origem

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Toma e embrulha! (parte II)

Ora o que escrever num post sobre azulejos? Não é sem duvida um tema facil, mas alguma coisa se vai arranjar."O termo azulejo designa uma peça de cerâmica de pouca espessura, geralmente, quadrada, em que uma das faces é vidrada resultado da cozedura de um revestimento geralmente denominado como esmalte, que se torna impermeável e brilhante. Esta face pode ser monocromática ou policromática, lisa ou em relevo. O azulejo é geralmente usado em grande número como elemento associado à arquitetura em revestimento de superfícies interiores ou exteriores ou como elemento decorativo isolado.
A palavra em si, azulejo, tem origem no árabe azzelij (ou al zuleycha, al zuléija, al zulaiju, al zulaco) que significa pequena pedra polida e era usada para designar o mosaico bizantino do Próximo Oriente. É comum, no entanto, relacionar-se o termo com a palavra azul (termo persa لاژورد: lazhward, lápis-lazúli) dado grande parte da produção portuguesa de azulejo se caracterizar pelo emprego maioritário desta cor, mas a real origem da palavra é árabe.
No ano de 1498 o rei de Portugal D. Manuel I viaja a Espanha e fica deslumbrado com a exuberância dos interiores mouriscos, com a sua proliferação cromática nos revestimentos parietais complexos. É com o seu desejo de edificar a sua residência à semelhança dos edifícios visitados em Saragoça, Toledo e Sevilha que o azulejo hispano-mourisco faz a sua primeira aparição em Portugal."
Podem visitar o site do Museu Nacional do Azulejo para aprender alguma coisa que não tenha sito retirada da Wikipedia, tal como este post (por isso toda a informação que aqui está é bastante duvidosa).
É incrivel como não me lembrei de uma só piada para fazer acerca de azulejos, o que torna este post muito mais interessante do que o post que queria fazer sobre a vitoria do Glorioso para a Liga Europa. Mas pelo menos não falo de bola. Isso é que importa!
Já só faltam os pelos encravados.

3 comentários:

Unknown disse...

Não te esmeraste!

Banna disse...

Sam, horrivel, com O grande, lool...

Senator Buscetta disse...

lol

Aplaudo o manter da palavra!