origem

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Pão Pão, Queijo Queijo

Depois de uma época brilhante, em que o Sport Lisboa e Benfica praticou sem a minima duvida o melhor futebol em Portugal. Depois de uma prestação bastante boa nas competições europeias, e depois de praticar algum do melhor futebol que se viu na Europa. Depois de ser acusado de ser "levado ao colo", e de só ganhar nos tuneis, por gente que das duas uma, ou é cega ou é burra. Ou então uma terceira hipotese, que é a pior, gente que não quer ver. Temos o resultado.
Para quem pensava que era o fim de um ciclo no futebol portugues, e que finalmente poderiamos ter competições em que a verdade desportiva imperasse, e que ganhasse quem realmente fosse melhor, fosse quem fosse! Eis que semana atras de semana chapadas na cara consecutivas me trazem novamente à triste realidade do que é o futebol portugues.
Um comentador escondido no anonimato, como é normal neste tipo de situação, em resposta ao meu ultimo post sobre futebol disse: "chorem". E sim, eu choro! Não só pelas derrotas do meu Benfica, mas principalmente pela forma como tudo isto continua a acontecer (e cada vez como menos vergonha, num clima de total impunidade) e me está a afastar de uma das minhas grandes paixões. O futebol!
É verdade, cada vez me apetece menos ver o futebol portugues. Cada vez tenho menos vontade de discutir ou escrever sobre futebol. É como ver um filme que já sabemos como acaba. E ainda por cima com um mau argumento.
É verdade, estou desiludido!
Prefiro falar sobre o jogo, sobre técnica, táctica e estratégia. Isso sim é futebol. Nunca fui muito adepto de falar de ligas, federações, direcções, SAD's, Etc. E acreditem, preferia também não falar de mafias e corrupção.
Mas hoje é inevitavel, depois do comunicado do plenário dos órgãos sociais do Sport Lisboa e Benfica.
Vamos então comentar o comunicado tentando resumir:
Ponto 1 - Reafirmar a confiança em atletas e equipa tecnica. Não creio que seja necessario. Acho que embora as exibições não estejam a ser as melhores, a sua competencia e valor nunca esteve em causa.
Ponto 2 - Boicotar a presença de adeptos em jogos "fora". Uma medida que prejudicaria muito os chamados clubes pequenos, e os faria ver que na realidade são umas sanguessugas e que precisam dessas casas como de pão para a boca. Mas creio que não resultará. Visto que somos tantos benfiquistas que haverá sempre quem não resista a ir ver o maior clube portugues jogar na sua terra.
Ponto 3 - Suspender as negociações com a Oliverdesportos relativas aos direitos desportivos. Aqui creio que está uma das medidas mais importantes. Acho que nunca deveriamos negociar com esta gente, e tendo já a funcionar a 100% a Benfica Tv, creio que seria melhor polica negociar directamente com o "comprador" não dando dinheiro a intermediarios. E visto o poder que os Oliveirinhas tem no futebol portuges, creio que a negociação pode ser uma boa arma.
Ponto 4 - Abandono da taça da liga. Outra boa medida. Se olharmos como está estruturada esta competição vemos que o beneficio aos clubes grandes é gritante. Isto acontece por imposição dos patrocinadores, que precisam de audiencias, e sem os "grandes" não as conseguem. Se o Benfica abandonar esta competição as suas audiencias diminuirão pelo menos para metade, condenando assim a taça a um fracasso comercial.
Ponto 5 - Soliciatar à comunicação social que denuncie os "roubos". Inutil. Se não denunciaram nos ultimos 20 anos, porque o farão agora?
Sobre os outros pontos não me vou pronunciar pois são demasiado politicos. Digo apenas que entendo a intenção de declarar o Secretário de Estado ‘persona non grata’. Depois deste ter vetado o nome de Ricardo Costa para que este fizesse parte da Comissão para a Justiça Desportiva. Laurentino terá chegado ao cumulo de sugerir José Gulherme Aguiar.
Concluindo, alguem se surpreende que uma pessoa se desinteresse do futebol depois de ver um Secretario de Estado a sugerir um dos tentaculos mais gordos do polvo para que este faça parte de uma Comissão para a Justiça Desportiva?
Alguem se surpreende que na semana anterior a arbitrar o Guimarães vs Benfica tenha sido homenageado pela Associaçao de futebol do Porto. Numa cerimonia em que estiveram quase na sua totalidade gestores e directores do Clube Corrupto na Forma Tentada?
Alguém se surpreende por exemplo, que Cosme Machado, depois de ter cumprido o encomendado no jogo contra a Académica na Luz, ter ido jantar com este Laurentino e com o Reinaldo Teles, à vista de todos?
Alguem se surpreende de alguma coisa neste pais?...
Serei eu que estou errado?

