origem

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Benfica é lider.

Geralmente o cão não costuma morder o dono, e hoje a historia não fugiu à regra.
Sou sincero quando vos digo que foi o primeiro jogo que vi com atenção deste Braga. Mas serviu para confirmar completamente a ideia que tinha sobre esta equipa. Uma equipa que defende muito, o que não quer dizer que defenda bem. Uma equipa que embora tenha alguns excelentes executantes, raramente assume a posse e não raras vezes defende com onze atrás da linha do meio campo, usando então rapidas saidas para o contra-ataque apostando na velocidade e qualidade de alguns dos seus homens da frente. E apresenta uma grande eficacia nas bolas paradas.
Já o disse e repito, não gosto desta equipa do Braga, não gosto da maneira de jogar. É um futebol feio, e com alguns dos executantes que tem acho que poderia ter um jogo mais bonito, mantendo a eficacia. Gosto bastante de alguns jogadores do Braga e não me importava até de ver alguns deles a jogar no meu SLB, casos de Evaldo, Luis Aguiar e Mossoró. Há outros acima da media como Alan, Hugo Viana e Eduardo por exemplo. Domingos confirmou a opinião que tenho dele, treinador mediano, que está a aproveitar bem o trabalho feito por quem esteve no clube antes dele. Espero que no proximo ano estejas no CCFT.
Hoje é facil dizer mal do Braga e elogiar quem ganhou, mas o CCFT (Clube Corrupto na Forma Tentada) cilindrou completamente este Braga que nunca teve a minima hipotese de poder discutir este jogo. Lembro-me apenas de um remate do Braga na primeira parte, e na segunda, embora conseguisse alguns lances em que atacou com mais do que dois jogadores, nunca conseguiu criar perigo real. Com excepção das bolas paradas, onde o CCFT tem sempre algumas dificuldades. Quer a defender, quer na pouca eficacia ofensiva, onde só consegue criar perigo nos cruzamentos ao segundo poste para Bruto Alves, com bloqueio ofensivo de Falcao. O CCFT foi superior em todas as fases de jogo, e controlou por completo o jogo, podendo até ter saido do campo com um resultado mais dilatado.
O CCFT está em claro ascendente e estes dois ultimos jogos, com Arsenal e Braga respectivamente vem mostrar uma equipa muito mais disponivel, pressionante, e perigosa. Muita gente atribui muitas responsabilidaeds dessa melhoria a Ruben Micael, e não sei até que ponto não estarão certas. O CCFT não tinha nenhum jogador com estas caracteristicas, e ele contribui com um maior equilibrio para o meio campo. Defendendo com qualidade, é um jogador que não perde bolas, possui uma boa capacidade de passe, e chega bem na frente. Ele é também a prova como há por cá bons jogadores, tão bons ou melhores que esses contentores de Brasileiros e Argentinos que chegam constantemente a Portugal. E não precisam dos famosos periodos de adaptação.
Na cidade do Porto mora também aquele que na minha opinião é o melhor ponta de lança da liga. Gosto muito de ver Falcao a jogar. Não sendo um fora de serie, não sendo excepcional em nenhuma das fases de jogo, é bastante competente e activo em todas elas. Pressionante a defender, sempre em movimento procurando ocupar e abrir espaços, sempre disponivel para abrir linha de passe e receber, com capacidade para progredir com bola, rapido na desmarcação, com uma excelente capacidade para atacar a bola e não ficar apenas na espectativa, bom cabeciador, competente com os dois pés e com um excelente faro para golo. Estes atributos fazem dele, a minha escolha para melhor ponta de lança da liga, seguido de perto por Liedson. Ter Falcao ao lado de Saviola, e com a dinamica de jogo criada pelos medios do Glorioso seria demoniaco.
O Benfica é claramente a equipa que pratica o melhor futebol na liga, e espero que esta quebra que temos vindo a assistir não chegue para mudar isso até ao fim do campeonato. Disse e repito, mesmo que o Benfica não chegue ao fim em primeiro, se apresentar esta qualidade de jogo até final, não sendo perfeito, é suficiente para ficar satisfeito. Existem outras equipas que apresentam bom futebol em Portugal. O CCFT a jogar como jogou nestes ultimos dois jogos chega muito perto do nivel exibicional do Glorioso. O Guimarães a espaços apresenta jogos muito agradaveis de ver, e Paulo Cesar discute com André Villas-Boas o premio de Treinador revelação aqui do Chaparro. A Academica, é apesar das suas limitações outra equipa que me da gosto ver jogar.

PS. As relvas dos diferentes campos devem ter sabores diferentes, pois o apetite por ela não é igual em todo o lado. Hoje foi o caso a do dragão não deve ser assim tão saborosa.

PS2. Acho graça à constante evocação da injustiça dos castigoas a Ivanildo e Sapunaru. São culpados, foram castigados. Ponto Final.

PS3. Os adeptos do CCFT terão a memoria assim tão curta? Será possivel que estejam a ser sinceros quando falam em colinho e roubalheira? Ou serão apenas burros?

PS4. Ruben Micael veio dizer na conferencia de imprensa, que se não existirem tuneis e as arbitragens forem boas como a do jogo de hoje serão campeões. Pois, foi pena foi ele não ter visto o penalti do Meireles sobre o Mossoro, ou as duas expulsões que ficaram por fazer de Paulo Cesar e Rafael Bastos e respectivos castigos para os proximos jogos. Ruben, es bom jogador, mantem-te calado.
Quanto à conferencia de imprensa de todos os jogadores do CCFT no sabado, RIDICULO.

5 comentários:

Anónimo disse...

a conferencia foi ridicula?tu nao sabes o que é um balneario pois nao??ah bem me parecia..

Sam disse...

um balneario nao é um sitio onde se toma banho e se troca de roupa?

sim, foi ridicula a conferencia de imprensa, nao so pela atitude que nao se justifica, mas pelo conteudo!
pergunto-me o q será preciso um jogador do porto ou dirigente fazer para que os adeptos considerem um castigo justo.

Unknown disse...

Por muito que eu seja amiga de alguém, não tenho propriamente que colaborar e concordar com tudo o que essa pessoa faça/diga/pense etc etc etc....
Se querem ser solidários,
ponham-se de castigo!

excape disse...

Grande ultima frase da Juliana.
Concordo em grande parte com o meu brogger, mas tb sei que nem sempre as equipas que melhor futebol jogam, vencem campeonatos!
O Benfica de Trapatoni, A Grecia n nosso Euro, a tua Italia e as equipas do Ivic são para mim disso exemplo. Gosto de futebol de ataque, com muitos golos como o Barcelona de Cruyft e este Benfica de Jesus.

Sam disse...

sim excape, eu sei que muitas das vezes as equipas com futebol feio sao as mais eficazes. Ainda ontem vi o inter de mourinho ganhar 2-1 ao chelsea com uma exibição horrivel, mas com uma eficacia tremenda.
como disse, mesmo que o benfica nao ganhe nada, com exibiçoes destas, ja chega para me encher as medidas.
Para mim nao é necessario que existam muitos golos, gosto de um futebol pressionante, corrido, com garra, e tacticamente bem jogado. os golos surgem por acrescimo.