origem

domingo, 12 de outubro de 2008

Portugueses ao volante

Como escrevi no outro dia, tenho andado sem inspiração. Há por ai muita coisa a roubar-me a atenção! Hoje quase que me obriguei a escrever, chega de palha, de musicas, de videos, de horas do bau ou de posts sobre bola! Decidi-me a escrever qualquer coisa de jeito. Então fiz uma busca profunda pela blogosfera à procura por inspiraçáo. E não é que resultou? Finalmente um tema para um post, uma coisa que me dá um gozo fantastico de dizer mal! Os portugueses e os seus carros!
Comportar-se como um animal ao volante é tão português como o fado, como ser do Benfica ou como a chico-espertice. Comprar um Honda em 2ª mão, meter um aileron na oficina do bairro e testar o bólide na ponte Vasco da Gama é português. E dizer mal dos outros também. Eu como sou tuga, e não sou um passadinho dos carros, fico-me pelo dizer mal!
Começo por falar de mim, e do que para mim é importante num carro. Estetica, consumo, fiabilidade e conforto. São estes os quatro items que eu mais valorizo num carro. Não me interessa a cavalagem, a cilindrada, o turbo, os ailerons ou o que quer que seja!
Para mim um carro é um simples meio de transporte, não é uma extenção da nossa masculinidade, nem muito menos pode ser usado para uma afirmação social. Como ja escrevi anteriormente, o mainstream e o consumismo são coisas que me fazem mesmo muita confusão. Não sei como é no estrangeiro, mas aqui é certo que o tuga gosta muito de ter sempre a galinha melhor que a do vizinho! E acho que é mesmo disso que se trata, do sindrome "a minha pila é maior que a tua!" e se não é, pelo menos o meu carro anda mais!
E tou a falar do cidadão comum, nem sequer ainda toquei naqueles que se julgam os Vin Diesels da Brandoa, aqueles que viram o filme e foram directos rebaixar os seus Hondas e rapar o cabelo. Porque para falar disso, tinha te tar aqui horas e horas, Tunning, streat racers. Para mim é tudo a mesma merda. Ah e tal o xunning não é tunning, o streat race não demontra a arte do tunning. ARTE? Onde é que comprar peças e montar tudo o quanto se possa por num carro para o deixar horrivel é arte? Se o tunning é arte, o LEGO também o é! Que anedota! Para mim, todas essas xunices são lamentaveis, e alvo de chacota. Mas o pessoal do boné e da bolsa LaCoste gosta de ouvir as kizombas dentro dos carros.. o que é que se pode fazer...
Eu sei que estou a ser um pouco cruel, mas comparo essas pessoas em portugal aquele chamado White Trash americano que aparecia no Jerry Springer show. Ailerons, Neons, Abufadeiras, Subwoofers, e todas essas paneleirices são um completo disparate e um desperdicio de dinheiro para mim. Da mesma forma que artilhar os motores para fazer os carros andar mais o é! Se temos limites de velocidade, para que se quer que um carro que dá 200 chegue aos 250? Para que? Não entendo! As unicas alterações que tolero, são aquelas para reduzir consumos, reduzir emissões de gases poluentes, aumentar a segurança! Com isso é que o pessoal xunning se devia preocupar. Mas não... kitar é muito mais cool!
Mas ainda há coisas que me incomodam mais que o tunning. A irresponsabilidade dos condutores portugueses. Quem anda na estrada (e todos andamos), ve todos os dias os xicos espertos dos tugas, descarregar as frustrações das suas vidas na estrada, julgando-se autenticos Loebs da Trafaria, e colocando as suas vidas e as dos outros em perigo. Ele é excesso de velocidade (bem, desta então ninguem se escapa, não conheço ninguem que respeite os limites), ele é conduzir com alcool, ultrapassagens de risco, falta de seguros e ate conduzir sem carta é um classico em Portugal. Pessoal eu passei muito do meu tempo dos ultimos 3 anos ao volante de um carrito, geralmente andava a 80, para poupar. Continuo a conduzir muito, e espero nunca ter um acidente por causa de um gajo que não conheço de lado nenhum. Eu não tenho culpa das frustrações da vossa vida. Que não gostem dos trabalhos, que as vossas mulheres vos traiam, que tenham creditos e mais creditos. Eu não tenho culpa. Também não tenho culpa que a vossa vida não seja o Fast & Furious, ou que não sejam pilotos de Formula1 ou Rallys. Arranjem outro hobbie para descarregar. O aeromodelismo por exemplo. Ou o colecionismo, juntar latas vazias ou porta-chaves parece-me bem!
Aprendam uma palavra que nos podia ajudar a tirar da rota do 3º mundo. CIVISMO.

