origem

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Dia Mundial da Terra


Milhares de organizações com origem em centenas de países de todo o mundo promovem hoje diversas comemorações no âmbito do Dia Mundial da terra, com o objectivo de consciencializar as comunidades sobre a importância da preservação do Planeta.
Actividades como limpeza de praias, palestras sobre aquecimento global, campanhas de reciclagem, concursos, workshops e outros eventos culturais têm lugar hoje em Portugal e no resto do mundo.
No Dia Mundial da Terra, a humanidade é confrontada com vários alertas. Um dos mais importantes tem a ver com o envio de dióxido de carbono para a atmosfera que está a provocar um aumento da temperatura em todo o mundo. Curioso que o pais onde este dia foi criado, seja hoje um dos paises que recusou assinar o Tratado de Quioto.
É ridículo que sendo habitantes de um planeta que integra todo um sistema, durante 365 dias por ano, apenas um deles lhe seja anualmente consagrado, a título de mero descargo de consciência. O que, desde logo, realça o pouco apreço que, de facto, temos pelo planeta Terra, em que vivemos. Isso transforma este dia em mais um Dia Mundial da Hipocrisia.
É necessario primeiro de tudo consciencializarmo-nos das consequencias dos nossos actos, para depois poder tentar melhorar em todos os aspectos. É urgente começar a tomar conta do nosso planeta, e não é apenas com textos e palavras que isso se faz. É com actos. E se todos fizermos a nossa parte já ajuda bastante. Por isso, separem o lixo, reciclem, poupem energia e água, plantem arvores, sei la... Tentem agir.
Para finalizar uma dica, vejam o filme "Uma verdade inconveniente". Pode ajudar a fazer-vos agir.

Sem comentários: