origem

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Derrame de Crude em Sines

Bem, ando mesmo desactualizado! Deve ser devido á silly season, um gajo perde o ritmo. Não é que ocorreu um derrame de crude em Sines, e eu so soube quase 8 dias depois? Bem, provavelmente para voces isto já é um assunto antigo, mas como para mim é recente, so agora vou postar!
No dia 15 de Julho, ocorreu no terminal de granéis líquidos do Porto de Sines, um pequeno derrame de crude. Segundo a APS aquando da preparação para uma operação de descarga, ocorreu um pequeno derrame de crude junto ao citado posto que se estima em dois mil litros. Também segundo a APS, após o derrame, foram accionadas e montadas "de imediato" barreiras de protecção especiais em volta do posto e iniciadas as acções de recuperação do produto, com o recurso a bombas, recuperadores terrestres e embarcações específicas para o efeito, propriedade da APS. Recolhendo imediatamente, pelos diversos meios, cerca de 1.500 litros do produto derramado. Sendo que os restantes, foram recolhidos nos dias seguintes.
Mas esta não é a unica versão. A Quercus, em comunicado que divulgou nesta Segunda Feira, critica a Administração do Porto de Sines (APS) por falta de informação, "verdadeira e atempada", sobre o derrame de crude que atingiu as praias da área de Sines. Questiona a amplitude do derrame, que a APS disse ser de cerca de 2.000 litros, e fundamenta as interrogações nos factos de o derrame se ter prolongado durante oito dias, de a APS ter dito que foram recolhidos 1.500 litros no dia do derrame e ter chegado neste Domingo à praia do Malhão, a 20 km de Sines. Também segundo a Quercus, fontes não oficiais da APS referiram à associação que "70% dos equipamentos de sucção estão em deficientes condições de operacionalidade".

Resta saber quem diz a verdade neste caso! Eu tenho um palpite! E voces?

2 comentários:

Anónimo disse...

De fonte segura confirmo o estado obsoleto da grande maioria dos equipamentos dessa empressa a A...S. É caso para dizer k o crime continua a compensar.É pena pk agora foram 2000 l, mas amanha pode ser outro Marão.
Infelizmente continuamos com a cultura do desenrasca e do chico espertismos...

excape disse...

eu sujei os pes no domingo no malhão e avivados, pelo que confirmo, ate pq andavam uns senhores do APS a recolher pequenas bolhas de alcatrao, e a olhar para as namoradas dos outros, pelo que a limpeza não foi a melhor, desde já o meu obrigado!