origem

domingo, 22 de agosto de 2010

O pior...

...arranque de campeonato que vi o Glorioso a fazer! Mais uma derrota, mais uma exibição de envergonhar os Campeões Nacionais!
Hoje não vou entrar em textos sobre o que achei do jogo e do que se passou no relvado. Iria repetir o texto da semana passada, apontando exactamente os mesmos erros.
O assunto de que quero hoje falar, é da mentalidade dos portugueses, particularmente no que ao desporto diz respeito. E principalmente no futebol.
Se por um lado temos aquele culto do Sebastianismo sempre esperando que alguem chegue para nos resolver os problemas em vez de jogarmos nós proprios mão à obra, temos um outro defeito ainda pior. A necessidade de achar culpados para os nossos desaires.
Voltando ao desporto e ao futebol, isso ve-se de maneira gritante. Podemos lembrar a selecção no Mundial, e a cruxificação publica do nosso seleccionador. Alvo de todas as culpas, ilibando os inocentes jogadores, ou a falta de investimento no desporto nacional e na formação de atletas (a nivel global). O que se passa neste momento com Carlos Queiros é vergonhoso, e só envergonha o desporto nacional.
Voltando ao Benfica, passa-se o mesmo neste momento. Roberto é o homem a abater. Parece que os benfiquistas fecham os olhos a tudo o que se passa no relvado vendo apenas os erros de Roberto. Que existem, não estou com estas palavras a ilibar o guarda redes espanhol. Não me parece também a mim grande guarda redes, e tinha preferido a contratação de Eduardo. Já o disse aqui e repito! Mas por outro lado, tenho de ser honesto. Roberto embora não esteja inocente nos golos que sofre, não é o unico culpado dos lances. E temos de critica-lo tanto a ele, como os outros. Se no jogo com a Briosa, Sidnei foi tão culpado nos golos quanto Roberto, ontem Cardozo no primeiro e Javi Garcia no segundo partilham as culpas com o guarda redes com igual grau de responsabilidade, juntamente com uma apatia geral que se abateu na equipa encarnada.
A verdade é que o futebol é um jogo de equipa, e se quando ganham, ganham todos, também quando perdem a responsabilidade tem de ser dividida por todos.
A equipa está mal, não tem soluções e parece-me não ter pulmão. E olhando para a equipa parece-me realmente que Roberto é o menor dos problemas da equipa. A transição defensiva, a falta de agressividade e todo o processo ofensivo sao os grandes problemas da equipa.
E se Ramires faz muita falta, o facto de jogarmos com dez há tres jogos consecutivos também não está a ajudar nada. Serei eu o unico a pedir também a substituição de Cardozo? Ou acham que só Roberto merece ser substituido?

Sem comentários: