origem

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Domingo Desportivo

Ok. Já é segunda feira, mas eu não sabia como chamar a este post, e como esse mitico programa foi durante anos a biblia da analise das jornadas do nosso campeonato, fica decidido.
Mais do mesmo, o Braga ganhou, e começo a questionar se so perderá pontos com os "grandes". Visto que com equipas com outras ambições eles não escorregam. Não gosto deste Braga, é uma equipa rigorosa, e eficaz. Mas esta maneira de jogar não me atrai. Gosto de equipas rigorosas defensivamente, e que saibam defender, mas não gosto de equipas defensivas. Por isso adoro o campeonato italiano, que muitos apelidam de defensivo, coisa com que eu não concordo de todo. Apenas não há quem saiba defender como eles, o que não quer dizer de todo que sejam defensivos. Voltando ao assunto, se é certo que ainda não vi com grande atenção este Braga, também é certo que o pouco que vi, não me atraiu nada.
Braga que partilha o primeiro lugar com o Glorioso, estes sim, dá gosto ver jogar! Não sou daqueles Benfiquistas que se sentem campeões na primeira jornada, eu prefiro esperar para ver. Mas que este Benfica de Jesus joga muito, isso joga. Podemos não ganhar nada este ano, alias, se a epoca acabasse hoje, não seriamos campeões, mas eu estaria muito satisfeito com o percurso e exibições da equipa. Não seria perfeito, mas seria bastante aceitavel.
O Benfica ganhou a uma equipa de que gosto bastante. Não dava nada por este Paulo Sergio, mas ele está a conseguir dar uma consistencia que este Vitoria não vinha a conseguir ter nos ultimos tempos. É uma equipa com jogadores razoaveis, e alguns deles, muito acima da media. Sereno (que está de partida), Custodio, João Alves, Desmarets são jogadores acima da media, e podem aspirar a voos mais altos. Mas a estrela da companhia é sem duvida um dos melhores jogadores do campeonato. Nuno Assis. Já escrevi aqui muitas vezes, e repito. Nunca deveria ter saido do Benfica. Poderia não ser um titular indiscutivel, mas seria sem duvida um indiscutivel do plantel.
Nuno é alvo de destaque esta semana num Blog que passei a acompanhar depois da sugestão do Rui Trindade "Lateral Esquerdo" e concordo com quase tudo o que por lá diz.
"Para o comum adepto, Assis não deixa saudades. Como poderia? Não recorre a dribles, nem tão pouco é dado a loucas correrias com a bola. Para Assis, futebol, é a bola a circular. E quão belo é o jogo, quando dessa forma é interpretado."
Como concordo com este excerto, e faz-me lebrar o meu odio de estimação, aquele que faz golos, mas não joga nada! Mas que para o comum adepto é o maior. Eu também me considero um adepto comum, mas um adepto que adora o jogo, e que gosta de estar atento a mais do que simples golos e fintas. Gosto do jogo por tudo o que o envolve, principalmente a aplicaçao das qualidades dos jogadores aos sistemas tacticos mais indicados. A tactica fascina-me. E para mim a tactica é bastante mais que simples sistemas numericos de 4-3-3 ou 4-4-2. Hoje o jogo é mais que isso, é fluidez, é movimento. E Nuno Assis nesse campo, é excelente. Jogador sempre disponivel, sempre em movimento, sempre a facilitar a vida ao colega abrindo a linha de passe mais simples, e servindo também com grande simplicidade. Para mim, no futebol simplicidade é qualidade. O Nuno deveria estar no Benfica, e teria lugar em qualquer um dos grendes clubes em Portugal.
Voltando à jornada, os outros também ganharam, com os casos do costume, mas como acabam por ganhar por muitos, os casos até parece que não interessam para o resultado, mas não é bem assim!

8 comentários:

Sérgio Mak disse...

O problema do Nuno Assis nunca foi a sua qualidade como jogador, mas sim a sua consistência. Às vezes, é um processo mais lento e só mais velho o jogador torna a sua exibição consistente.

Noutros casos, isso nunca chega a acontecer. Apesar de reconhecer que tem qualidade para o Benfica, dificilmente as suas oscilações seriam toleradas num clube tão exigente. Daí que, de certa forma, o Vitória seja o clube certo para ele.

Sam disse...

concordo que a consistencia seja uma qualidade fundamental num futebolista. mas, no benfica, para o lugar do assis, ha jogadores regulares? quem? aimar? martins?
Assis tinha espaço!

