origem

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Mercado de Inverno

Começo por pedir desculpa, mas aposto que este post vai ser longo. Aviso também já no inicio que vai ser sobre futebol, assim as pessoas que mandam mensagens a dizer que falo demasiado de futebol, podem passar imediatamente para os posts seguintes sem ler este.
Vamos então falar das transferencias de Janeiro dos clubes nacionais.
Comecemos pelos mais activos\necessitados. Aqueles das camisolas com tiras verdes e brancas que parecem os toldos da praia da Figueira da Foz. Esses precisam realmente de bons jogadores, mas o ataque ao mercado que estão a fazer neste momento, já o deveriam ter feito no inicio da época. Esta movimentação vem com seis meses de atraso, e vai ser dificil conseguir rentabilizar todo este investimento ainda esta época.
Começaram com João Pereira. Boa contratação, sem duvida, embora ache que não era o lugar mais carenciado. Esses ainda estão em aberto. Os viscondes precisam urgentemente de um lateral esquerdo e de um central "patrão". Esta é a minha opinião. Mas o "reguila" é um bom jogador, provavelmente o melhor lateral direito Portugues (com Bosingwa lesionado) do momento, merecendo a meu ver um lugar na selecção.
Depois chegou Pongolle. Vamos ver que rendimento terá este jogador, de caracteristicas muito identicas às de Liedson. E como Carvalhal "o treinador Melhoral, que não faz bem nem mal" vai conseguir colocar os dois a jogar.
Fala-se ainda de mais uma mão cheia de jogadores que podem chegar ao "WC" de alvalade. Todos eles bons jogadores. Evaldo e Rodriquez do Braga, são dois bons defesas. Mas será no entanto dificil destruir de uma só vez a defesa do Braga. Defesa esta que parece que vai substituir João Pereira por Miguel Garcia. Falam-se também dos nomes de Gareth Bale, jovem lateral esquerdo Ingles, Zoran Tosic do Manchester United jogador que não conheço bem, e Pavlyuchenko que seria sem duvida a contratação de mais valor por parte dos lagartos, todos eles por emprestimo. Por emprestimo também chegariam Del Horno, lateral esquerdo de renome, e Manuel Fernandes, jogador de selecção e que adoraria ver de novo no meu Benfica. Fala-se ainda de Ruben Micael.Todos eles seriam boas contratações para qualquer clube Portugues.
Do Clube Corrupto na Forma tentada chegam poucas noticias. Leves interesses em Ruben Micael e em Eder Luis (jogador que acabou por assinar pelo SLB) e pouco mais. Acho que apenas irão ao mercado caso Ulque seja severamente castigado, ou Bruto Alves seja vendido.
O Glorioso foi buscar tres Brasileiros. Alan Kardek, ponta de lança ao estilo Jardel (ao que dizem), Airton um trinco campeão no Flamengo, e Eder Luis, um extremo polivalente. Não conheço os jogadores, mas parece-me obvio que arranjar opções validas a Javi Garcia e Cardozo era a necessidade numero um. Acho que ter uma opção mais valida a Aimar também seria importante.
Destes jogadores que chegaram nada sei. Mas independentemente do valor e da margem de progressão dos jogadores. Não posso deixar de dizer o quanto me custa a diminuição da aposta em jogadores Portugueses. Cada vez mais os grandes em Portugal apostam em jogadores Lusos, e o Benfica não foge à regra. Jogadores como Fabio Faria, João Pereira, Pedro Mendes, Manuel Fernandes, Manuel da Costa e Paulo Machado seriam nomes que gostaria de ver a entrar no meu Benfica muito mais que estes packs de Sul Americanos (atenção que eu não disse que o Benfica precisa de todos estes jogadores, apenas referi jogadores que acho que tem qualidade).
Mas infelizmente não é so no Benfica que isto se passa. Também os andrades preferem apostar em Sul Americanos em detrimento de jogadores que claramente tinham lugar no plantel. Os casos de Castro e Ukra são gritantes. E os lagartos apostam na prata da casa pois não tem capacidade financeira para atacar o mercado da mesma forma. Não tenho duvidas disso.
Vamos ver então como vai evoluir o mercado de transferencias em por cá. No fim de Janeiro devo fazer então outro post a falar disto.
Afinal o post não foi assim tão grande.

3 comentários:

Unknown disse...

Como esta noticia é pouco interessante e não tenho qualquer comentário a fazer sobre ela, venho deixar a sugestão para um vídeo da semana, de uma banda que me anda na cabeça. Florence and the machine "Rabbit Heart".
Deixa-te de coisas e faz-me lá a vontade!

Sam disse...

ok, video da semana é da tua responsabilidade. foi a minha prenda de natal! =)

Unknown disse...

Sorte a minha que o pluto era bem giro!