origem

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

É mais económico andar com os vidros abertos ou com o ar-condicionado ligado?

Deixo-vos mais um texto do nosso amigo Ruca.



Venho aqui partilhar algo interessante que vi na série Mythbusters….
Como sabem, o motor necessita de queimar combustível e quanto mais obstáculos o automóvel tiver no seu caminho, mais força o motor terá de fazer e consequentemente mais fuel vai gastar.
Estes obstáculos são nada mais do que as forças de atrito, tal como a resistência do ar. Se o carro for com uma velocidade baixa, a resistência do ar também é baixa e o contrário também é verdade. Ora se o carro estiver com os vidros abertos, a resistência do ar produzida é maior do que com os mesmos fechados, pois a área de contacto é maior.
No entanto, o AC também utiliza combustível como forma de energia. Então, o combustível utilizado a mais pela força adicional que o motor precisa fazer para compensar o atrito adicional com os vidros abertos é maior que o combustível utilizado pelo AC? Até que ponto isso é verdade?
Os Mythbusters foram para o terreno e constataram que, quando se mantém uma velocidade inferior a 80 km/h, o consumo de combustível, devido à resistência do ar, é inferior que o consumo do AC. Logo, neste caso, é melhor abrir os vidros e colocar os cabelos ao vento. Para os mais aceleras, isto é, para velocidades superiores a 80 km/h esta relação de consumo é invertida. Neste caso, feche os vidros e ligue o AC.
Para quem como eu não tem AC no carro estes problemas não se colocam...temos de levar com a o vento quente e o barulho do vento que abafa por completo o som do rádio.

Ruca

1 comentário:

JQueimado disse...

É então uma boa desculpa/oportunidade para comprares um carro com uma boa aparelhagem de rádio!!!!HAHAHAHAHA
Tipo xuning, com subbufas e tudo!!!!HAHAHAHA