origem

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Preciso...

... de pastilhas Rennie. Acabou há cerca de uma hora o Setubal vs Benfica. Um dos piores jogos da epoca do glorioso, em que não mereciamos mais que um empate. Não esperava nada esta pessima exibição, depois de um dos melhores jogos que vi o Benfica fazer esta epoca, na quarta feira com o Leiria. Ai tivemos um Benfica mandão, pressionante e que não deu a minima hipotese ao adversario, tudo o que não foi hoje.
No Benfica ninguem jogou bem, e devido a isso não conseguimos derrotar uma das equipas mais limitadas da liga.
É nestes jogos que se ganham e perdem campeonatos, e este empate pode significar ficar dois pontos atrás do Braga, se esta equipa ganhar os dois jogos que tem em atraso. E os jogadores pareceram não conseguir entender o perigo de não ganhar este jogo.
Não consigo destacar um unico jogador que tenha jogado bem neste jogo. Pessima exibição de todos os jogadores encarnados, sem capacidade de pressão, de posse de bola, criatividade e pulmao.
Facto - Oscar Cardozo já custou 4 pontos ao Benfica com dois penaltis falhados. Parece-me preocupante este "acusar da pressão" deste jogador. Repito, não me interessa ter o melhor marcador do campeonato na minha equipa, quero ganhar jogos. E este jogador parece ter algumas dificuldades de aparecer nos momentos da verdade. Neste jogo, foi apenas mais um dos jogadores que jogou mal. Gostava de pedir aos seus fans, se me puderem informar, quantos golos já marcou Cardozo em jogos grandes, desde que está no Glorioso. E quantos jogos já ganhou o Benfica esta epoca, apenas com golos de Cardozo? Depois de escrever estas linhas lembrei-me de Pauleta, o melhor marcador de sempre da selecção Portuguesa, mas que nunca fez a diferença nos momentos da verdade, nem ganhou nada por essa equipa.
Quero também lembrar aos adeptos verdes e brancos, que festejaram o empate do Benfica como se fosse uma final da Champs ganha pelo seu clube, que o Benfica com este empate, aumentou para 19 pontos a vantagem que tem para a lagartada, que sem surpresa perdeu em casa com a Briosa!

7 comentários:

RT disse...

Sam, percebo a tua frustração, sinto-a da mesma forma. Mas não concordo quando voltas a crucificar apenas o suspeito do costume. O David Luiz também já meteu 2 auto golos esta época e não te vejo a criticá-lo tanto como ao Cardozo.

Neste momento tiravas o Cardozo da equipa? Eu não tirava e, pelo que me disseste há uns tempo, tu também não. Assim o que temos de fazer é continuar a confiar e a apoiar. Não apenas ele mas em todos os outros.

Tá descansado, em Maio vamos estar no marquês ;)

Cumps

Rui

PS - O pior que podemos fazer é começar a stressar e por as coisas em causa. Dias maus todos temos, o que é preciso é aprendermos com eles, e pelo menos o Di Maria parece-me que aprendeu: "É necessário mudar de mentalidade e encarar estes jogos como difíceis".

Além disso mal estão os outros, não estamos nós: "Sporting soma a 3ª derrota consecutiva"; "Agressões no treino, transferências falhadas, escutas tornadas públicas e demissões na estrutura do porto"; "Castigos longos em jogadores chave do Braga"

Sam disse...

costumas dizer que eu exagero quando falo de cardozo, hoje quem exagerou foste tu. desta vez nao o cruxifiquei, e varias vezes referi que a equipa teve mal, e ele foi apenas mais um a estar mal.
David luiz ja fez outro auto golo sim, mas se nao me engano contra o leiria, jogo esse que ganhamos, nao tendo custado nenhum ponto ao slb. david luiz é um grande jogador, e quando corrigir alguns poucos defeitos que tem, será um dos melhores centrais do mundo!
Se soubesses responder as questoes que coloquei gostava, tu que gostas das estatisticas. tou a perguntar apenas por curiosidade.
ha umas semanas falamos, e disse-te o q pensava, que neste plantel naquela altura, nao tirava o cardozo da equipa, pois n tinhamos mais ninguem. hoje começo a pensar que kardec poderá ser opçao. e que talvez tire facilmente o lugar a oscar cardozo.
nao acho que o facto de stressar va fazer diferença no rendimento da equipa. gosto apenas de futebol, e apenas analizo o que se passa de acordo c a minha maneira de ver o jogo. se o benfica faz um pessimo jogo, n poderei dizer o contrario, e se acho que cardozo nao tem qualidade e nao aparece quando é preciso, nao poderei dizer o contrario. apenas referi facto de ele acusar a pressao, e de esse ser mais um defeito nos muitos q tem. se acusa a pressao, nao pode ser chamado a decidir nos momentos de decisao.

Senator Buscetta disse...

Ontem estava com um melão tal que antes da meia-noite já estava na cama... Posso dizer que foi o jogo do Benfica este ano que mais frustrado me deixou, ainda mais do que o Olhanense...

