origem

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

The Ark Hotel


Inspirado nas recentes mudanças climáticas e no aumento do nível do mar, o escritório de arquitetura russo Remistudio resolveu desenvolver o Ark Hotel. Trata-se de um edifício capaz de flutuar no mar. Inspirado ao que me parece na famosa "Arca de Noe".
Segundo o atelier de arquitectura, o mecanismo que o permite flutuar, está na parte iferior da cúpula, cuja estrutura em forma de casco também o deixa ser construído no solo. A estrutura em forma de cúpula é construída com arcos de madeira, cabos de aço e uma camada de plástico. Na revista alemã Der Spiegel, o arquitecto confidenciou que esse projecto poderia levar apenas quatro meses para ser construído, em qualquer parte do mundo. O Ark Hotel, que tem quatro andares, foi desenvolvido para o concurso Architecture for Disaster Relief, realizado pela União Internacional dos Arquitectos.
Ao que parece, o Ark pode ser isolado em caso de catastrofe, criando um ambiente isolado no seu interior. Com espaços verdes, e gerando energia atravez da exploração de recursos termais (geradas pela tecnologia do edificio), solar e éolica, a autosuficiencia da "arca" é garantida.
O Arc, pode ser construido quer no mar, quer na terra. Veremos quanto tempo passa até o poder-mos ver na realidade.

Sem comentários: