origem

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Que baile...

Começo por dizer que a minha equipa preferida em espanha é o Real. E não simpatizo minimamente com o Barcelona. Mas ainda consigo gostar menos do Manchester United. Alias, acho que é a segunda equipa de que gosto menos. Por isso fiquei satisfeito com o resultado de ontem. E a verdade, é que dá gosto ver este Barça a trocar a bola. Aquele meio campo é genial, e o ataque ainda consegue ser superior. Messi é sem duvida o melhor jogador do mundo. Não o digo apenas por despeito a Cristiano, que considero também um excelente jogador. Mas Messi é claramente superior a um grupo de jogadores que lhe estão uns degraus imediatamente abaixo. Como Ronaldo, Ibrahimović, Pirlo, Xavi, Iniesta e Miguel Veloso (ahahah).
Esta final foi um baile tactico. O 4-3-3 de Pepe Guardiola muito dinamico e organizado não deu hipotese ao pseudo 4-2-3-1 da velha raposa, que se apresentou demasiado estatico. Este esquema tactico, nem era mal pensado por Fergunson, se os jogadores tivessem capacidade para lidar com este Barcelona, e não tiveram. Giggs (um enorme jogador) já não tem andamento. Jogando a "10" e não ajudando o meio campo, tornou-se praticamente num segundo avançado atras de Ronaldo transformando na pratica o esquema tactico da sua equipa num 4-4-2. E isso era insuficiente para o excelente meio campo do Barça, que a defender colocava sempre 5 homens, devido à grande disciplina dos seus extremos (Henry e Etoo, imagine-se). E o jogo foi ganho ai. O Manchester até pareceu entrar mais mandão no jogo, mas depois do golo, o Barça tranquilizou-se, e nunca mais deu a minima hipotese.
Na minha opinião devido a defesa desfalcada do Barça, Fergunson deveria ter colocado Ronaldo e Rooney nas laterais, e um verdadeiro ponta de lança como Tevez ou Berbatov, com um meio campo mais trabalhador. Mas dizer isto depois do jogo é muito facil. E o mau rendimento de jogadores como Giggs, Anderson, Park e até de um dos melhores laterais do mundo Evra, era imprevisivel. Depois nenhuma das alterações promovidas por Fergunson na sua equipa resultou. O Manchester acabou o jogo em 4-2-4, mas o problema não era falta de gente na frente, mas sim a incapacidade de lutar no meio campo. E este Barça do surpreendente Guardiola foi forte demais para este Manchester, e no fim das contas completamente merecedor. Que grande equipa!

Ps. Não me lembro de Ronaldo fazer um passe durante todo o jogo. A imagem que me fica dele, é sempre que a bola lhe chegava tentar resolver sozinho, com todos os argumentos que tem, e são muitos. Messi por seu lado, foi apenas mais um dos fabulosos 11 que mereceram ganhar. Passando, rematando, marcando, fazendo a sua equipa jogar. E é por isso que é o melhor. Mesmo sendo um fenomeno, é um jogador de equipa. E nos festejos, praticamente não apareceu. Não precisa de se por em bicos dos pés para ser o Astro. Mesmo sendo baixinho.

5 comentários:

Banna disse...

A minha equipa estrangeira favorita é o barcelona...
E ontem foram... GENIAIS... O manunited... coitados... levar um baile daqueles numa final deve ser no minimo frustrante...
C.Ronaldo demonstrou mais uma vez, que a garganta não joga, e na minha opinião, o manU. foi como a seleção portuguesa qd o c.ronaldo joga, sem opções, com um jogador que nao passa a bola, nao defende(e ontem qd o fez por raiva devia ter sido expulso com dois amarelos, teve sorte só levou 1)... e acima de tudo um jogador, que quer fazer tudo SOZINHO... se quer jogar sozinho, jogue tenis ou ping-pong...
Barceloa justo vencedor... e foram poucas...foram GENIAIS...

Sam disse...

no golo do messi, o cruzamento do xavi é feito completamente a vontade. curioso q na imagem, se ve cristiano ronaldo a 1,5m de xavi, e sem fazer pressao alguma, limita-se a ver.

10 disse...

Chave do jogo: a péssima exibição de Michael Carrick

Unknown disse...

O mundo é dos baixinhos!

Anónimo disse...

sam eu era assim a jogar a sirumba!!dai a alcunha...

looooooool....