origem

domingo, 4 de julho de 2010

E já estamos de meias

Meias finais pois claro!
E o Mundial começa a chegar ao fim. Restam 4 semi finalistas, Espanha, Uruguai, Holanda e Alemanha.
Dos favoritos na partida, so resta a Espanha, que com maior ou menor dificuldade lá foi desviando todos da sua frente, para chegar até aqui. A Holanda, é uma meia surpresa. Embora sempre com boas equipas, acho que ninguem esperava que eliminasse o Brasil. Ainda bem que o fez, digo eu! Sobra o Uruguai, equipa como uma enorme alma, e com grande qualidade. Cuidado com eles, ou o benfica ainda acaba por ter o defesa direito campeão do mundo. E para terminar, o meu candidato numero um, a Alemanha. Desde o meu primeiro post sobre o mundial (ESTE) que eu acho que a Alemanha é favorita. É um autentico rolo compressor. Uma maquina de jogar futebol de qualidade, com uma capacidade fisica e táctica que não se ve em mais nenhuma equipa neste mundial. E não me venham aqueles pseudo-teoricos do futebol, que apenas reproduzem aquilo que lêem nos jornais desportivos e ouvem os comentadores da tv, sem o minimo de opinião propria dizer que é uma equipa fria e sinica. Esta Alemanha é uma verdadeira equipa e joga muito. Tem talento, tecnica, força, velocidade e magia. A Alemanha é o meu favorito nº1. De todas as equipas ainda em jogo, acho que apenas a Espanha poderá fazer frente à Mannschaft.
E se os nuestros hermanos continuam em jogo, é porque os navegadores encontraram o caminho maritimo para casa, e a esta hora já estão de papo para o ar a apanhar sol e a ver os jogos pela tv.
Queiros que já tinha passado de besta a quase bestial depois dos 7, voltou novamente a ser o bode respiratorio (como diria Jaime Pacheco) para todos os males da equipa da FPF. Ele que ao cometer aquele impensavel erro de trocar Hugo Almeida por Danny destruiu tudo de bom que a selecção vinha a fazer até ali. Ou então não! Desta vez não vou dar a minha opinião sobre os incidentes do jogo, acho que não vale a pena. Mas meus amigos, acham mesmo que foi essa substituição que nos fez perder? OK o Hugo até tava a jogar bem, mas acham que essa foi a razão? Por amor de Deus! Acham mesmo que foi por ter um modelo de jogo defensivo? Ou apenas terá sido por a Espanha ser realmente melhor que a equipa da FPF?
Temos de ser realistas. E embora Queiros tenha muitos defeitos, que os tem. A realidade é que não temos uma equipa por ai além. A verdade é que temos três, quatro jogadores de topo, e o resto são jogadores medianos, ou um pouco acima da media. Que tentam lutar contra equipas muito mais bem recheadas de talento. Como a Espanha por exemplo, com quase 90% dos jogadores em clubes de topo mundial.
Cada vez mais, o universo de recrutamento de jogadores portugueses é menor. A formação foi abandonada em Portugal. Na federação por Scolari, e o mesmo acontece nos clubes. E ai sim, está o maior dos erros do futebol portugues. E não nas escolhas tacticas de Queiros, embora algumas delas duvidosas. Desde que Scolari entrou para a nossa federação que abandonou por completo as selecções jovens, que nunca mais forneceram jogadores para os AA's. E nos clubes, o não aproveitamento dos nossos jovens é escandaloso, e as suas camadas jovens já estão hoje cheias de miudos estrangeiros. O meu Benfica infelizmente é disso exemplo. Preferindo na sua equipa principal, apostar em jovens brasileiros ou espanhois (por exemplo estes dois do real madrid que agora se fala que podem vir a entrar, ou Kardec e Airton) do que nos jovens valores da sua academia. Como Nelson Oliveira, Marinho, David Simão, Ruben Lima ou Ruben Pinto por exemplo. Como disse Carlos Queiros e muito bem, no dia seguinte à nossa eliminação, o problema está no dinheiro que se investe em formação no estrangeiro, e no que não se investe em Portugal. Só quando entendermos que não temos as mesmas armas, é que vamos entender que não podemos ter as mesmas ambições.
Acho sinceramente que fizemos um mundial razoavel. Destacando as consensuais boas prestações de Tiago, Meireles, Eduardo, os dois centrais e principalmente o Rod Stewart das Caxinas. Fabio Coentrão foi claramente o nosso melhor jogador, e não deve ficar por muito tempo a jogar na Luz. Dito isto acho que a equipa que representou Portugal pode sair de cabeça erguida! Olhando para o seu potencial, não poderiamos fazer muito mais.
Para terminar e por falar em cabeça erquida, hoje vi aquele que considero ser o maior jogador de todos os tempos sair de um campo de futebol de cabeça baixa. El Pibe não tem razões para isso. Perderam contra uma equipa melhor, e isso não é vergonha. A Argentina foi a equipa que mais bonito jogou neste mundial, e é realmente uma pena que fique por aqui. Maradona não tem de se envergonhar. Embora também tenha cometido os seus erros (para mim o mais gritante é a não convocatoria de Cambiasso) Maradona brindou-nos com uma grande Argentina, e calou aqueles que diziam que ele não tinha unhas para esta guitarra. Pois eu acho que teve, e toda a sua paixão pelo jogo, auxiliadas por uma boa equipa tecnica foram suficientes para nos brindar com uma Argentina de grande nivel. Esta era a minha equipa preferida neste mundial, e ficou hoje pelo caminho. Acho que El Pibe deveria ter saido de cabeça bem alta e orgulhosa. Afinal só pode ganhar um.

Ps.
Os Brasileiros dizem que Deus enviou Pélé à terra para ensinar futebol aos simples mortais.
Mas Maradona imediatamente desmentiu: "-É falso! Eu nunca enviei ninguem à terra!"

Ps2.
Esperarei por as cenas dos proximos capitulos para falar da transferencia de João Moutinho para o Clube Corrupto na Forma Tentada. Pois já existem grandes teorias da conspiração sobre o facto. Com alguma logica diga-se.

Sem comentários: