origem

sábado, 5 de abril de 2008

O pão!

Há um misterio que me persegue há uns tempos. Já falei com varias pessoas sobre ele, mas ninguem me consegue dar uma resposta razoavel. E na maioria dos casos as pessoas ficam tão intrigadas como eu! Talvez voces me possam ajudar.
Quando é que o pão, passa de mole a duro? Qual é a fronteira, o momento, em que o pão se torna duro? Ha varias teorias sobre o assunto! Varios filosofos, estudiosos, pensadores por esse mundo fora se questionaram sobre isto! Mas.. e respostas? Pois é meus amigos, não ha respostas! Mas todos nós temos teorias sobre tudo, por isso vou deixar-vos a minha!
Ora a minha teoria é bastante simples, a razão porque nós não sabemos o momento exacto, em que o pão se torna duro, é porque isso acontece durante o nosso sono! O pão espera que nos deixemos dormir, para "endurecer". Vejam estes dois exemplos em que me apoio para formar esta teoria!
Exemplo 1: Uma noite normal de semana. Dormes cedo, acordas cedo! As 6h da manha, tomas o pekeno almoço, e o pão de ontem está... Duro! É melhor uma torradinha! Exemplo 2: Vais sair a noite, voltas por exemplo as 6h da manha, cheio de fome. Vais á cozinha, e comes pão. E incrivelmente o pão está... mole! So pode ter uma explicaçao o pão so endurece durante o nosso sono! O sono é o elemento potencializador do endurecimento do pão! Seja a que horas for, so depois de umas horas de sono, é que notamos que o pão ficou duro! E isto acontece com qualquer tipo de pão, desde o papo-seco, ao cacete, passando pelo pão de mafra, ou pelas bolinhas! Mas ai chegamos ao pão alentejano. E tudo muda! O pão alentejano não endurece com o sono, dura mais dias! Porque? Será o pão alentejano o Uri Geller dos pães? (nah, ate para o Uri ja ha explicação, e não quero acreditar que o nosso pão seja uma fraude) Será porque os alentejanos dormem tanto, que se o nosso pão ficasse duro com o sono, não duraria nada? Uma hipotese! Será o pão alentejano uma prova da selecção natural? Em que só os melhores é que resistem? Porque disso não ha duvidas! O pão alentejano, é o melhor!
Por favor, se alguem tem a resposta para isto, que a deixe nos comentarios ou envie por mail! Pois este é um assunto que atormenta os autores deste blogue ha tempo demais!
Obrigado...

7 comentários:

Anónimo disse...

Quer-me parecer que o responsável por o endurecimento do pão é "uma"! A Fada Dentinho!!! É uma especie de negócio da noite! Se pensarmos bem, está tudo relacionado...ela endurece o pão, os putos trincam o pão duro e caem-lhes os dentes! Quase aposto que as notas que essa "cabra" deixa são falsas! E ela depois usa os dentes pra fazer placas e ganha balurdios.
Convoco todos pra fazer uma espera á Fada Dentinho...essa cabra!

Banna disse...

Porque endurece o pão, porque endurece o pão, vou tentar largar o mais sábio dos meus comentários alguma vez feito a um blog, a razão porque o pão endurece é pura e simplesmente por perder água. Mas o pão perde água? Ah pois é meus amigos, o pão é constituído, apenas por água, farinha de trigo sal e fermento, que contêm um polímero chamado amido, e é esse gajo denominado de polímero que nos obriga a comer torradas ou pão duro ao pequeno-almoço (pão proveniente do dia anterior claro, se tirares o cu da cama mais cedo e fores comprar pão, de certeza que terás pãozinho quentinho e molinho). O pão, quando vai ao forno, torna-se uma pasta elástica. Nesta fase, o amido (o tal polímero…) é aquecido a 600°C e têm a textura de uma gelatina. Depois de feito o pão, com o passar do tempo, o pão tende a voltar à temperatura ambiente, as cadeias de ligação (isto tem algo haver com a química e a física, que não entendo um cacete) interagem com mais força entre si, obrigando a água a sair, ao isso acontecer o pão fica menos húmido, e funciona como o barro, sai a agua, enrijece… O porquê de isso acontecer à noite? Ou melhor quando vamos dormir? Primeiro, quando vais para a borga, quando voltas, vens com uma BEBEDEIRA que nem sentes absolutamente nada, e pensas tu que o pão está molinho… Mas é simples, é devido ao arrefecimento do ambiente, como tinha referido em cima, com o “esfriar” das moléculas o pão fica mais duro, durante a noite a temperatura desce, logo mais depressa o pão fica rijo. Podemos até fazer um teste, quando o pão está duro, damos-lhe um ligeiro aquecimento, ele fica mole por alguns segundos, é o processo novamente, mas numa escala muito mais reduzida, pois as propriedades física ou químicas dos elementos do pão são muito frágeis… Agora voltamos a outra questão, porque o pão alentejano, demora mais tempo a endurecer? Bem ai, a coisa complica, mas dizem os entendidos que é devido a dois factores, primeiro o facto da temperatura ambiente ser mais elevado que no resto do país, e a segunda, porque no pão alentejano, os ingredientes são os mais naturais possíveis, dai o pão conservar as suas propriedades durante mais tempo… Espero ter ajudado em alguma coisa… Continuem Bro’s, estou a gostar, um abraço aos dois…

Anónimo disse...

Olha este...deve ter mania que é Doutor!!
Continuo a achar mais piada á Fada Dentinho!

Anónimo disse...

Depois do comentário do banna nada mais há a dizer...

BMatos disse...

Bem, o que posso dizer é que, enquanto não comermos o pão que o diabo amassou, estamos bem.
Além disso, deixo aqui um repto delicioso: Açorda de Pão Torrado. Absolutamente fantástico!!!
Enjoy

Anónimo disse...

Banna, mas tu estás a tirar o curso de padeiro, ou o curso de protecção civil tem uma cadeira de introdução ao pão para eventuais catastrofes?

Banna disse...

Digamos que apenas, se resume a cultura geral, mas em caso de catastrofe... pão e água lol...
já agora posso deixar mais uma questão pertinente no ar... Em contacto com o meio ambiente, o pão endurece e a bolacha amolece???
Para mais uma reflexão sábia :D