origem

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Post inutil

Realmente é inutil este post. Tal como o são a maioria dos posts na maioria dos blogs. Posts sobre injustiças, corrupção, crimes, e teorias da conspiração só servem mesmo para mostrar um desabafo, e infelizmente tem muito pouco resultado prático. Para não dizer nenhum.
O nosso amigo Sandro enviou-me há uns dias ESTE VIDEO. Não o coloco aqui por não me ter agradado a 100%, por me ter parecido algo sensacionalista. Fica o link.
O documentario de nome Operação Pandemia tem partes muito interessantes, sobre a teoria da conspiração da gripe A, e gripe das aves. Tem também outras partes que me levaram a não postar o video, mas no geral é bastante interessante.
Como é obvio todos nós torcemos o nariz quando começamos a ouvir falar nos lucros enormes das farmaceuticas quando surgem estas pandemias que vão dizimar a humanidade. Mas a verdade é que ninguem tem maneira de provar seja o que for. E é por isso mesmo que os posts são inuteis. Exactamente da mesma maneira que são inuteis os posts sobre a corrupção ou a asfixia democrãtica.
Tal como também é inutil falar do que é realmente importante, e que não é uma teoria da conspiração. É verdade que estão a ser gastos por todo o mundo milhões com os medicamentos para a gripe A. E se calhar estão a ser bem gastos. Mas porque é que não se faz o mesmo com outras doenças e causas de morte? Disso sim é importante falar, mais do que qualquer teoria.
Porque não aparecem nas noticias os dois milhões de pessoas que morrem anualmente com malaria, ou diarreia, ou os 10 milhões de pessoas que morrem anualmente com doenças menos graves como o sarampo ou a pneumonia? E depois se dá este tempo de antena, e se gastam estes recursos com uma doença que matou até ao momento no mundo inteiro cerca de 400 pessoas (numeros retirados do documentario em questão). Quantas pessoas morrem por ano, só em Portugal devido a acidentes rodoviarios?
Aqui não se trata de teorias da conspiração, apenas de achar que se deveriam gastar os recursos de igual maneira. E dar realmente prioridade aos casos mais preocupantes. Apenas isso.
Tal como disse, um post inutil.

Ps. Tenho de voltar a escrever coisas mais bem dispostas. Que saudades dos meus posts sobre o pão e sobre grandes duvidas da minha vida.

2 comentários:

Banna disse...

Normalmente somos polos opostos, mas hoje concordo plenamente contigo, não acrescento nem mais uma virgula ao teu post, sobre o dinheiro dos medicamentos e farmaceuticas, assino por baixo...

Cumps.

Pi disse...

Já o tinha visto há uns dias e achei bastante interessante. Há certos factos que desconhecia completamente. Outros que qualquer mente ciente da actualidade do Mundo consegue tirar por sua própria conclusão.