origem

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

O regresso dos 80's

Tantarantan tantaran, tantarantan tantaran tantan! Bem, se sabem por onde vai começar este post so pelo seu inicio, é porque sem duvida viveram os anos 80. Não deve haver uma unica pessoa que tenha crescido nos 80's que não tenha trauteado a musica do Indiana Jones. E foi assim que me surgiu a ideia de fazer este post, a ver o ultimo Indiana há uns meses atras. Depois a ideia passou, mas desta foi de vez! Vamos la falar sobre isto!
Agora é banal fazerem-se remakes e continuações dos grandes filmes de 80. Razões? É obvio, foram grandes sucessos de bilheteira, e espera-se que continuem a ser! E assim acontece. Embora os filmes geralmente baixem de qualidade (ou então a nossa exigencia é que aumentou), existe sempre aquela espectativa de ir ver. E esses filmes acabam sempre por ser grandes negocios! Veja-se o exemplo de Indiana, King Kong (não é de 80, mas enquadra-se aqui), Rambo, Rocky, Batman, Guerra das Estrelas, etc. Ok no caso dos filmes do Stalone foram produções mais ordinarias, e não tiveram o impacto que os outros filmes que referi, mas não deve ter sido um mau negocio.
No caso do Indiana, achei realmente o filme bastante mais fraco. No inicio até tive medo! Pareceu-me perigosamente mau, mas depois foi melhorando. Não melhorou o suficiente para eu dizer que foi um bom filme! Mas é uma boa opção para uma tarde de domingo. Acho que nos dias de hoje os efeitos especiais por computador, retiraram muita da magia aos filmes de aventuras. Os argumentos também não são tão bons. Já não há a mesma imaginação, e por isso se recorre aos remakes de filmes de sucesso do passado!
Mas não é so no cinema que estamos a voltar ao passado. Em todas as areas! O vintage está na moda. Em todas as areas vemos ideias revivalistas, ele é na musica, dança, moda, decoração. Em todo o lado vemos coisas e pessoas que parecem saidos directamente dos 80's. Ainda hoje vi a Adelaide de Sousa com um penteado que podia ter saido directamente da cabeça da Brigitte Nielsen.
Mas infelizmente há coisas que não vão voltar. Por muito que a moda volte atrás os tempos não voltam, e aquelas coisas que vemos naqueles textos fantasticos sobre os 80's, que andam de mail em mail não voltam. O jogar á bola até anoitecer com as mochilas a servir de baliza, fazer cabanas e carrinhos de rolamentos com materiais roubados nas obras, roubar fruta, os jogadores de futebol com cabelos grandes aos caracois e bigode (quem me dera ver o Cristiano Ronaldo de bigode à lá Chalana), o vestir fatos de treino fluorescentes com camisas de flanela por baixo e sapatos de vela (o que é que as pessoas tinham na cabeça?), as calças de bombasine, os chocolates Jubileu, os kinder surpresa com premios que hoje em dia matariam uma criança em dois segundos. Bem é melhor parar por aqui, a ideia não era fazer mais um desses textos nostalgicos, mas ja ia pelo mesmo caminho. Mas realmente o Markl tem razão, quem não viu o Tom Sawyer, e não chorou quando o velho Chanquete morreu no Verão Azul, não merece viver... eheheh

Nothing Gonna Stop Us Now - Starship

Sem comentários: