origem

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

X

Memorias!
Foi para ai em 88 ou 89. Ainda não ligava praticamente a musica. O Sapo Jururu na Pre-Primaria não conta. Só ouvia o que passava na televisão, e o que o meu irmão gostava! Coisas como o Final Countdown, Jean Michel Jarre e Trovante não saiam dos Tops.
Mas lembro-me do dia em que as coisas mudaram, e comecei realmente a gostar de musica! Lembro-me que ia a subir a minha rua, e ao passar na loja em frente a minha casa (a do Rita para quem conhece, aquela que tem tudo mais barato!) vi a cassete que ia mudar a minha vida. Pelo menos em termos musicais. Lá estava ela naqueles suportes giratorios, provavelmente ao lado de grandes artistas da altura como a Tonicha, o Jorge Fernando, a Raffaella Carrà ou provavelmente alguma cassete com anedotas do Cantiflas ou do Badaró (já lá estás Maestro da Charanga!).
Acho que era pirata, tinha so para ai 3 musicas de cada lado, capa escura em com um grande X vermelho. Infelizmente não sei o que é feito dela! Lá dentro, coisas como a "Casinha" e principalmente o "Sou Bom", fizeram-me ouvir aquilo repetidamente.
Foram mesmo os Xutos que me fizeram despertar para a musica. Não sei em que mes se deu a historia dessa mitica cassete, mas sei que estavamos perto do 25 de Abril, e para quem não sabe, o 25 de Abril, é em Odemira! E o grande nome desse ano eram mesmo os Xutos. Eu nem sei se nesse ano não vieram também cá os Trovante. Se sim, foi provavelmente o melhor 25 de Abril de sempre! É o primeiro concerto de que tenho memoria de ver de principio ao fim, a curtir a musica. Com os braços no ar a fazer um X (eu nem sabia bem o que tava a fazer, mas os outros faziam, e eu fazia também! Era para dar estilo!). Vi esse concerto no terraço do Restaurante Escondidinho, mais uma vez para quem não sabe, é uma especie de bancada VIP para os concertos das festas do 25 de Abril, e foi fantastico.
Nunca me vou esquecer dessa noite, nem dessa cassete. Que ao lado da colecção de musica dos anos 60 do meu pai e de perolas como a banda sonora do TopGun e da Tieta, ou um best of caseiro dos Trovante, tocaram no autoradio da minha Austin até gastar a fita.

Sou Bom - Xutos & Pontapés

Sem comentários: