origem

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Quase a acabar

Ora vamos la voltar a falar de futebol. Se é verdade que ainda faltam duas jornadas para o fim do campeonato, também é certo que na pratica ele está mais que acabado. Vou então fazer um comentariozito à epoca que está a terminar, e eleger o meu 11 ideal, e o Jogador do Ano. Assim como faltam ainda duas jornadas, daqui a duas semanas ainda tenho desculpa para fazer outro post, este sim definitivo, sobre a epoca e subidas e descidas.
Para começar, os Treta Campeões (como passou em rodapé na RTP). Mais do mesmo, nada a acrescentar, vacilaram no inicio mas depois por esta razão ou aquela, chegam ao fim em 1º.
Depois a Agremiação do Lumiar, acabam novamente em segundo, muito graças a um só homem, o Levezinho, ou como é conhecido por aqui: "o Au". Epocas regulares de Moutinho, Carriço e de um outro brasileiro que ja jogou nos 3 grandes e que não merece que o seu nome seja escrito neste Blogue. Não pensava que os gajos das riscas verdes se aguentassem, mas também, olhando para trás, so o Braga parece ser um perigo real.
Continuando a descer, e sem saber se a ordem é correcta, pois o Glorioso pode acabar a epoca ainda pior do que o 3º lugar onde se encontra neste momento, o que dizer? Desilusão? Apenas para quem se iludiu certo? Confesso que na pre-epoca, fiquei entusiasmado, mas como é facil provar pelo que escrevi aqui ao longo do ano, depressa perdi as ilusões. E infelizmente Quique nao me contrariou. Chegámos ao fim da epoca sem ver melhorias algumas no futebol da equipa. Futebol esse sem ideias, sem pressão, sem garra.
Confesso ser um adepto da continuidade, como se faz em Inglaterra, mas essa continuidade tem de ser feita com as pessoas certas nos lugares certos, e a mim, parece-me claramente que Quique não é a pessoa certa. Por duas razões. Primeiro o que salta à vista, a fraca qualidade que este treinador deu ao futebol encarnado. Segundo, não me parece que fosse intenção de Quique ficar no Benfica muito tempo. Parece-me que o espanhol sempre viu o SLB como uma rampa de lançamento para voos mais altos, e se os resultados tivessem aparecido ele seria o primeiro a abandonar o barco quando lhe acenassem com um clube do seu pais. Logo essa continuidade seria quebrada, mais cedo ou mais tarde. Afinal o Benfica e os maus desempenhos da equipa apenas serviram de rampa de lançamento para um mar cheio de tubarões.
Mas agora perguntamos: "quem será o homem certo?". Scolari? Jesus? Há até quem fale de Boloni. Falo por mim, o meu favorito é Jesus. Seria celestial ter o Jesus na catedral ao lado do Deus Eusebio, e da nossa senhora Nuno Gomes. Não sei sinceramente se irá resultar, ninguem sabe. Mas agrada-me bastante a aposta em treinadores e jogadores lusos, e tenho pena que o "3º anel" não conceda aos portugueses o mesmo credito que dá a estrangeiros. Jesus tem garra, ambição. E aquele ar tipico de taxista alfacinha, encaixa perfeitamente num clube do povo como o Benfica. Também não me importaria se viesse Cajuda. Aliás, desde que não venha o Scolari, tudo é bom! Até a permanencia de Quique seria um melhor cenario.
Passando a outros clubes, boas epocas de Braga e Nacional, já não são surpresa. E a eminente descida do Belenenses é uma pena.

Passemos então ao 11 do ano. Vou eleger uma equipa num 4-3-3. Aqui fica:
Gk - Eduardo
Defesas - Maxi Pereira, Miguel Vitor, Bruno Alves, Desmaret (sei que não é lateral, mas era o meu eleito)
Medios - Katsouranis, Raul Meireles, Lucho
Avançados - Hulk, Liedson e Néné

O jogador que para mim ganha o Chaparro de Ouro para jogador do ano é: Raul Meireles.

Ps. Num comentario a um post atras, pediram-me a opinião sobre a saida do Cardozo e do Luisão para inglaterra. Na minha opinião acho que seriam boas vendas. O Luisão estagnou na sua evolução, e a sua ausencia não seria neste momento um pesadelo. Portanto a sua saida com um bom encaixe financeiro, seria um bom negocio. O Cardozo, bem, para mim que não gosto dele nem que marque 50 golos, pode sair quando quizer. Tem um pé esquerdo fabuloso, pena esse pé não ser acompanhado com o corpo e o cerebro de um bom jogador de futebol. É apenas a opinião de um reles treinador de bancada... Que cada vez é mais de sofá, e menos de bancada.

9 comentários:

Banna disse...

