origem

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Geração Rasca

Eu faço parte da chamada "Geração Rasca", nasci em 79 e por isso encaixo que nem uma luva nesse grupo de pessoas.
Esta semana conheci uma musica dos Deolinda, chamada "Parva que eu sou" que parece ter vindo revolucionar o mundo. A musica é fraca, a letra é basica e o assunto é mais que batido. Mas incrivelmente parece ter servido de rastilho para acordar algumas mentes adormecidas. Ou entao não, veremos.
A verdade é que a musica gerou um movimento "abre olhos" (como dizia o outro que já ninguem se lembra), e o tema da precariedade voltou a estar em cima da mesa. Parece que até agora, até a Bacalhau ter cantado aquelas rimas terminadas em "ar" ninguem em Portugal se tinha apercebido da precariedade dos empregos, e da verdadeira situação do pais. Alias, lembrando-me das ultimas eleições, acho mesmo é que essas pessoas não querem saber é de nada!
Mas aderir a um grupo no facebook só demora o tempo de um click, e parece que os grupos em volta deste tema, estão a florescer como se já tivessemos chegado a primavera. E a blogosfera borbulha de actividade.
"Está na hora do Povo vir para a rua conforme fizeram os da Tunísia, Egito e dos que vão aparecendo agora!!! Nós portugueses é que somos parvos e deixamos isto continuar", escreveu um internauta no mural do grupo. Além de escrever Egipto à brasileira, parece que acordou agora para a realidade de um pais. Quantas destas pessoas que aderem a estes grupos terão ido votar? Sair para a rua, não brinquem comigo! Deve ser como aquele boicote à Galp e BP, a que toda a gente aderiu no Facebook, mas que ninguem deve ter cumprido, tendo em conta o feedback que me chegou desse mega-movimento civico. E com os combustiveis a aumentar todos os dias.
O jornal Expresso dá hoje espaço a esta revolução de sofa. Dizendo que os animos estão exaltados, que o ambiente no facebook e na blogosfera está a ferver. Que se combinam arruadas e manifestações.
Meus amigos, tal como diz Saramago no seu "conto da ilha desconhecida": os marinheiros já não estão na disposição para sair do conforto do seu lar, para buscar aventuras, nem buscas de terras desconhecidas. E como disse mais acima, um click é uma maneira muito comoda de manifestação.
Vou esperar para ver este novo 25 de Abril cibernetico, com esta musica dos Deolinda como o novo "depois do adeus". E vou já comprar um cravo para enfiar numa porta usb algures no meio da revolução. Ou então vou continuando a falar neste espaço, que tão pouca visibilidade tem, e a achar ridiculas todas estas manifestações portuguesas que nunca dão em nada.
Ai que parvo que eu sou...

11 comentários:

Trinidá disse...

A música e a letra são brilhantes, pá! Fazias melhor? Os Deolinda têm feito um excelente trabalho! Tenho de te levar a um concerto deles para ficares de boca aberta (e não apenas os olhos...) :)
Abr

Sam disse...

Nao discuto os gostos. Conheço os deolinda, e n foi minha intenção dizer mal deles. Até tenho algures por ai o 1º cd deles que me ofereceram, e nem desgosto da sua musica.
O post n era sobre os deolinda, eles apenas foram a desculpa para o verdadeiro tema.
De resto como disse, é uma questao de gosto, eu n acho a letra brilhante, longe disso até. Mas tal como respeito a tua opiniao, acho que, faça ou nao faça melhor, tenho direito à minha.
Mas quem sabe nao faria melhor?
=) abraço e obrigado pelo comentario.

Anónimo disse...

Bom post Sam...Realidade pura e crua!!

J. Afonso

Sam disse...

Já agora um link relacionado
http://geracaoenrascada.wordpress.com/2011/02/11/protesto-geracao-a-rasca/
Um dos movimentos de que falo no post

Filomena Pacheco da Ponte Silva disse...

Que parvos que nós somos (TODOS): os novos da geração rasca e aqueles que os geraram. Quanto à canção dos Deolinda, apesar de pobre em rimas, usa a simplicidade para abordar temas importantes. Creio que nem chegou a ser gravada.
Tem razão quando diz: se não vamos a votos, como iremos para a rua? E gosto da imagem do cravo na porta USB.
Uma pergunta: qual a relação entre o Chaparro de Ferro e o Oceano Ibérico? Entretanto continue a escrever, porque escrever estimula o pensamento e há tão poucos a usar os neurónios...
FILOMENA PONTE SILVA

Sam disse...

Muito obrigado pelo comentario Filomenta.
A relaçao entre o Chaparro e o Oceano Iberico é apenas um conhecimento pessoal. Conheço tanto o Miguel (que até trabalha comigo) como o Rodrigo. Essa é a ligação.

Anónimo disse...

A verdade é que se serviu de alguma coisa tanto melhor...

Também é verdade que, aquando da reportagem da geração à rasca, houve imensas publicações nos murais do facebook... às tantas diziam que ninguém (políticos) fazia nada e perguntavam o que se podia fazer. e eu disse "vamos fazer barulho" e a resposta foi: "para quê? de que serve isso se passa na televisão e dps ng mais se lembra?" ... palavras para quê...?

Sam disse...

Serviu para alguma coisa? Para que?

Anónimo disse...

Pelo menos haverá manifestações...

Sam disse...

Haverá? achas? veremos!

Elite80 disse...

De um país que mudou de um regime (ditadura) para um estado democrático através de uma revolução com flores (cravos)...não se pode esperar mudanças drásticas...nem naquela altura e muito menos hoje!!! Somos do deixa andar...logo se vê...os outros que façam...não estou a ver os meninos que vivem no "Hotel mamã" a virem para a rua "combater" com polícias armados! Não se pode comparar o que se passa no mundo árabe com o que se passa em Portugal, eles se for preciso morrem por uma causa...e nós nem conseguimos abdicar de certos luxos quanto mais da própria vida...

Mas pode ser que me engane...espero estar cá para ver...talvez só no FB ;D

Em relação à Deolinda...bom som SAM ;D

:D

Cumpz.