origem

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Lyon

Tenho andado afastado dos posts futebolisticos. E geralmente só tenho abordado os jogos do nosso Glorioso Campeão Nacional nas derrotas. E hoje não foge à regra. Isto acontece porque as vitorias não me tem empolgado, nem as exibições. E toda a mafia e corrupção que paira constantemente e impunemente à volta do desporto portugues tem-me afastado um pouco do futebol. Desporto esse que tanto adoro.
São varios os jogos do Benfica deste ano que nem vi. E ontem preferia não ter visto. Foi a pior exibição do Benfica que me lembro desde os tempos de Quique Flores.
Creio que o Lyon é uma equipa muito parecida ao Benfica. Mas ontem a diferença foi abismal. O Lyon foi muito superior ao Benfica e banalizou completamente a equipa encarnada.
Apenas tres jogadores Benfiquistas fizeram exibições positivas. O normal Fabio Coentrão, aquela maquina, com uma exibição portentosa. Continuo convencido que rende muito mais a lateral. Javi Garcia, sozinho no meio campo fez o que pode. E Roberto, responsavel por não termos saido de França com um saquinho cheio.
Não é facil apontar o que correu mal ontem. Incapacidade para ter a bola, apatia geral (excepto Coentrão) e erros inacreditaveis a nivel defensivo a que o Benfica de Jesus ja nos tinha desabituado.
Mas o grande problema que vejo no Benfica desta epoca são as transições. Quer defensivas quer ofensivas.
Ramires é o grande problema do Benfica desta epoca. Ele era o pendulo da equipa, equilibrando todos os sectores quer na transição ofensiva quer defensiva (principalmente nesta). E a sua saida foi um rude golpe na equipa encarnada. Mas verdade seja dita, nem ele, nem Saviola, nem Coentrão merecem jogar numa liga tão pequena e corrupta.
Martins confere agressevidade, talento e poder de fogo ao meio campo encarnado, mas não consegue transmitir-lhe equilibrio. Não é nem tacticamente nem fisicamente capaz de o fazer. Mas dos quatro do meio campo encarnado, é ainda o que mais se esforça.
Aimar é talento puro, mas embora esforçado a nivel defensivo pouco acrescenta.
Gaitan. Tenho de falar deste jogador que está a ser a minha maior desilusão esta epoca. Apostava muito nele, e espero não estar enganado. Mas a cada jogo que passa, estou a ver que talvez não seja o jogador que eu pensava que ele era. Com um olhar vidrado, parece sempre fora do jogo. Tecnicamente é fantastico, mas como dizia a minha avó "Mais vale quem quer do que quem pode", e Gaitan não tem a atitude correcta. Defensivamente não existe, e ofensivamente está geralmente escondido do jogo. Da-me a sensação que precisa de uns bons pares de estalos para ver se acorda para a vida! O segundo amarelo de ontem, foi a ilustração de tudo o que estou a dizer.
De Salvio pouco há a dizer, e Jara não me parece melhor que Nelson Oliveira. Mais uma vez me repito, dizendo que Nelson Oliveira e David Simão nada ficam a dever às jovens apostas sul americanas do Glorioso. Precisam de tempo para se adaptar? Também os jovens portugueses precisam para se adaptar a um novo escalão.
Creio que é urgente comprar um jogador de transição, que confira à equipa estabilidade, e deixar que Carlos Martins vá tomando o lugar de Pablo Aimar. Creio que se isso acontecer, o interior oposto (Gaitan, Salvio ou outro que chegar) estará muito mais solto para desiquilibrar na frente. Falo constantemente de Manuel Fernandes e de Paulo Machado.
Veremos se os interesses da equipa, e do futebol nacional, começam a estar à frente dos interesses dos abutres do desporto.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom post.
Apenas discordo contigo quando consideras positiva a exibição do Javi (ele não tem culpa do erro do Jesus em ter colocado um meio campo demasiado permisso perante uma equipa de topo), mas a percentagem de passes errados do espanhol, especialmente na 1ª parte, foi invulgar para um jogador com as capacidades que ele tem. E, sim tenho muitas saudades de Ramires jogador que sempre disse ser insubstituivel.
Que pena não termos jogado a champions a época passada...

Saudações benfiquistas

João Afonso