origem

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Ukulele

Aloha!
O ukulele é um instrumento musical de cordas beliscadas, semelhante a um violão, mas menor. Tem apenas 4 cordas usualmente afinadas em lá, mi, dó e sol, sendo a corda sol mais aguda que a dó. O ukulele, também muitas vezes chamado erroneamente de guitarra havaiana, tem origem em dois instrumentos tradicionais da Ilha da Madeira. O machete madeirense (também conhecido por braguinha, que por sua vez tem origens no cavaquinho português) e o rajão (viola de cinco cordas da Madeira), que foram levados pelos madeirenses, nomeadamente João Fernandes, quando estes emigraram para o Havaí para trabalhar no cultivo da cana-de-açúcar naquelas ilhas. Ukelele significa "pulga saltadora" no idioma havaiano.
Apresenta-se em diversos tamanhos e formatos. Os tradicionais são o soprano, que tem 21 polegadas e 12 trastes, que é o mais comum e difundido, o concert, que possui 23 polegadas, o tenor, com 26 polegadas e o barítono, com 30 polegadas. Todos utilizam a afinação tradicional, exceto o barítono, que se afina mi, si, sol, ré.
Além do ukulele ser utilizado na música nativa do Havaí, nas décadas de 1920, 1930 e 1940 foi utilizado por deversos musicos, e desde hoje vai ser usado também por mim.
O ukulele vai ser o meu proximo vicio e tou entusiasmado para aprender a tocar. Tal como o havaiano da foto já comprei um ananás para usar na cabeça enquanto toco e fiz também um fio de cascas de mexilhão que comi ao jantar. Vamos ver o que sai daqui.

6 comentários:

Unknown disse...

Lá vais tu envergonhar a Inês!
- "Quem é aquele cromo ó Inês?"
- "Não faço ideia! Dá-lhe uma moeda a ver se se cala!"

Anónimo disse...

Estou chocada...

Anónimo disse...

Amigo Sam, porque hoje é dia de clássico Benfica-Porto na final da supertaça e porque estes dias associo aos melhores momentos vividos a celebrar as vitórias do nosso glorioso, lembrei-me repentinamente de vir visitar o teu blogue. Vejo que continua vivo e de saúde apesar do tempo passado, e da minha ausência netes há provavelmente mais de 1 ano tens primado e mantido por ter esta tua criação actualizada.

Espero que esteja tudo bem contigo! Forte abraço de Aljustrel do teu amigo Fábio, e que mais logo ganhemos a supertaça;)

Sam disse...

Fico muito contente com o teu comentario fabinho. Continua a passar por aqui, e a deixar comentarios. Se tiveres facebook adiciona-me, encontras o link nos contactos do chaparro. Abraço!

Senator Buscetta disse...

LOL! Muito bom!

Prepara a tua paciência, porque se for como eu com a guitarra, começas muito bem, depois fazes a travessia do deserto e só se a vontade sobreviver a isso, é que começas a fazer umas coisas engraçadas.

Boa sorte!

Sam disse...

Pois André. Eu também tenho uma guitarra, e so sei meia duzia de acordes. Vamos ver se agora corre melhor.