11 comentários:

Anónimo disse...

e pk nao falas do guarda redes que faz a equipa perder inumeros pontos... das saidas que nao foram culmatadas... do JJ a inventar... da equipa que ta a jogar pouco... isso nada interessa!vamos la sacudir a agua do capote... GENIAL
so mais uma coisa.. este comunicado, visa apenas uma coisa e so.. INTIMIDAR nao se esqueçam que o benfas recebe sporting e depois vai a braga!tao a ver se isto tapa os olhos ao ileterados dos socios e ja tem uma desculpa pos desaires seguintes.... esperem para ver!

Sam disse...

Genial foi tu nao teres lido outros posts em que critico isso mesmo que falas.
Nao iria fazer um post a repetir-me! certo?
porque é que quem ta contra o que digo, nunca mostra a cara? podem falar, isto é um espaço aberto onde se aceitam todas as opinioes. ninguem aqui é dono da verdade, apenas partilhamos opinioes. o debate ficaria muito mais interessante se nos identificasse-mos

Jojo Of The Jungle disse...

Só vos digo uma coisa ... em maio passado perdi a voz, em plenos festejos do nosso campeão pelas ruas da nossa capital ... hoje 'descobri' que no domingo o benfica joga contra o sporting ... perdi completamente o encanto com o nosso futebol ... e não foi de agora, mas no passado também já o tinha perdido, embora o esplendor do benfica me tenha dado um novo fôlego nessa paixão que tenho: futebol! Hoje em dia, nem futebol, nem justiça, e o próprio Portugal começa a cansar de tanta sujidade presente, e cada vez mais à tona!

Abraço!

RT disse...

Boas,

Concordo a 100%, com o comunicado e especialmente com a tua análise. Ah e também com a tua resposta ao anónimo.
Há que assumir os erros próprios, que existem e são graves, já erros e provocações externas não se podem assumir nem tolerar. Somos nós, Benfica, que damos de comer ao futebol português. Ou ele nos trata com o respeito que é devido (não confundir com benesses, não precisamos disso) ou deixa-mo-lo morrer à fome.

Cumps

Rui

Unknown disse...

Então e ir ver um joguinho ao estádio? Isso é que era! Sim, porque estes bate bocas que andam por ai só me embaçam e tiram a "fome" do que realmente "alimenta"...O JOGO!!!:D

Sam disse...

Sim Juliana, deviamos combinar ir ver um jogo da Champs enquanto ainda lá estamos. E também concordo e escrevi que isso é o q realmente interessa. O JOGO!
Rui, também concordo com tudo o que acrescentaste.
Jojo, é uma pena, mas a merda já anda a boiar! Lido todos os dias com isso.
Obrigado pessoal por voltarem aos comentarios. Isto andava um pouco parado e assim tem outra piada e dá mais vontade de escrever.

Jojo Of The Jungle disse...

Tenho vontade de limpar um pouco este lodo que paira, mas não sei como ... não sei como nós, os pais da geração futura, poderemos ajudar a melhorar isto tudo ... já que ficar a dizer mal, sem fazer nada, também não é solução! ... alguém tem ideias?

Anónimo disse...

eu surpreendo-me com o facto de chorares pela bola... mas isso sou eu que acho uma estupidez mas pronto...

De resto o futebol é uma vergonha no geral. Também não percebo muito para estar a opinar. Só gosto do benfas e chega!

Anónimo disse...

Nunca pensei algum dia, assobiar e insultar um jogador(Cardoso) do meu Benfica... Mas o que se passou foi grave e, o JJ só tinha uma coisa a fazer, que era tirá-lo do campo.A isto se chama intranquilidade derivado de vários factores.
Admito que nunca gostei do teu ódio de estimação pelo atleta, mas tenho de dar o braço a torcer...Kardec no onze, o mais rápidamente possivel!!

Só uma pequena nota:
Xistra nomeado para o jogo com os Lagartos...cheira-me a "Xistrema".


Saudações Benfiquistas

João Afonso

Sam disse...

Hoje em dia, seja qual for o arbitro, levanta suspeitas. Não confio em nenhum!
Quanto ao matraquilho paraguaio, o que ele fez so mostra como sente aquelas camisola. ou nao sente...
A sorte dele até agora, foi a lesao do Kardec. Senao ja tinha sentado aquelas nalgas paraguaias no banco. Se n for kardec, q seja weldon. Cardozo se n ta em forma n joga.
Eu nao choro realmente com o futebol. Era maneira de dizer. Quer dizer, chorei quando o Veloso falhou o penalti na final da taça dos campeoes europeus. mas isso já foi ha mt tempo!
Nunca pensei que um post como este tivesse tantos comentarios. Ainda para mais tao grande. nem pensei que o lessem...

Unknown disse...

Eu até acho que o golo que o Cardozo marcou, devia ser ANULADO, isso é que era uma "ganda" castigo! "Qué" pra não andar a mandar calar quem lhe paga o salário! Mal Educadão!!!