Born to be Wild - Steppenwolf

6 comentários:

Unknown disse...

Concordo contigo Saminho!
Eu num carro dou também muita importância ao rádio! Tem de ter um anti choque muito bom, porque há por ai estradinhas que valha-me deus!
Não vejo beleza nenhuma em carros tunning, racing e afins!
A exaltação a carros que dão os 200Km/h também não tem sentido, quando o máximo a que se podem/devem deslocar é 120Km/h!
Só espero não ter nunca um encontro frontal na estrada com um gajo destes!

Sam disse...

juliana, os CD's tao a ficar obsoletos

Anónimo disse...

eu concordo...realmente para k carros k dao os 320km/h...por isso é k eu tenho um k nao anda muito mais k isso para nao cair na tentação!!!hehe

eu confesso...nao gosto de fazer manobras esquesitas e gosto de ter uma condução..digamos k kuase ajuizada!!!mas...eu gosto de andar depressa...sentir o meu carro tremer por todos os lados...ouvir os pardais a cantar no banco de tras (os terriveis barulhinhos de parafusos k ja ganharam folga)...sentir o vento na cara(de verao e inverno...pois a minha sofagem ja nao é o k era)...ouvir o barulho do carro a esgotar uma mudança (agora mais intenso pois a panela do escape esta a ficar rota)simplesmente brutal!!!!mas cm ja disse....apesar disso tudo...se olhar para o conta kilhometros nao devo ir a mais de 130km/m!!!so ha uma coisa k me tira do serio...a areia!!!estradas de areia nao é cmg...fazem-me impressão!!!dame lg vontade de acelerar a ver se saio dali depressa...hehe

eu axo k o xuning realmente é uma forma de afirmação social!!!parecido com as manifestaçoes das aves do paraiso k tem lindas penas apenas para "enganar" as femeas...pq depois na realidade são so pele e osso!!!!
alias com tanta cor e falta de gosto so fazem pior ao pobres carros...parecem carros montados com peças k sobram dos amigos!!!e as veze ate são...

eu gosto muito de conduzir...tenho um jogo no pc k se xama need for speed underground(LOL)...mas na estrada axo k nao se deve meter a vida das outras pessoas em risco...é muita inconsciencia!!!eu ja cometi os meus erros ja tive os meus sustos...mas vou aprendendo com eles!!!tive a sorte de ainda nao ter estado em nenhum acidente mas...hj em dia parece uma rouleta russa!!!

outra coisa k nao gosto são pessoas stressadas k nao aguentam esperar um segundo num sinal verde...k à minima coisa metem logo um dedo no ar...começam a poluir o ar com os apitos dos carros!!!apitar so em caso de acidente iminente...é o k diz o codigo....por amor de deus...ha k ter paciencia!!!mts cometem erros...pq começar lg a apitar!?para k se cometa erro em cim de erro!!mas la esta...é mesmo do tuga ser assim!!!mas ha k ter calma paciencia e respeitar kem tb percorre os asfalto...uns com mais vontade outros com menor...mas todos com o mesmo objectivo!!!!

Born To Be Wiiiilllld!!!!!!

Unknown disse...

Criticar os outros por não terem o ultimo topo de gama dos auto-rádios também é mesmo portuga...Ó SAM!

Sam disse...

nao critiquei ng por n ter um auto-radio topo de gama, eu tb n o tenho! no meu os cd's nem sao usados. Por cerca de 20€ compra-se um transmissor fm, q ligas ao teu ipod (q eu sei q tens), e ouves a musiquinha do teu ipod sem problemas... nem parece teu OH JULIANA

Sam disse...

ganhei...