origem

terça-feira, 20 de julho de 2010

Post de pré-época

Ainda vai a meio a pré-época, e também ainda não houve aquele frisson das grandes contratações. Até agora os unicos motivos de frisson oferecidos pelo nosso futebol, são os remates das equipas adversárias à baliza do Benfica. Que podem ter dois resultados: "Vá lá! Esta defendeu!" ou então "Ups". Roberto é mesmo a nuvem que paira no plantel benfiquista. Se os outros reforços tem dado boas indicações, o contrário se passa com o alto e caro guarda redes espanhol. Sinceramente tinha preferido contratar Eduardo. E não digo isto devido aos frangos de Roberto, mas sim porque Eduardo é bom guarda redes, mais barato e porque principalmente é Portugues! Quanto a Roberto é um completo desconhecido para mim, e o pouco que vi dele não gostei! Vou esperar para ver.
Nico Gaitan parece-me ser um optimo jogador. E o nome Nico faz-me sempre lembrar o "Nikko Turbo Panther" um clássico da minha juventude. Para quem não sabe era um carro telecomandado todo o terreno. Voltando ao jogador, com outras caracteristicas de Di Maria, parece-me também um desiquilibrador, e vai-nos ser muito util. Só acho que não temos alternativas para os flancos, e essa tem de ser uma lacuna a colmatar.
Outro problema entre mãos é o defesa direito. Se Ramires sair acho que o seu substituto natural é Amorim de quem falarei mais à frente. E se ele ascender a titular indiscutivel da equipa, não poderá ser o defesa direito suplente. Luis Flip não é solução.
Jara é um lutador, mostra bons pormenores e boa margem de progressão. Pode beber muito da presença de Saviola. Esperemos que corra bem!
De Fabio Faria tenho a mesma opinião. Muito jovem, qualidade, polivalencia, boa margem de progressão. Que fique no plantel, que cresça com a presença dos internacionais, mundialistas e campeões nacionais que tem ao seu lado.
Luis Flip e Balboa não tem claramente qualidade para garantir lugar no Benfica. Peixoto está na fronteira.
Foi com alguma pena que vi a saida de Miguel Vitor do plantel, e é com mais pena ainda que vejo que os jovens da academia integrados no plantel para esta pré-época apenas lá estão a fazer numero até que cheguem os mundialistas. Creio que temos jovens de valor suficiente para ficar no plantel. Casos de Leandro Pimenta, David Simão, Mario Rui (excelente defesa esquerdo) e principalmente Nelson Oliveira. Quero ver também o que vai acontecer a Roderick. Continuo sem entender (quer dizer eu até entendo...) o porque de não existirem receios em apostar em jovens brasileiros e espanhóis, mas no que toca a portugueses, ai o assunto já ser diferente.
Tenho de falar também de Rubén Amorim. Consensual no terceiro anel, espero que se Ramires sair, ele se torne indiscutivel no onze encarnado. Reconheço-lhe todas as qualidades para ser capitão do Benfica não apenas no futuro, mas também no presente.
Nesta pré-época salta também à vista Alan Kardec. A sua evolução desde que está de aguia ao peito foi brutal. E é hoje um outro jogador. Se na época passada deixou bons pormenores, neste momento JÁ é para mim o ponta de lança titular desta equipa. Razões? Obvias! Vejamos então. Movimentação, jogo aério, disponibilidade fisica, trabalho de pressão, remates, passes, assistencias, golos. Kardec parece-me um avançado completo e com qualidade suficiente para assumir o lugar. Já o seu rival para o lugar, é um matraquilho que quer aumentar o ordenado ou sair do Benfica. Boa viagem!

Ps. Continuo a ler noticias sobre o melhor jogador do mundo, o grande Givanildo Aquele que já fez dois golos e uma assistencia na pré-época. O tal que não foi ao Mudial porque foi tramado! Ainda mais que o Roger Rabbit. Ele que foi obrigado a agredir um Stewart para defender a sua honra (história que ninguem ve nas imagens). OK se a ideia é promover o jogador na imprensa desde já, eu também ajudo! Há por ai alguem que compre o Givanildo?

Ps2. Quanto aquele clube das riscas cor de escarreta. Parece que se está a tornar invisivel. Há um ano que não os vejo!

2 comentários:

RT disse...

Boas, cá estou eu de volta aos comentários (tinha de ser num post de bola :P)

Quanto à questão do GR: Não tinha desgostado de termos contratado o Eduardo, pelas razões que disseste, no entanto é o Roberto que temos por isso é o Roberto que eu apoio. Tem dado frangos e mostrado insegurança nos jogos? É verdade. Mas tem impressionado nos treinos e pelo que já vi dele no youtube parece ter qualidade acima da média. Eu vou apoiar enquanto espero para ver melhor. O factor psicológico é muito importante nos GR e acho estúpido começar já a mandar abaixo e queimar um potencial bom jogador, que custou muito dinheiro, só porque está a ter um começo tremido.

Também gostei do Gaitan. Dadas as suas características, tem futebol tecnicista e de combinações, parece-me até mais adequado ao modelo ofensivo da equipa que o Di Maria. Concordo também que temos uma lacuna nos flancos. Balboa não existe. Urreta devia ter ficado no plantel.

Concordo com a tua análise do Jara mas não com a do Fábio Faria. Daquilo que vi não me parece ter qualidade suficiente para ficar no plantel, pelo menos a central (defesa esquerdo foi menos mal). Miguel Vítor é melhor e é da casa. Falaste no miúdo Mário Rui, defesa esquerdo dos júniores. Já vi uns jogos dele e gostei muito, parece que temos ali jogador.

Também sou grande admirador no Ruben Amorim, tem tudo para ser capitão do Benfica... mas não no presente. É necessário tornar-se indiscutível na equipa (talvez este seja o único benefício da provável saída do Ramires, se ele ficar com o lugar) e afinar as capacidades de liderança, parece-me que no balneário ainda é visto como um jovem. Mas tem cabeça, carisma, e acima de tudo, amor pelo Benfica, está no bom caminho.

Quanto à questão Kardec vs Cardozo... Gostei muito do que vi do Kardec. Reconheço que tiveste um olho muito perspicaz, conseguiste ver nos pouquíssimos minutos de jogo do Kardec na época passada o que eu só consegui ver em 2/3 jogos nesta pré-época. Tem realmente tudo o que dissteste: movimentação, jogo aério, boa integração no jogo ofensivo, boa finalização, etc. Espero que continue assim, finalmente o Cardozo vai ter concorrência à altura! Que o melhor seja titular!

Cumps

Rui

Sam disse...

Exacto Rui, tamos de acordo em quase tudo, apenas na questão do fabio faria ha ai uma diferença. Acho que ainda n atingiu o nivel para ser titular. mas acho q nesta fase será muito mais util a sua presença no plantel convivendo com a realidade do clube e habituando-se à pressao de envergar uma camisola c este peso, do que ser posto a rodar. Tb gostei mais de o ver a lateral. acho q vai ser util ficar no plantel para ir entrando e a jogar jogos menos importantes. daqui a uns anos, poderá assumir a titularidade. quando estiver preparado. Acho que nem sempre os emprestimos sao as melhores opçoes.
Disseram-me hj q roderick vai para o rio ave. tenho pena! Mas se vai, q jogue!