Quanto ao comentário da RTP, quero provas!!! Até lá, não acredito...
O FCP,do qual sou adepto, sem duvida que foi a melhor equipa, de longe... merece o primeiro lugar, sem duvida alguma... Mas... Continuo a dizer que, Jesualdo, não é treinador pro FCP, principalmente em jogos de eliminatórias, tem uma mentalidade velha, sem ousadia, e muito tactica...
Quanto ao meu onze da epoca, não difere muito do saminho.
num 3x4x3
GK: Eduardo
D: Bruno Alves;Carriço e Cissockho
M: raul meireles, j.moutinho, Wesley e L.Aguiar
A: Néné, liedson eHulk

E jogador da epocá: Hulk(Odeio-o)

Jogador do Mundo: o inevitavel Messi

Anónimo disse...

o miguel vitor a titular?so pode ser pa rir!é um jovem promissor... fez meia duzia de jogos razoaveis!nao se cola por exemplo:polga (scp), rodriguez(braga)


tao se a esquecer de um jogador Alonzo(jogador com mais assistencias)

Sam disse...

nao me esqueci do alonzo, e apenas dei a minha opiniao, acho q o miguel vitor foi a revelaçao portuguesa da epoca, e no meu 11 ele entrava. é so uma opiniao. quem n concorda de a sua...

Unknown disse...

Vi à pouco nos Globos de Ouro da SIC, os Gato Fedorento a anunciar o Melhor Jogador Português de Futebol! Ganhou o Ronaldo mas isso agora não vem ao caso. Quando estavam a passar imagens dos nomeados, a acompanhar as do Bruno Alves, estava a música dos U2 "She moves in misterious ways"!!! Ou seja, tudo o que ele não é...nem gaja, nem misterioso! O homem faz tudo de caras (e cotoveladas e joelhadas). O único misterio é porque é que nunca vai prá rua....

A noticia boa desta época, é que o Olhanense subiu à 1ª Liga...finalmente o sul está representado:)

Senator Buscetta disse...

Tenho andado ausente do blog e tenho praí uns 10 posts para ler.

Neste post saliento a falha na referência ao irmão do Geraldo pelo nome próprio! xD
Algo que já não faço há um tempo considerável desde que comecei a ler esta alternativa por aqui.

Já relativamente ao Cardozo, discordo de ti. Acho até que o esquema da equipa no futuro se deveria moldar um pouco ao estilo de jogo dele. É um jogador que não costuma ter lesões e que compensa alguma aselhice e a má escolha de seguimento de alguns lances, com o facto de as meter lá dentro.

O teu "desagrado" para com o Cardozo faz lembrar um pouco o "desagrado" de quem te pediu para comentar este assunto, mas relativamente a outro ponta-de-lança que passou pelo nosso clube da águia e que muitas saudades deixou (pelo menos a mim), Pierre Van Hooijdonk. ;)

Cumps

Sam disse...

andré, realmente tens razao, foi um erro imperdoavel ter-me referido ao irmao do geraldo pelo seu verdadeiro nome. por causa disso ja me auto mutilei com 32 xibatadas, e voltei a apertar o cilicio (agora ando c esta.. lol)

Anónimo disse...

"O Cardozo, bem, para mim que não gosto dele nem que marque 50 golos, pode sair quando quizer."

Sam... Sam... como é possível??
Diz me quem foi o último avançado que tivemos no Benfica melhor que o Cardozo!!
De certeza foi lá para finais da década de 80, ainda eu mal andava!
É assim tão mau ter um avançado que meta golos?? Se ele tivesse uma equipa montada em função dele era menino para espetar mais de 30 ou 40 golos por época!
E sim Senator Bu(sc)etta, admito que se fosse hoje talvez eu tivesse outra opinião em relação ao elefante holandês, perdão, ao Van Hooijdonk :P

Cumps

Rui

Sam disse...

O que é que querem? São opiniões. E eu não gosto dele. Acho-o demasiado lento, pouco pressionante mas com um excelente pé esquerdo. Não acho que uma equipa deva ser montada a volta de um jogador, pelo contrario, deve existir um modelo de jogo idializado, e ai escolhem-se os jogadores que mais se adaptam. Não vejo em nenhuma grande equipa do mundo, avançados que trabalhem tão pouco quanto ele para a equipa.
É esta a minha opnião sobre ele. Ontem na tv falavam que o Liedson, já náo era so um bom marcador de golos, mas que ja tinha atingido o estatuto de "bom jogador". O Cardozo para mim, não é um bom jogador.
Posso tar errado, mas não avalio um avançado só por os golos que marca.
Avançados melhores que ele? Na minha opinião é simples de responder, Miccoli, Suazo e claro Nuno Gomes.

Senator Buscetta disse...

LOLOL

Nada como uma boa auto-flagelação para uma pessoa se sentir bem consigo própria. Pelo menos é o que a malta da OPUS DEI lá defende na suas ideologias (perdoem-me a sinceridade) PARVAS...

Referindo-me ao irmão do Geraldo, falo na véspera do último jogo desta temporada no campeonato do clube corrupto na forma tentada (mais uma vez créditos ao Sam) e o dito cujo tem somente 3 cartões (todos amarelos) no campeonato. Lançando uma pergunta muito popularizada por um goleador brasileiro que deixou marcas em Portugal... "Porque será?"