
A palavra em si, azulejo, tem origem no árabe azzelij (ou al zuleycha, al zuléija, al zulaiju, al zulaco) que significa pequena pedra polida e era usada para designar o mosaico bizantino do Próximo Oriente. É comum, no entanto, relacionar-se o termo com a palavra azul (termo persa لاژورد: lazhward, lápis-lazúli) dado grande parte da produção portuguesa de azulejo se caracterizar pelo emprego maioritário desta cor, mas a real origem da palavra é árabe.
No ano de 1498 o rei de Portugal D. Manuel I viaja a Espanha e fica deslumbrado com a exuberância dos interiores mouriscos, com a sua proliferação cromática nos revestimentos parietais complexos. É com o seu desejo de edificar a sua residência à semelhança dos edifícios visitados em Saragoça, Toledo e Sevilha que o azulejo hispano-mourisco faz a sua primeira aparição em Portugal."
Podem visitar o site do Museu Nacional do Azulejo para aprender alguma coisa que não tenha sito retirada da Wikipedia, tal como este post (por isso toda a informação que aqui está é bastante duvidosa).
É incrivel como não me lembrei de uma só piada para fazer acerca de azulejos, o que torna este post muito mais interessante do que o post que queria fazer sobre a vitoria do Glorioso para a Liga Europa. Mas pelo menos não falo de bola. Isso é que importa!
Já só faltam os pelos encravados.
3 comentários:
Não te esmeraste!
Sam, horrivel, com O grande, lool...
lol
Aplaudo o manter da palavra!
Enviar um comentário