origem

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Change?

Deve ser o primeiro post Pseudo-Politico do Chaparro. Pseudo porque não me acho em posição de dissertar muito a serio em assuntos em que não estou completamente a vontade! Mas a vitoria de Obama merece um post, e um comentario deste humilde Blog.
Depois de ver nas noticias as diferentes reacções á vitoria de Obama, vejo que para os Afro-Americanos (e negros em geral) trata-se principalmente de uma questão racial! Pareceu-me a mim que davam maior importancia a Obama ser negro, do que tudo o resto que na teoria significa a sua eleição. Para mim esse não é o principal motivo de satisfação pela eleição do senador de Illinois. Nem para mim, nem para a maioria dos Democratas (não negros) que falaram na televisão. Ai a questão politica vinha mais ao de cima, e a esperança na melhoria economica era o ponto principal.
Mas sim, foi uma grande vitoria, principalmente para derrotar um partido Republicano a cheirar a mofo, e completamente retrogrado e cheio de falsos moralismos. Apoiado em politicas belicas que a meu ver, deveriam estar completamente obsoletas!
Mas não foi apenas a vitória de um democrata depois de longos e penosos anos de presidência republicana, foi a vitória conseguida com a maior participação popular em cem anos e com o resultado mais expressivo das últimas décadas. Foi um grito de revolta dado pelos americanos a dizer basta a um partido que durante dois mandatos lhes fez a vida negra quer no plano da política interna quer no plano da política externa. E com resultados a vista, tanto para Americanos, como para as pessoas de todo o mundo!
Obama candidatou-se com um discurso de mudança e recebeu dos seus cidadãos o mandato. Um pouco por todo o mundo existe hoje um sentimento de esperança, e de que hoje se está a escrever historia, e que estamos a testemunhar uma mudança historica a nivel mundial! Eu sou sempre um pouco ceptico. Opto por um prudente "vamos ver". O poder dos lobbies é muito forte, e tem o seu expoente maximo no pais do Tio Sam.
Pelo menos ja estamos a notar alguns efeitos praticos da eleição do amigo Barack, o dolar subiu, e em consequencia o petroleo ja desce... como dizia o amigo Prestrelo. "É disto que o meu povo gosta!"


Lump - Presidents of the USA

Sem comentários: