"O termo azulejo designa uma peça de cerâmica de pouca espessura, geralmente, quadrada, em que uma das faces é vidrada resultado da cozedura de um revestimento geralmente denominado como esmalte, que se torna impermeável e brilhante. Esta face pode ser monocromática ou policromática, lisa ou em relevo. O azulejo é geralmente usado em grande número como elemento associado à arquitetura em revestimento de superfícies interiores ou exteriores ou como elemento decorativo isolado.A palavra em si, azulejo, tem origem no árabe azzelij (ou al zuleycha, al zuléija, al zulaiju, al zulaco) que significa pequena pedra polida e era usada para designar o mosaico bizantino do Próximo Oriente. É comum, no entanto, relacionar-se o termo com a palavra azul (termo persa لاژورد: lazhward, lápis-lazúli) dado grande parte da produção portuguesa de azulejo se caracterizar pelo emprego maioritário desta cor, mas a real origem da palavra é árabe.
No ano de 1498 o rei de Portugal D. Manuel I viaja a Espanha e fica deslumbrado com a exuberância dos interiores mouriscos, com a sua proliferação cromática nos revestimentos parietais complexos. É com o seu desejo de edificar a sua residência à semelhança dos edifícios visitados em Saragoça, Toledo e Sevilha que o azulejo hispano-mourisco faz a sua primeira aparição em Portugal."
Podem visitar o site do Museu Nacional do Azulejo para aprender alguma coisa que não tenha sito retirada da Wikipedia, tal como este post (por isso toda a informação que aqui está é bastante duvidosa).
É incrivel como não me lembrei de uma só piada para fazer acerca de azulejos, o que torna este post muito mais interessante do que o post que queria fazer sobre a vitoria do Glorioso para a Liga Europa. Mas pelo menos não falo de bola. Isso é que importa!
Já só faltam os pelos encravados.

3 comentários:
Não te esmeraste!
Sam, horrivel, com O grande, lool...
lol
Aplaudo o manter da palavra!
Enviar um comentário