origem

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Jogo

Não tenho escrito nada por aqui, e não tencionava faze-lo a falar de futebol. Mas esta exibição do Benfica a isso me obriga.
Apenas costumo escrever sobre os jogos do Benfica quando estes são muito bons, ou muito maus. E foi o caso deste jogo com o Herta. Muito mau!
Mais grave que a exibição para a Liga Europa é a perda de gás que o Glorioso tem vindo a mostrar nos ultimos jogos. A equipa parece cansada, e isso reflete-se na qualidade de jogo. Um Benfica que acentava o seu jogo numa pressão alta, em posse de bola e em não deixar os adversarios respirar com um ataque quase que constante, tem vindo a perder pouco a pouco cada uma dessas qualidades.
A diminuição de caudal ofensivo traduz-se na diminuição gradual de golos marcados por Oscar Cardozo, jogador que se não for servido com o "pão à boca", torna-se nem mais nem menos que um jogador nulo. Dando-se à marcação, e sendo incapaz de ajudar a equipa nos diferentes momentos do jogo. Hoje, isso foi gritante. E a exibição do paraguaio é quase uma anedota. Contei-lhe pouco mais de dois passes de qualidade, um até bastante bom, mas isso é obviamente pouco para uma equipa como o Benfica. Os remates de meio campo ou mal enquadrado com a baliza, principalemente quando tem colegas melhores colocados, fazem desesperar qualquer adepto que goste do jogo. Já sabem a minha opinião, é um bom finalizador, mas tem claramente falta de classe! Este tipo de jogador já não se usa no futebol moderno, que se quer dinamico.
Hoje, vimos também o que considerei a pior exibição de Javi Garcia ao serviço do Benfica. Sabem que adoro este jogador. Mas hoje esteve mal. Obviamente que não se deve ao golo na propria baliza, mas a falta de capacidade de pressão e os sucessivos passes falhados resultaram numa exibição para esquecer. Nem Javi nem nenhum jogador pode ser indispensavel na equipa, e se ele ou outro, não estiver na melhor forma, não deverá jogar.
Ultimamente as exibições tem sido cinzentas, e quero aqui deixar bem explicito, que não culpo nenhum jogador em especifico. A equipa tem jogado mal, no seu colectivo, e isso também aconteceu hoje. Toda a equipa esteve adormecida no frio de Berlim.
Pela positiva apenas posso destacar os centrais. Não estiveram brilhantes, mas foram os menos maus. A estes junto Aimar.
Pela negativa, todos os outros. Os laterais defenderam mal, e simplesmente não atacaram, o meio campo não pressionou e mostrou uma falta de criatividade enorme, e o ataque esteve completamente apagado. Com esta dupla de avançados, se Saviola estiver num dia menos bom, o ataque simplesmente não existe.
Tenho de falar de Di Maria. Acho que este jogador nunca irá crescer no Benfica. Marcou um bom golo, e desapareceu. As constantes más opções que toma no jogo, não são condizentes com a fama de "jogador de classe" com que a imprensa tenta convencer os adeptos. São demasiadas bolas perdidas, passes errados e remates para a bancada.
Não entendi a entrada de Miguel Vitor para lateral. Acho que deveria ter sido Saviola o primeiro a sair para a entrada de Weldon. Concordo com a entrada de Aimar para o lugar de Martins. Quero dizer com isto que hoje também não concordei muito com a estrategia de Jesus para o jogo. Não temos jogo no fim de semana, e deveriamos ter encostado estes padeiros alemães as cordas, e temos jogo e equipa para ganhar facilmente a esta equipa sem classe.
Espero mais deste Benfica, e depois de ver o excelente jogo do Clube Corrupto na Forma Tentada contra o "meu" Arsenal, em que pressionaram, jogaram, tiveram posse de bola em qualidade durante grandes periodos do jogo, fiquei um pouco preocupado. Parece-me claramente que os azuis estão em ascedente claro, e que ao contrario o balão encarnado comece a ficar sem gás. Espero estar enganado, e espero ser já convencido no proximo jogo.

1 comentário:

excape disse...

Jogaram mesmo muito mal...
devem andar solidários com a lagartagem.
e como andam a perder o gás, é melhor mesmo o jesus lhes dar redbull pq com sagres n vão lá!