fazer uma fisga.
Ano 1978: O director da escola vê, pergunta-lhe onde se vendem, mostra-lhe a sua, que é mais antiga, mas que também é boa.
Ano 2008: A escola é encerrada, chamam a Polícia Judiciária e levam o Pedro para um reformatório. A SIC e a TVI apresentam os telejornais desde a porta da escola.
Situação: O Carlos e o Quim trocam uns socos no fim das aulas.
Ano 1978: Os companheiros animam a luta, o Carlos ganha. Dão as mãos e acabam por ir juntos jogar matrecos.
Ano 2008: A escola é encerrada. A SIC proclama o mês anti-violência escolar, O Jornal de Notícias faz uma capa inteira dedicada ao tema, e a TVI insiste em colocar a Moura-Guedes à porta da escola a apresentar o telejornal, mesmo debaixo de chuva.
Situação: Tens que fazer uma viagem.
Ano 1978: Viajas num avião de TAP, dão-te de comer, convidam-te a beber seja o que for, tudo servido por hospedeiras de bordo espectaculares, num banco que cabem dois como tu.
Ano 2008: Entras no avião a apertar o cinto nas calças, que te obrigaram a tirar no controle. Enfiam-te num banco onde tens de respirar fundo para entrar e espetas o cotovelo na boca do passageiro ao lado e se tiveres sede o hospedeiro maricas apresenta-te um menu de bebidas com os preços inflacionados 150%, só porque sim. E não protestes muito pois quando aterrares enfiam-te o dedo mais gordo do mundo pelo cú acima para ver se trazes drogas.
Situação: Rui, 19 anos, uma fama de playboy ganha à base de andar a comer gajas muito mais velhas que ele, veste roupa de cabedal justinha e cheia de picos metálicos, conduz um Toyota Corolla Van todo lixado; Manda uma queca na Carina, miúda de 15 anos, hiperdesenvolvida, que se destaca já das outras gajas do bairro.
Ano 1978: O Rui é um FILHA DA **** DUM MESTRE !!
Ano 2008: Depois de um linchamento público a nível nacional, com especial destaque por parte de alguns tertulianos televisivos e ministros podres. José Sócrates consegue instaurar a pena de morte em Portugal. Rui tem o horror de ser o primeiro condenado à morte por esta lei nova com carácter retroactivo.
Situação: Fazias uma asneira na sala de aula:
Ano 1978: O professor espetava duas valentes lostras bem merecidas. Ao chegar a casa o teu pai dava-te mais duas porque 'alguma deves ter feito.
Ano 2008: Fazes uma asneira. O professor pede-te desculpa. O teu pai pede-te desculpa e compra-te uma Playstation.
Situação: Chega o dia de mudança de horário de Verão para Inverno.
Ano 1978: Não se passa nada.
Ano 2008: As pessoas sofrem de distúrbios de sono, depressão e caganeira.

2 comentários:

Anónimo disse...

Estamos a ficar de um modo que se me puser a pensar bem...até dá medo!

BMatos disse...

A "voltinha de bicicleta"
1978: Pegavas na tua bicicleta, corrente toda podre, só com travão de trás, desconhecia-se o uso de amortecedor em tal veículo. Abalavas depois de almoço, com mais 10 manos da tua rua e metias-te a caminho da Torrinha. Passavas por cima de todas os buracos existentes, a meio da viagem tinhas o pneu careca de tantas derrapagens, comias marmelos adubados sem passar por água, voltavas a casa com a noite a cair e se possível ainda davas um mergulho no porto-molho. Chegavas a casa, a tua mãe fazia-te a cabeça em merda, afincava-te dois chapadões e ias para a cama sem jantar, a ouvir hinos do tipo "não voltes a repetir a graçinha". No dia seguinte tavas de caganeira (FDP dos marmelos!!!).
2008: Sais para dar uma volta de bicicleta, muito provavelmente sozinho, ou com dois ou três ainda mais pilhos que tu. Limitas-te a ir para uma rua adjacente à tua. Quando a tua mãe assoma a cabeça à janela e grita " Hugo Miguel tás-me a ouvir" e tu não respondes "ovo mãe, ovo", tá tudo f*#ido. GNR, protecção civil, INEM, Bombeiros, Sapadores, o diabo a quatro na demanda pela criança perdida. Voltas passado 15 minutos, o universo congratula-se com tal regresso, vais para o quarto jogas PSP e jantas lasanha.

Times are changing. Deal with it!!!