origem

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Actividade

O chaparro esteve parado, mas regressa agora com mais vitalidade.
Houve nas ultimas semanas alguns acontecimentos que não queria deixar passar em claro por aqui.

Primeiro o seu a seu dono. Não, não falo da vitoria do Benfica, mas sim da atribição do premio de melhor jogador do Mundo. Não concordo muito com a atribuição deste premio, acho que deveria sempre ser eleito o melhor 11, e nunca o melhor jogador, pois não se podem comparar posições. Mas Messi ganhou! Messi não foi apenas este ano o melhor. Messi é o melhor. E vai continuar a ser durante algum tempo. Há outros grandes nomes que poderemos referir, como Ronaldo, Iniesta, Xavi, Kaka, Pirlo, Ibrahimović ou Cardozo. Mas todos eles estão um passo atras deste pequeno argentino. O premio é totalmente merecido.

Tenho de falar também da Cimeira de Copenhaga.Não houve fumo branco na Cop15. Talvez para evitar a emissão de Co2 para a atmosfera. Falando mais a serio, e como diz Mario Soares "face às esperanças acalentadas pela sociedade civil e por reputados ecologistas de reduzir as emissões de dióxido de carbono, a Cimeira de Copenhaga há-de considerar-se um fracasso. Fracasso que resultou de não haver uma ordem mundial fiável, capaz de se sobrepor aos interesses nacionais egoístas das grandes potências tradicionais e emergentes.".
E foi realmente um fracasso. Aconteceu o que se esperava. Ignoraram-se muitos dos 193 estados representados e os dois maiores poluidores, China e Estados Unidos (com o seu premio Nobel à cabeça), foram os que, afinal, decidiram. Com o apoio de alguns Estados como: Brasil, Índia, África do Sul, União Europeia (ausente mas concordante), que reunidos à parte, alinhavaram à pressa, um acordo mínimo, não vinculativo, insuficiente e, para alguns, ridículo.
Os admiradores de Obama começam agora a abrir os olhos e a ver o obvio. Começam agora a pensar que afinal NO WE CAN'T. Não se pode mudar os poderes instituidos. E que a força dos lobbys é afinal mais forte que as palvras bonitas de Obama.
A verdade é que se esperava de Copenhaga um tratado vinculativo, na linha de Quioto e para além dela, contra o aquecimento global, e não houve mais do que um simples acordo voluntário e não vinculativo. É certo que as negociações prosseguirão, na Alemanha, em Junho, e no México no final do próximo ano. Mas não parece provável que se modifique, até lá, a relação de forças mundial, de modo a possibilitar as mudanças necessárias. Veremos...

Para acabar o sismo. Senti bastante o sismo, e fez-me pensar em algumas situações.
Fez-me pensar em como é que é possivel responsaveis da protecção civil virem para as televisões dizer que este sismo não era suficiente para causar danos nas construções e nas falesias. Fiquei chocado. Eu entendi o que quiseram dizer, e realmente deve ser verdade que este sismo não fosse suficiente para causar danos nos edificios mais recentes, desde que cumpram as regras de construção. Mas temos de ver para quem estamos a falar. E um publico mais envelhecido, ou menos esclarecido pode não entender que era isso que se queria dizer. E este sismo pode SIM causar danos em construções antigas, ou em construções deficientes. E deveria ser passada a ideia que era preciso atenção a qualquer sinal de degradação. E consequente avaliação por tecnicos responsaveis. O mesmo se passando com falesias e coisas do genero.
E ao sentir o abanão sentado no sofá, dei por mim a pensar que se realmente fosse grave, eu que até sei o que fazer nestas situações, tive bastante formação sobre sismos, e sobre o que fazer nestas situações, teria apenas ficado ali, à espera que passasse. E teria provavelmente ficado subterrado.
E levantam-se questões importantes.
Alguem sabe se na nossa região há:
1 . Um hospital de campanha ou tendas algo similares, em reserva, que se monte e instale em caso dum grave desastre que afecte nosso hospital regional? Já nem falo a nivel local e no centro de Saude.
2 - Existe algum estudo ou sistema de meios que se desloquem que transportem feridos caso as estradas fiquem interrompidas?
3 - Estão as populações informadas do que fazer caso um sinistro de grande dimensões aconteça? Existe algum tipo de formação para as populações? Que tipo de prevenção existe?
Se alguem me souber responder, agradeço!
Como li algures "Creio na grande importância da prevenção, mas todos somos poucos para a instituir."

2 comentários:

RT disse...

1 - Admito que de todos os possíveis vencedores o Messi é o melhor, actualmente, mas gostava que o Xavi tivesse ganho. O Xavi ganhou a liga dos campeões pelo Barça em 2006, o Euro 2008 pela Espanha e, como toda a gente sabe, todos os títulos que havia para ganhar em 2009. Quer na selecção espanhola quer no Barça é indiscutível que o Xavi é o motor da equipa. Defende, passa, pressiona, rouba bolas, lança o ataque, tabela, ocupa os espaços, desmarca-se, faz assistências, marca livres. Não finta muito nem marca muitos golos e é (muito!!) penalizado por isso, a meu ver. É um jogador que toma sempre a melhor decisão e executa sempre de forma perfeita. São estes jogadores que ganham mais vezes, e o Xavi é a prova viva disso. Para mim, por tudo o que já fez e devido aos seus 29 anos (Messi tem 22) era quem devia ter ganho o prémio de melhor jogador do mundo 2009.

2 - Tinha um prof que dizia (repetidamente) que as pessoas só aprendiam com o "choque", quando lhes acontece algo mesmo catastrófico mas que podiam ter evitado. Era um gajo muito chato e muito pessimista por isso nunca simpatizei muito com ele. Mas não há que negar que, para a maioria das pessoas, o que ele diz é verdade. E infelizmente a questão do clima vai ser a prova disso. Quando as pessoas começarem a ver as suas vidas verdadeiramente afectadas nos países desenvolvidos (nos subdesenvolvidos já é comum as histórias de pessoas desalojadas e vítimas de grandes catástrofes naturais) é que os seus governos vão mesmo fazer alguma coisa sobre o assunto. Até lá é o deixa arder (literal e infelizmente) :(

3 - Não senti o sismo. Mas os relatos que ouvi assemelham-se ao teu, apesar de "todos" sabermos o que fazer nestas situações muito pouca gente tem o sangue frio para por os ensinamentos em prática durante o "abananço" geral. É a natureza humana, I guess. Felizmente não houve consequências.

Cumps

Rui

RT disse...

btw, o blogue que te falei é http://lateral-esquerdo.blogspot.com/
Passem por lá ;)

Cumps

Rui