origem

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A letra B

Por momentos senti-me a narrar um episodio da Rua Sesamo. Naqueles quadros tematicos sobre letras especificas, que se seguiam ao quadro do Conde de Contar, ou do João Esquecido. Hoje iremos falar da letra B. B de burro, de bacalhau, de buraco, de bife, de biltre, de bafo e de batota.
Varias foram as sugestões para palavras, desde Banna, Benfica até a famosa sigla BF foi proposta. Agradeço imenso as vossas sugestões, mas a palavra escolhida para a letra B será Borrego.
Sou acusado pelo pessoal por só comer comidas de "velho" nos restaurantes. E entre elas, está o famoso ensopado de borrego que vem sempre à baila quanto esta conversa toma conta da mesa do café.
Mas é verdade, enquanto eles são uns meninos e so comem pizzas e bitoques, eu prefiro um bom ensopado, ou assado no forno. Também dispenso as sangrias e esse genero de bebidas manhosas em detrimento de um bom vinhozinho.
A conclusão a que chego é que não sou eu que como comidas de velho. Eu tou mesmo é velho! Essa é que é essa! Mas estar velho não é necessariamente mau. Em algumas culturas os idosos são vistos como os sabios, e alguem a respeitar. E realmente essa da sabedoria encaixa-me perfeitamente! Já sei, já sei, a modestia não é uma das minhas melhores qualidades.
Não posso falar de Borrego sem falar do Zé Borrego, o unico Serial Killer portugues. Para ser um serial killer, não basta matar muitas pessoas, essa designação é conferida atravéz de determinadas caracteristicas. Para encontrar, em Portugal, alguém que corresponda à designação, é necessário recuar até ao final da década de 1960, altura em que o comerciante Zé Borrego desceu das Beiras até Lisboa para, a mando de um poder divino, matar homossexuais, esquartejar os corpos e espalhá-los junto a linhas de água, onde finalmente seriam purificados.
E pronto de borregos estamos falados. Vamos começar a pensar na C.

5 comentários:

Unknown disse...

Para a letra "C", sugiro...Canibal, Camionista, Casmurro, Cão, Cama, etc.

Luis Silvestre disse...

Sugiro Clubismo!

Anónimo disse...

Ainda bem que admites que estás a ficar cota... mas sábio se será quando fores velhinho e se calhar, porque os velhos na sociedade são trapos...

Enfim... letra C de... compasso, uma palavra homónima (obrigada pela lembrança).

Jojo Of The Jungle disse...

Meu amigo Sam, permite-me que discorde ... não estamos a ficar velhos, entramos e ficaremos por bastantes anitos, na 'Idade Gourmet'! E sim, ensopado de borrego, jantarinho de lebre, cabeça assada, arroz de bacalhau, etc etc etc, não são comida de velho, e sim belos pratos gourmet!!
Para a letra C? Cante! Abraço!

Sam disse...

Jójó, sobre o cante alentejano peço-te exactamente o mesmo que pedi ao Rui Trindade. E que tal escreveres um texto todo catita e enviares para aqui para postar. É que embora adore ouvir, o meu conhecimento sobre o assunto é bastante limitado. E para escrever uma coisa minimamente seria, é preciso ter também o minimo de conhecimento. Gostava de postar um texto teu jójó.