Foi uma apatia generalizada, um adormecer após o primeiro golo que não se podem aceitar!

Vocês evitaram, mas eu realço exibições negativas.

Carlos Martins, ausência total de ajuda ao Maxi, que acabou por ser ultrapassado 3 ou 4 vezes de forma muito perigosa na primeira parte com entendimentos entre o Bruno Ribeiro e o Hélder Barbosa (fez um jogão, pena ser do FCP). Pralém de que foi completamente inconsequente no seu jogo. E aquela obcessão de marcar os livres todos já me começa a irritar solenemente.

Di Maria, até aos 80 minutos foi um nojo! O homem não fez um cruzamento/bateu um canto de jeito, perdeu bolas de forma infantil, ajuda a defender idêntica à do Carlos Martins.

Creio que foi muito pela falta de ajuda nas alas que perdemos, porque faltando ajuda a defender, os nossos laterais sentiram muito pouca liberdade para subir.
Nem tudo foi logicamente culpa do Benfica. O Setúbal tem muito mérito. Linha defensiva e atacante muito próximas, coesas a defender a atacar. O Benfica viu-se sem espaço e com o adensar de jogo na zona central do campo por ineficiência dos alas, não conseguiu vencer o jogo.

No penalti, (e mesmo tendo-o a capitão no egolo) a primeira coisa que eu disse foi "Qualquer um menos o Cardozo". Já deu para ver pelos 4 penaltis falhados esta temporada (3 campeonato, 1 pré-temporada) que seria melhor passar a responsabilidade a outro jogador. Não é um retirar de confiança ao Cardozo, é um balão de oxigénio. Se bem se lembram o Figo também teve um período em que falhou 3 ou 4 penaltis decisivos, esteve uns meses sem marcar e depois tudo voltou a ser como era. É uma consequência natural para normalizar as coisas e não um castigo.

Melhores jogos virão com certeza, mas como disse o Sam é nestes jogos que se ganham/perdem campeonatos.

RT disse...

Nestes jogos que correm mal, o melhor é começar a pensar rapidamente no jogo seguinte. Não acho que valha a pena esmiuçar as coisas e criticar demasiado os jogadores, isso só causa maior pressão e fá-los jogar sobre brasas. Não estou a falar da tua análise em particular Sam, estou a falar no geral. Eles têm a perfeita noção dos erros que fizeram. O Cardozo saiu de campo com as mãos em cima da cabeça a pedir desculpa, via-se que estava lixado com f pelo que tinha feito.

Não podes dizer que não focaste a tua critica no Cardozo quando prai 1/3 do teu texto é sobre ele...
Obviamente não tenho todos os golos do Cardozo na cabeça nem paciência para investigar, mas assim de repente lembro me que na época passada marcou ao Porto pro campeonato, na Luz, num jogo que ficou 1-1. Logo ai marcou a um grande e valeu pontos, ainda por cima contra um adversário directo. Lembro me que também marcou em Alvalade no ano passado. O que é que viste no Kardec que te pareça ser capaz de tirar o lugar ao Cardozo? Eu vi tão pouco dele que nem tenho bem opinião formada.

Sim, são neste jogos que se ganham/perdem campeonatos. Mas também é com união, discrição, apoio e confiança de todos. Confio que o Jesus vai saber lidar com a situação. Confio que isto foi só um dia mau. Confio (e prometo) que vos vou pagar aos 2 umas imperiais no marquês, em maio, quando estivermos a festejar o 32º título nacional ;)

Cumps

Rui

Sam disse...

ele ate podia sair de campo de rastos... eu nao digo que ele falha porque quer, mas porque nao tem qualidade.
o q falei do cardozo nao foi apenas do jogo de ontem, mas no geral. de ele n ser capaz de aguentar a pressao. logo nao poder ser chamado a decidir nesses momentos.
quanto ao golo do cardozo contra o porto, agradeço a dica, nao me lembrava mm de nenhum, e continuo sem lembrar. tambem marcou ao sporting numa derrota por 2-3. tabme ja sei q ja bateu 8 penaltis para o campeonato tendo falhado 3. tds c o jogo a 0-0.
o q vi do kardec. Vi principalmente movimentaçao, ataque à bola, disponibilidade para receber e passar. coisa que nao vejo no "pino".

Anónimo disse...

Ficou neste jogo então uma amostra como o David Luiz não é o central de qualidade como o fazem.
Nem é pela rosca em si. Quem nunca mandou uma rosca? Quem joga sabe como é.

Mas a forma aparvatada como se faz ao lance, em que não estava pressionado, só para mandar um ganda charuto para o ar, ainda por cima com o pé menos forte.
A falta de classe neste lance foi frustrante...

Sam disse...

nao posso concordar quanto à questao do David Luiz. Acho mesmo que é um central de grande qualidade.
Quando conseguir (se vier a conseguir) melhorar os seus niveis de concentração e controlar melhor a sua agressividade, vai ser um dos melhores centrais do mundo.