Obrigado pelos comentarios. Sempre bom saber que se tem visitantes ilustres.

Banna disse...

Concordo, os casos do costume... X.Garcia(o do custume) agride(o custume) dentro da area um adversário, quando o resultado, estava 1-1... Ou seja penalti, e expulsão... Ou seja o custume... Rest my case.

Quanto ao assis, é muito bom sim senhor, concordo plenamente com tudo o que foi dito acerca dele no blog.

Cumps.

RT disse...

Viva

Sandro, queres ir por aí? No jogo da fruta, perdão, no Nacional x Porto, aos 8' existe penalty de Fucile sobre Edgar não assinalado e aos 28' é marcado um penalty inexistente a favor do porto por suposta falta de Alex Bruno sobre Alvaro Pereira, e o jogador do Nacional ainda é expulso na jogada. Tudo isto com 0-0 no marcador e com o porto a jogar mal mal mal.
Eu acho que o Javi Garcia devia ter sido expulso e não acho uma injustiça se ainda for punido com recurso às imagens televisivas. Quantos portistas são capazes de admitir o mesmo quando se trata do seu clube?

Sam, o teu ódio de estimação pelo Cardozo faz com que, na minha opinião, escrevas coisas totalmente fora de sentido numa crónica em que de resto concordava com tudo. Como é que o excerto

"Para o comum adepto, Assis não deixa saudades. Como poderia? Não recorre a dribles, nem tão pouco é dado a loucas correrias com a bola. Para Assis, futebol, é a bola a circular. E quão belo é o jogo, quando dessa forma é interpretado."

te faz lembrar o Cardozo quando o Cardozo é dado a tudo menos dribles e loucas correrias com a bola? Quando o Cardozo tem vindo a jogar cada vez melhor em equipa, a fazer a bola circular? O segundo golo do Carlos Martins resulta de um bom toque do Cardozo a desmarcá-lo e ainda no último jogo com o Rio Ave fez 2 assistências. Longe de mim compará-lo ao Nuno Assis, obviamente, mas relacionar o Cardozo com aquele excerto (com o qual até concordo) não faz sentido nenhum, pra mim.

Cumps

Rui

PS - Posta aí o video das imagens do túnel da luz, o qual supostamente era uma cabala para incriminar os jogadores do porto... Claramente...
http://www.youtube.com/watch?v=KZ5OFKsL3tk

Sam disse...

vou explicar a parte do excerto.
O que me faz lembrar o Cardozo, não sao claramente as caracteristicas do jogador, mas a parte de que para o comum adepto, chegar marcar golos. esquecendo tudo o resto.

Esse suposto toque para o martins, nao me diz nada. é apenas um toque sem grande tecnica, intençao, visao de jogo, ou classe, o martins é que o fez brilhar, foi apenas um passe simples e banal, transformado pelo martins num grande golo.

Optei por nao falar do cardozo neste jogo, pois a sua exibiçao foi demasiado má, até para criticas minhas. Seria facil manda-lo abaixo neste jogo.
Nao concordo contigo, nao acho que duas ou tres assistencias mostrem evoluçao significativa. tudo o que faz mal, apaga por completo essas pseudo evoluçoes.

RT disse...

Pra variar não concordo, acho que exageras lol

Não quero ser o defensor oficial do Cardozo, até porque reconheço que tem bastantes limitações. Mas também acho que têm vindo a melhorar e é neste momento a melhor opção para o lugar. De longe. Mas não quero voltar ao mesmo... :P

Cumps

Rui

Anónimo disse...

Parabens pelo texto!
Mais uma vez, bem relatado o fim de semana desportivo. E, sim a partir de agora estou a ficar com algum receio do (Grande) Braga.
Acho tambem, que a referência ao Cardoso neste post poderia ser evitada... ;)

Algo me diz que ainda vamos celebrar algumas vitorias(titulos) com os golos do Paraguaio!!


Cmpts


João Afonso

Senator Buscetta disse...

O Assis teve outro pormenor no Benfica, exceptuando aquela metade de temporada que nos levou à vitória no campeonato, ele nunca jogou na sua posição de raíz, jogando muitas vezes descaído para a direita ou para a esquerda.

Era um bom jogador de plantel, não seria titular regular, mas é melhor do que ter o plantel cheio de Felipes Menezes e afins (não pela sua qualidade, mas por não serem Portugueses)