origem

terça-feira, 30 de junho de 2009

A Bomba do Dia


OK, não é bem do dia porque é uma noticia com alguns dias já. Mas como eu só a li hoje, para mim é do dia!

Donaltim processa Fatima!
Uns fazem piadas, outros prestam homenagem, mas no fundo todos sentem respeito por um artista que marcou definitivamente a minha geração. Como é óbvio eu não poderia deixar de comentar a notícia que apanhou o mundo de surpresa e que tem estado presente nas conversas de toda a gente. E o grande Donaltim não deixa ninguem indiferente.
O 24Horas fez capa com o assunto dizendo que José Freixo, o ventríloquo e Donaltim, o pato fantoche, foram despedidos em Janeiro, do programa da manhã da SIC. Na primeira pagina do 24, o artista garante que vai processar a produção do programa… diz que ganhava mais de 2500 euros por mês e que nem indemnização lhe pagaram após 6 anos e meio de dedicada colaboração… uma outra colaboradora do programa, a cartomante Maya diz que o ventríloquo está a ser injusto e mal agradecido para com quem o ajudou…
Duvido que José Freixo precise de ajuda. Um artista à frente do seu tempo, não devem faltar oportunidades de trabalho para este homem inovador. Fascinam-me o arrojo, a coragem, a ousadia que José Freixo tem ao rejeitar por completo a já muito velhinha (e batida) "escola" do ventriloquismo que obriga os ventríloquos a falar de boca fechada, ao fazê-lo de boca aberta, como quem fala normalmente.
Isto, meus amigos, é classe. O ventríloquo que ficará para sempre na nossa memória como o único ventríloquo que alguma vez ousou quebrar todos os dogmas do muito conservador universo ventriloquista, ao "ventríloquar" de boca aberta. E como ele o fazia. Ninguém no mundo mexe tão bem a boca a ventriloquar como José Freixo.
Uma ultima palavra para a verdadeira estrela Donaltim. Um artista que trabalha anos a fio em condições terriveis, e sempre de sorriso no bico. Não deve ser facil actuar constantemente com um braço metido pelo anus a cima. Sacrificio esse, visivel na voz tremula e fragil de um pato, que no entanto tem sempre uma palavra amiga.
Donaltim, estas ultimas palvras são para ti. Força neste momento difícil da tua vida. Tenho a certeza que vais conseguir dar a volta por cima!
Abraços.

2 comentários:

Piston disse...

A ganhar isso por mês, acho que deviam era pedir um reembolso.

Cristiano Italiano disse...

Há quem faça muito menos e ganhe muito mais,conheço José freixo em pessoa desde os meus 12 anos e sempre foi uma pessoa correta,é amigo do meu pai há muitos anos, desde k trabalharam em África e acho k não é pelo valor mas sim por princípio,deve haver muita gente na SIC e em outras estações TV k de certo com ordenados muito superior há já muitos anos e com os direitos devidos,há k reivindicar o seu direito,FORÇA JOSE FREIXO.