origem

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Liberdade

Pediram-me hoje para fazer um texto, deram-me varios temas à escolha e escolhi liberdade. Aqui fica:

Liberdade ou falta dela. Se nos dias de hoje a liberdade é no nosso dia a dia um dado adquirido, houve tempos em que assim não foi. Tempos de ditadura, em que a liberdade do povo era um grande parte limitada. Limitada por leis e regras de governos e religiões. Ou até regras ditadas pelas mentalidades de uma sociedade onde o ser diferente ainda é apontado a dedo.
E será realmente que esses tempos de falta de liberdade se foram embora definitivamente? Se é verdade que o 25 de Abril trouxe ao nosso país uma lufada de ar fresco, no que à liberdade diz respeito, também é verdade que o que se passa na realidade é um assunto completamente diferente. Nasci em 79, apenas conheci o pós 25 de Abril e não consigo ter noção do que realmente se passou nos tempos da ditadura. Mas o facto de não ter experenciado a ditadura na pele, não faz com que eu não tenha a noção do que já se percorreu na direcção de uma sociedade mais livre.
Mas será que estamos perto de uma sociedade onde se possa dizer que vivemos em liberdade? Será que já percorremos o suficiente? Ou será que as tais regras castradoras da sociedade, cheias de falsos moralismos, continuam a ditar o nosso comportamento, guiando-nos a todos para um percurso de vida semelhante, que sem dar por isso, tal como um rebanho, todos seguimos?
A verdade é que estamos muito longe. E nem nos nossos pensamentos somos totalmente livres. As influencias exteriores, como o caso do bombardeamento da comunicação social, e o seu papel como “opinion maker” é brutal. E influencia em grande parte a mentalidade de um povo.
É muito facil hoje em dia com campanhas na comunicação social, através de opções editoriais fazer da mentira verdade, do culpado inocente ou do justo injusto. E como é obvio isso influencia a opinião publica e a sua maneira de pensar. Tornando esse pensamento condicionado, e por sua vez limitando a sua liberdade.
E se nem nos nossos pensamentos conseguimos ser totalmente livres, será que podemos um dia aspirar a uma liberdade total? Creio que não.
E será que essa liberdade total é compativel com a vida em sociedade? Já diz aquele chavão mais que batido: a nossa liberdade acaba onde a dos outros começa! E uma liberdade total iria provavelmente gerar uma total anarquia. Não compativel com a vida em em sociedade.
Mas quer isso dizer que não devemos seguir buscando uma sociedade mais justa e livre? Penso que não. Embora sendo uma utopia, creio que o caminho a seguir é esse. Continuar a derrubar barreiras com o destino a uma liberdade que sabemos que nunca será total.
Tendo também consciencia que a nivel global existem lugares onde as liberdades são muito mais condicionadas, mas que também existem lugares que já caminharam muito mais nesse percurso rumo à liberdade.
Só temos então de seguir o nosso caminho. Dia após dia.

Filipe Morais

1 comentário:

Manuel Clérigo disse...

Ganda FILIPE! Este artigo estásimplesmente genial.... Muitos Parabéns. Um Abraço.