origem

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Televisão Digital Terrestre

Aqui fica um texto enviado pelo nosso amigo Rui Trindade! Muito obrigado Rui! Continua a escrever, que terei todo o gosto em postar!

"Sam, como prometido aqui está o texto sobre a TDT (Televisão Digital Terrestre) e as razões pelas quais acho que vamos ouvir falar bastante dela nos próximos tempos.


Estruturei o texto na forma de perguntas e repostas, para focar melhor os temas mais importantes e para tornar a leitura mais agradável (espero :P).


O que é a TDT?
A Televisão Digital Terrestre é uma nova tecnologia para transmissão do sinal de televisão através de sinal digital e vem substituir a televisão analógica tradicional.
Um sinal analógico é um tipo de sinal contínuo que varia em função do tempo, como por exemplo um velocímetro de ponteiros ou um termómetro de mercúrio. Sinal digital é um sinal com valores discretos (descontínuos) no tempo e em amplitude. Isso significa que um sinal digital só é definido para determinados instantes de tempo, e que o conjunto de valores que pode assumir é finito.

Porquê o surgimento da TDT?
Esta nova tecnologia foi adoptada a nível internacional por permitir uma utilização mais eficiente do espectro electromagnético (a gama de frequências que pode ser usada por diversos sistemas de comunicações sem fios como as redes móveis, televisão, rádio, internet wi-fi, etc.).
Assim, a troca da televisão analógica pela televisão digital vai libertar frequências que podem ser usadas para melhorar as comunicações sem fios já existentes e criar novos serviços, como por exemplo a emissão de TV para telemóveis.

Quais são as vantagens da TDT?
Para além das vantagens relacionadas com a libertação de frequências, com a TDT os telespectadores vão beneficiar de uma melhor experiência de televisão:
- Melhor qualidade de som e imagem quando comparada com a televisão analógica tradicional.
- Funcionalidades interactivas como Guia TV, Barra de Programação, Pausa TV, gravação da emissão ou agendamento de gravações.
- Oferta de um canal de alta definição, partilhado pelos operadores, para além dos canais RTP1, RTP2, SIC e TVI.


Mas eu já tenho televisão digital em casa. Quais são as diferenças para a TDT?
Existem vários tipos de televisão digital, suportadas por diversos meios:
- Cabo, usado nas grandes cidades pelos operadores de TV Cabo (ZON, por exemplo).
- Linha telefónica, usada nas grandes cidades pelos operadores telefónicos (PT/MEO, por exemplo).
- Satélite, usado fora das grandes cidades.
- Fibra óptica, usada em alguns locais das grandes cidades.
- TDT, cuja recepção é pública e usa antenas emissoras (grandes, localizadas em locais elevados, servindo grandes áreas) e receptoras (pequenas, localizadas nos telhados das casas ou em cima da própria televisão). Substitui a televisão analógica tradicional, que usa antenas do mesmo género. A recepção do sinal de TDT é gratuita, tal como acontece para a televisão analógica tradicional.


Quando vão desligar a televisão analógica?
A data marcada para o switch off (desligamento) das emissões analógicas é 2012, no entanto esta data pode ser anticipada, pois a empresa responsável pela implementação da TDT em Portugal, a PT, planeia ter todo o país coberto até final de 2010.
Quando o sinal de televisão analógico for desligado, todas as televisões que ainda funcionem através deste sistema deixarão de conseguir descodificar o sinal.

Se a minha televisão não estiver preparada para a TDT que devo fazer?
Apenas as televisões mais recentes já vem preparadas para suportar a TDT.
Para sintonizar a TDT nos aparelhos de TV mais antigos será necessário usar uma caixa descodificadora (uma set top box), semelhante à que já hoje é usada nos serviços de televisão digital. Vão estar disponíveis caixas mais básicas, que são mais baratas e apenas descodificam o sinal, e também aparelhos mais avançados e caros que permitem a gravação de programas.

Onde vamos poder comprar estes equipamentos e como podemos reconhecê-los? Qual será o seu custo?
As caixas descodificadoras vão ser comercializadas por vários fabricantes nas lojas da especialidade (Worten, Fnac, etc), não sendo distribuídas apenas através da rede da PT. As boxes mais básicas custarão cerca de 50 euros.

Vai ser necessário fazer instalação em casa?
Não está prevista a necessidade de instalações adicionais. O objectivo é de que os sistemas sejam fáceis de instalar, sendo o próprio cliente a ligar a box e a fazer a sintonização. Cada aparelho de TV necessita da sua própria box.


Penso que está aqui resumido o essencial da informação sobre este tema. De realçar os 50 euros, no mínimo, que se vai ter obrigatoriamente de gastar por televisão, para poder continuar a ver TV... É por esta razão que acho que este tema ainda vai dar muito que falar.
Qualquer dúvida é só perguntar ;)


Cumps"

4 comentários:

Anónimo disse...

Indiscutivelmente não poderemos fugir a isso.

Mas eu acho que vai ser um "andar para trás" porque em pleno século XXI existiram pessoas que vão ficar sem t.v. o único meio acessível a (quase) toda a gente.

Como é que irão fazer com as pessoas mais idosas - e não só- e que vivem mais isoladas? Pessoas que não têm dinheiro para comprar uma t.v. nova quanto mais 50 euros da box...

Anónimo disse...

*existirão

RT disse...

Olá Amarrotada

Foi exactamente essa a razão que me levou a escrever este post.

As questões económicas/sociais que rodeiam este problema já não são tanto do meu domínio, mas sou da opinião que este tema devia ser mais divulgado e que deveria existir um sistema de subsídios para pessoas com menos recursos, pois hoje em dia a TV é um bem praticamente essencial e faz companhia a muita gente, especialmente a quem terá mais dificuldades para resolver este problema.

Cumps

Rui

Anónimo disse...

O problema da evolução das máquinas é quando a sociedade não a consegue acompanhar...

Penso que o debate só acontecerá quando a notícia passar no telejornal.

Espero que até lá tenham uma solução. Do género, como fazem com os telemóveis, existir algum desconto. Ou então terão de baixar os preços das tv's... Ainda que não resolva o problema a populações mais isoladas...